Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 01 de Março de  2013 – Ano II – Nº 35

Professor da UNIFAL-MG restaura documentação histórica manuscrita de Alfenas

Acervo é composto por 69 séries documentais do Executivo e do Legislativo municipais

O professor do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Alisson Eugênio, desenvolveu um trabalho de restauração, organização e catalogação da documentação histórica manuscrita de Alfenas, referente ao período de 1860 a 1982.

Composto por 69 séries documentais, (34 da Câmara Municipal e 35 da Prefeitura Municipal), o acervo variado, remonta a vida cotidiana no município, bem como a economia, a política, a cultura e aspectos sociais da cidade. “Por meio dele, diversas pesquisas poderão ser desenvolvidas para o estudo da história de Alfenas”, assinala o autor.

Segundo Prof. Alisson, o material será útil para os alunos da Universidade e também para os professores da rede de ensino básico e médio do município. “A documentação que ele reúne poderá servir de ‘laboratório’ para capacitação de alunos dos cursos de História e Ciências Sociais da UNIFAL-MG; para aprenderem a interpretar a história na fonte primária, o que poderá estimular o interesse deles em pesquisar temas históricos e sociais da cidade. Também criará condições para que os professores da rede de ensino básico e médio de Alfenas possam ser treinados para ler a documentação histórica manuscrita e levá-la para sala de aula”, comenta.

Prof. Eloésio dos Reis comenta sobre a obra do escritor Paulo Coelho em programa da TV Cultura

Entrevista foi ao ar no dia 24/02/2013

A obra do escritor Paulo Coelho foi um dos temas do programa "Metrópolis" da TV Cultura de SP, exibido no domingo, 24/02/2013. Para comentar o ensaio sobre o escritor, publicado recentemente no Caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, o jornalista Manuel da Costa Pinto, entrevistou Prof. Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Acesse o programa (entrevista a partir dos 11'):

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.