Riscos Físicos

Riscos Físicos

Os riscos físicos podem ser enumerados dependendo dos equipamentos de manuseio do operador ou do ambiente em que se encontra no laboratório.

Não devem ser confundidos com os riscos de acidentes.

Principais riscos físicos nos laboratórios de pesquisa:

  • Equipamentos que geram calor ou chamas

Estufas, muflas, banhos de água, bico de gás, lâmpada infravermelha, manta aquecedora, agitadores magnéticos com aquecimento, termociclador, incubadora elétrica, forno microondas, esterilizador de alça ou agulha de platina e autoclaves.

A instalação destes equipamentos deve ser feita em local ventilado e longe de material inflamável, volátil e de equipamentos termossensíveis.

Os geradores de valor muito elevado, como a muflas, devem ser instalados em suportes termorresistentes ou em balcões com resistência térmica.

Ao operar equipamentos geradores de calor, o operador deve se proteger com luvas adequadas (resistentes ou revestidas com material isolante) e avental.

O manuseio de destiladores com substâncias voláteis ou perigosas dever ser feito dentro da capela de segurança química e exaustão e deve-se utilizar máscaras com filtros adequados para substâncias voláteis.

Um equipamento bastante comum no laboratório é a chapa de aquecimento e a manta aquecedora. Por ser portátil, e os usuários os deslocarem com facilidade, os acidentes de queimaduras nas mãos são frequentes. Após o uso colocar um aviso para as outras pessoas saberem que ainda está quente. No aviso escreva a data e a hora em que foram desligadas.

Fogo

Identificar a localização do chuveiro, dos extintores e dos baldes de areia.

Identificar a localização dos quadros elétricos e da torneira geral do gás.

Aquecer produtos a altas temperaturas pode provocar queimaduras.

As soluções aquecidas no microondas, em especial as agaroses, podem ficar sobreaquecidas e entrar em ebulição explosiva após agitação, provocando queimaduras graves.

Bico de gás

Conhecer como se deve acender o bico de gás.

Nunca abandonar um bico ou lamparina acesa.

Evitar movimentá‐los quando acesos.

Flamejar os instrumentos e os tubos com cuidado para evitar formação de aerossóis.

Não usar material facilmente inflamável nas proximidades da chama (atenção ao álcool).

Autoclave

               

Evitar exposição aos vapores da autoclave quando da sua abertura. Podem provocar queimaduras.

Usar luvas isolantes para remover materiais da autoclave.

  • Equipamentos de baixa temperatura

                   

Quando os experimentos forem realizados dentro de câmaras frias, o operador sempre deverá utilizar equipamentos de proteção adequada (luvas e aventais térmicos). 

A atenção deve ser redobrada com os frascos que contêm nitrogênio líquido e gelo seco, pois os acidentes são bastante graves.

Ultra-frezzers (-70oC) - Utilização de luvas e cabelos presos.

• Nitrogênio liquido e Gelo-seco- Transporte em recipientes adequados para evitar
queimaduras.

  • Material Radioativo

Nos laboratórios de pesquisa é mais frequente a utilização de fontes não seladas, enquanto nos locais de tratamento radioterápico as fontes são seladas.

Apesar de a maioria dos trabalhos de pesquisa usar quantidades bem baixas de material radioativo, deve ser considerado o efeito cumulativo da exposição ao longo prazo, pois esse pode causar câncer e queimaduras na pele.

Para que haja o controle da ação das radiações para o trabalhador é preciso que se tome:

-           Medidas de proteção coletiva: isolamento da fonte de radiação (ex.: biombo protetor para operação em solda), enclausuramento da fonte de radiação (ex.: pisos e paredes revestidas de chumbo em salas de Raios-X).

-           Medidas de Proteção Individual: fornecimento de EPI adequado ao risco (ex.: avental, luva, perneira e mangote de raspa para soldador , óculos para operadores de forno).

-           Medidas Administrativas: (ex.: dosímetro de bolso para técnicos de Raios-X).

-           Medidas  Médicas: exames periódicos.

  • Umidade

Em trabalhos realizados em locais muitos úmidos, alagados e encharcados, deve-se utilizar proteção contínua com roupa impermeável e o tempo de trabalho deve ser o mínimo possível. Deve-se utilizar máscaras do tipo bico de pato.

As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são situações insalubres e devem ter a atenção dos prevencionistas por meio de verificações realizadas nesses locais para estudar a implantação de medida de controle.

A exposição do trabalhador à umidade pode acarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.

Para o controle da exposição do trabalhador à umidade podem ser tomadas medidas de proteção coletiva (como o estudo de modificações no processo do trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteção individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).

  • Ruídos e Vibrações

O uso de protetores auriculares deve ser comum nos locais onde são instalados muitos equipamentos com emissão de ruídos.

Os equipamentos que emitem ruídos de maiores intensidades são:

trituradores, centrífugas, ultracentrífugas, ultrassom, autoclave, congelador ultrafrio, bombas de autovácuo, determinados condicionadores de ar, capela de fluxo laminar e capela química.

  • Equipamentos elétricos e eletroforese

Verificar os cabos elétricos dos equipamentos e nunca usar cabos defeituosos.

Evitar o uso de material elétrico próximo de água.

Desligar o equipamento (botão OFF) antes de ligá-lo à corrente.

Nunca ligar ou desligar um aparelho de eletroforese sem antes cortar a corrente (botão OFF).

Nunca abrir uma cuba de eletroforese sem antes desligar a corrente elétrica.

  • Radiações Não ionizantes:

Refere-se às radiações a que somos submetidos nos vários ambientes de trabalho, como luz natural, infravermelho e ultravioleta.

Infravermelho

A radiação infravermelha, apesar de ser utilizada como meio terapêutico, a exposição excessiva pode causar danos.

Raio Laser

O raio laser está sendo cada vez mais utilizado na área médica para procedimentos cirúrgicos, terapêuticos e em pesquisas para equipamentos de medições complexas. O uso de proteção é fundamental; apesar de os feixes de raio laser serem bem direcionados, os acidentes podem ocorrer e causar danos irreparáveis se não prevenidos adequadamente.

Radiações Ultra-Violetas

A radiação ultravioleta é extremamente danosa para a retina dos olhos. Neste caso recomenda-se o uso de óculos de proteção UV e protetor de face. Neste caso usar proteção facial UV.

Uso de Transiluminador UV e Capela de Fluxo Laminar

Lembre-se!!!

 UV assim como várias formas de radiação não são visíveis!!! Por isso mesmo devemos ter muito cuidado ao manipular instrumentos que emitem essas radiações.

Transiluminador de UV

Ao usar o transiluminador de UV, nunca o ligue antes de baixar a tampa protetora.

Desligue a luz antes de levantar a tampa e remover o gel.

Não exponha mão e braços ao UV ao manipular géis para fotografia.

O sistema de foto documentação é colocado sobre a proteção de UV

Cuidar para não diretamente pelas laterais onde a proteção é menor ou inexistente

Capela com UV

Sempre observar se a luz UV está ligada antes de abrir e expor braços e mãos.