Éter Dietílico

Descarte de vazamento / derramamento

Remova todas as fontes de ignição. Instrua as pessoas para que permaneçam a uma distância segura. Use aparelho de respiração autônoma, óculos de proteção, avental e luvas de PVA ou de borracha revestida de prata. Cubra o líquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Transfira para um recipiente apropriado e rotulado para incineração. Ventile bem o local do vazamento/derramamento para que haja evaporação do líquido remanescente e dispersão do vapor.

Descarte de resíduos sólidos

Recipientes com éter dietil, que tenham sido abertos e tenham mais de um ano de idade, podem conter quantidades perigosas de peróxidos. Especialmente se tiverem tampa de rosca não devem ser abertos, mas sim descartados pelas autoridades apropriadas. Se o recipiente puder ser aberto com segurança, verifique os peróxidos da seguinte maneira: use luvas de PVA ou de borracha revestida de prata, avental e óculos de proteção. Trabalhe na capela. Dissolva 100 mg de iodeto de potássio em 1 ml de ácido acético glacial. Adicione a 1 ml de éter dietil. Uma cor amarela-clara indica uma baixa concentração (0,001-0,005%) e uma cor amarela-viva ou marrom indica uma alta concentração (>0,01% e perigosa) de peróxido na amostra. Para remover os peróxidos, use luvas de PVA ou de borracha revestida de prata, avental e óculos de proteção. Despeje o éter (100 ml) dentro de um funil separatório e agite com uma solução aquosa recém-preparada de metabissulfito de sódio (20 ml) por três minutos. Solte a pressão no funil em intervalos de 10 segundos. Separe a camada aquosa e lave o éter com água (3 x 10 ml).
Faça um novo teste no éter para verificar se ainda existem pequenas quantidades de peróxidos dialquilos que não são reduzidos pelo tratamento com metabissulfito. Se não existirem mais peróxidos, o éter pode ser seco para reutilização ou embalado para eliminação por incineração. Se ainda existirem peróxidos, na capela, coloque o éter em um frasco de fundo redondo com capacidade para 250 ml equipado com um condensador e adicione uma solução de 100 mg de iodeto de potássio em 5 ml de ácido acético glacial e uma gota de ácido clorídrico concentrado. Reflua cuidadosamente em banho de vapor durante uma hora. Embale o éter para o descarte.