Cianetos (Sais)

(Procedimento da Univ. de Wisconsin)


(Baseado em Armour, 1991) Sais simples de Cianetos (por exemplo cianeto de Sódio NaCN) podem gerar gás letal de cianeto de hidrogênio quando combinados com ácidos. Para pequenas quantidades e/ou concentrações baixas, usar o método a seguir. Ele descreve uma forma de oxidar os íons cianeto a cianato. A formação de um composto de coordenação no passo 4 é necessário antes de descartar os resíduos na rede sanitária. Para cada substância ou soluto, limite as descargas diárias a 100 gramas por pesquisador principal.

  • Dilua a solução com água para atingir uma concentração de até 2 % m/v de cianeto. Prepare um banho maria dentro de uma capela que funcione adequadamente.

  • Para cada 50 ml de solução de cianeto adicione lentamente 5 ml de NaOH a 10% (2,5 M) e 70 ml de alvejante doméstico (pode não ser necessário adicionar o NaOH). Misture muito bem.

  • Teste a solução para cianeto residual como segue: (a) coloque 1 ml da mistura em um tubo de ensaio. Adicione 2 gotas de solução a 5 % de sulfato ferroso. Lembre, o excesso de alvejante pode oxidar a solução.

  • Coloque o tubo em um banho-maria e deixe ferver por 30 segundos. A seguir resfrie até atingir a temperatura ambiente.

  • Adicione 2 gotas de solução de cloreto férrico a 1 %. Adicione HCl 6 mol L-1 até a solução se tornar ácida (use papel indicador de pH).

  • Se houver cianeto residual, forma-se um precipitado azul intenso de ferrocianeto férrico de sódio (NaFe[Fe(CN)6]).

  • Se houver cianeto remanescente, adicione mais alvejante à reação de mistura e repita o teste para cianeto residual.

  • Se não se formar precipitado, jogue a solução no ralo com 20 volumes de água para cada volume da mistura. O alvejante (hipoclorito de Sódio) pode perder seu Cloro se CO2 do ar entrar no recipiente durante a estocagem. Cheque a capacidade oxidante com solução de KI (OCl- + 2I- + H2O -> I2 + Cl- + 2OH-). O mesmo pode ser feito para checar a mistura de reação. Se houver excesso de OCl-, então todo o CN- que estiver em solução (não ligado) terá sido oxidado.