Alunos de Poços de Caldas criam gerador para iluminar área de vivência do campus

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto de extensão foi desenvolvido com materiais recicláveis

Os trabalhos propostos para o final do semestre na disciplina de “Noções de Direito Ambiental” do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, têm motivado os alunos a desenvolver ações de extensão que resultam em projetos que impactam na vida da comunidade. Este é o caso do “Gerador Eólico”, criado por um grupo de estudantes a partir de materiais recicláveis que possibilitou iluminar uma área de vivência do campus.

Segundo a professora Wilges Ariana Bruscato, responsável pela disciplina, esses projetos são alinhados ao eixo de Humanidades e Projetos da unidade curricular do curso, e consistem em organizar e documentar a atividade em vídeo.

O projeto “Gerador Eólico” foi desenvolvido pelos alunos Bruno Andrade Fonseca, Carolina Berraut Chiminazo, Crystian Willian Bastos, Daiana Gabriela Oliveira, Danilo Acácio de Abreu, Leonardo Vianna Figueiredo e Márcio Carvalho da Fonseca, que prepararam o equipamento utilizando um dínamo de bicicleta.

Conforme os estudantes documentam no vídeo, o primeiro passo foi definir onde colocar uma lâmpada.  Para isso, avaliaram um local no campus Poços de Caldas onde estava pouco iluminado à noite e, a partir de então, testaram o dínamo no laboratório. Com a ajuda de técnicos, montaram a base do gerador com todo circuito, usando, entre outros materiais: balde de concreto, latas vazias de tinta, parafusos em ganchos e, também, quadrado de metal, aros e pneus de bicicleta para a turbina.

A segunda fase envolveu a fixação do gerador na área e a instalação elétrica.

Com o resultado bem-sucedido do projeto, o grupo entrevistou algumas pessoas da comunidade universitária para saber a repercussão da iniciativa, entre elas, o professor Laos Alexandre Hirano, que parabenizou a proativade dos alunos. “Entendo que é um projeto que, além de atender as demandas do grupo, pode atender futuras demandas. Então quer dizer que daqui a 10 anos, entrarão calouros que ainda poderão aprender Física, também iniciativas ecologicamente corretas e conversão de energia. Trata-se da instalação de um novo material didático através da iniciativa de alunos”, afirmou.

Destacando que o trabalho envolveu não apenas quem participou do grupo, mas também colaboradores, um integrante da equipe agradeceu o apoio recebido e falou do quanto foi significante para os envolvidos a realização dessa proposta. “Fazer esse projeto foi um grande aprendizado em várias áreas. O benefício não vai ser só de quem vai utilizar dessa lâmpada, mas também foi nosso, porque a gente aprendeu muito”, enfatizou.

Confira o vídeo que documentou o projeto: