Você sabia que pode ter acesso aos Periódicos da CAPES pela rede UNIFAL-MG fora da Universidade?

NTI disponibiliza serviço de acesso à rede da Instituição através de VPN

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG disponibiliza acesso externo à rede UNIFAL-MG para que alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores, pesquisadores e servidores técnico-administrativos da Universidade possam acessar fora da Instituição, à biblioteca virtual do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Segundo técnicos do NTI, o acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal é restrito aos terminais ligados a Internet, localizados nas instituições. No entanto, a necessidade da comunidade universitária acessar aos periódicos fora da Instituição, fez com que o NTI configurasse um acesso privado para a utilização segura dos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG.

Assim, foi disponibilizado o serviço VPN (Virtual Private Network), que é uma Rede Privada Virtual, normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública, como por exemplo, a Internet.

“O serviço foi implantado em setembro de 2011, principalmente, para atender à demanda de acesso ao portal de periódicos da CAPES fora dos campi da UNIFAL-MG, uma vez que o uso deste é restrito a endereços IP da Instituição”, ressalta Vítor Renato Alves de Brito, técnico responsável pela implantação do serviço.

Instalação e utilização do VPN

Para utilizar a ferramenta, o usuário deve entrar no endereço http://www.unifal-mg.edu.br/nti/guiainstalacaoutilizacaovpn, fazer o download e a instalação do programa VPN no seu computador.

De acordo com as orientações do Tutorial disponível no site do NTI, a instalação e a utilização do serviço pelo “Cliente OpenVPN” é bem simples. Seguindo os passos, o usuário saberá como utilizar o programa, que após a instalação, poderá ser acessado através do ícone automaticamente criado na Área de Trabalho (Desktop) do sistema. Clique para acessar o Tutorial.

O acesso ao Portal dos Periódicos se dará através do Login Único UNIFAL-MG, que para alunos é matrícula e senha utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico, e para servidores “nome.sobrenome”. Lembrando que para usar o serviço é preciso que o computador esteja conectado à Internet, de preferência através de uma conexão banda larga.

Em caso de dúvidas ou problemas, entrar em contato através do e-mail: redes-nti@unifal-mg.edu.br.

Saiba mais sobre o Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece acesso às mais importantes publicações científicas produzidas no mundo. A partir de quatro tipos de busca – assunto, periódico, livro e base de dados – você pode explorar o universo de informações disponíveis nas diversas áreas do conhecimento para desenvolver e aperfeiçoar sua pesquisa científica.

Além de democratizar e facilitar o acesso à ciência mundial, o Portal de Periódicos possui papel fundamental como política de Estado, estimulando as pesquisas no país e contribuindo para a internacionalização da ciência brasileira, o que tem contribuído para uma maior participação do Brasil no ranking da produção científica internacional. Dessa forma, tanto os pesquisadores quanto suas pesquisas ganham maior visibilidade.

Por se tratar de uma biblioteca virtual, o Portal de Periódicos pode ser acessado por acesso remoto ou a partir de qualquer computador localizado nas mais de 420 instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Essas instituições possuem acesso gratuito ao conteúdo de alta qualidade assinado junto às principais Editoras e associações científicas internacionais.

Atualmente o acervo do Portal de Periódicos da Capes é composto por:

• 130 bases de dados de referências e resumos;
• 96 bases de dados de texto completo, mais de 35 mil periódicos;
• 28 bases de dados de livros eletrônicos, mais de 153 mil títulos
• 33 obras de referência (enciclopédias, dicionários, compêndios etc.);
• 67 bases de teses e dissertações;
• 57 bases de estatísticas;
• 11 bases de dados de patentes;
• 2 bases de normas técnicas.

Acesse o Portal de Periódicos no endereço http://www.periodicos.capes.gov.br/ e explore todo o conteúdo disponível.

Informações: Ana Carolina Araújo –Jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG/ Release da CAPES