Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Agosto de 2012 – Ano I – Nº 10

Projetos de extensão e pesquisa da UNIFAL-MG geram conteúdo para o canal Globo Natureza

Trabalhos sobre a fruta Marolo ganharam destaque em clipe com veiculação nacional

O canal Globo Natureza da TV Globo, responsável pela cobertura de reportagens de questões ambientais, com ênfase nos biomas brasileiros, passou a veicular desde sexta-feira, 24/08/2012, durante o horário comercial da rede, um clipe de 1 minuto sobre o tema Marolo.

As imagens e o texto narrado estão voltados para projetos de extensão com interface na pesquisa, desenvolvidos por docentes e discentes da UNIFAL-MG sobre o fruto, entre os quais:

- "Marolo: gerando trabalho e renda", coordenado pela Profa. Flávia Della Lucia do Departamento de Nutrição;

- “Cadeia Produtiva do Marolo (Annona Classiflora): Atividades de Pesquisa e Extensão do Sul de Minas Gerais”, coordenado pela Profa. Luciana Avezedo, também do Departamento de Nutrição;

- “O processo de incubação em cooperativas populares e a percepção de valores do trabalho”, coordenado pela Profa. Virginia Donizete de Carvalho, da área de Ciências Econômicas, com especialização em Psicologia Social, do Campus Avançado de Varginha.

- “Análise química da polpa e compostos voláteis em frutos de Marolo” e  “Germinação de sementes do Marolo”, estudos realizados  sob a orientação do Prof. Marcelo Polo, da área de Ciências Biológicas.

O destaque do Marolo no canal reflete a importância dos projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Alfenas, que não apenas contribuem para melhorar o cultivo e aproveitamento do fruto na região Sul de Minas, como também auxiliam na educação e conscientização ambiental, disseminando conhecimento em rede nacional.

Clique para assistir ao clipe

PRACE e PROPLAN se unem para promover práticas sustentáveis na universidade

O objetivo é envolver cada vez mais pessoas em ações de sustentabilidade

As Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), e de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) da UNIFAL-MG, se uniram para promover a sustentabilidade da instituição, através do Projeto ECOAR.

Concebido no contexto dos eventos que compõem a acolhida ao calouro na universidade, no sentido de ser uma ferramenta de incentivo aos chamados “trotes solidários”, o projeto busca despertar o interesse da comunidade acadêmica em práticas de sustentabilidade, especialmente, entre os alunos ingressantes.

Mas além de complementar a formação crítica e cidadã dos alunos, oferecendo aos mesmos a oportunidade de interferência nos espaços sociais da cidade de Alfenas e dos próprios campi universitários, o ECOAR prevê também, reduzir os índices de consumo de energia e água dos campi da UNIFAL-MG, o que envolve também, servidores e colaboradores.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.