Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 21 de Junho de  2013 – Ano II – Nº 47

 

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração discute autonomia universitária em Poços de Caldas

Evento foi considerado um sucesso pela infraestrutura oferecida, organização e debates

 

 

           

            Pró-Reitores de Planejamento e Administração de instituições federais de todo país se reuniram em Poços de Caldas entre os dias 12 e 14/06/2013, para participar da 2ª reunião de 2013 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior – FORPLAD.

            Sediado pela UNIFAL-MG em Poços de Caldas, por razão da facilidade de acesso à cidade, além da estrutura local oferecida para recepcionar o número expressivo de participantes, o FORPLAD foi organizado pela Universidade em parceria com a Universidade Federal de Itajubá- UNIFEI.  Segundo o Prof. Tomás Dias Sant’Ana, pró-reitor de Planejamento,  Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, a realização do evento no Sul de Minas foi possível devido ao fato destas duas universidades estarem iniciando as comemorações do centenário de fundação.

            O evento foi considerado um sucesso não somente pela infraestrutura oferecida, mas também pela organização e debates. Esta foi inclusive, a opinião da coordenadora nacional do Fórum, Profa. Silvana de Abreu. “É um prazer imenso a gente estar presente em um momento importante das duas universidades que estão completando o centenário e 100 anos de fato é uma data que pouco de nós teremos oportunidade de chegar. O FORPLAD estar se realizando aqui é uma oportunidade para nós também participarmos. Quero agradecer a todas as pessoas que estão dando suporte e apoiando a realização desse trabalho, especialmente a vocês, nosso acolhimento tem sido perfeito, não temos nada a reclamar”, afirmou durante a abertura.

            Para Prof. Tomás, o sucesso do evento proporciona a sensação de dever cumprido.  “É uma satisfação perceber que o Fórum foi exitoso, tanto do ponto de vista da organização quanto das discussões de alto nível promovidas. Vale destacar que esse sucesso se deve à dedicação e trabalho de todos os integrantes da Comissão Organizadora, a quem dirijo um especial agradecimento.”

 

Leia mais

 

 

PROGEPE informatiza Comunicação de Acidente de Trabalho

Agora o preenchimento é on-line

 

            A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEPE e o Centro Integrado de Assistência ao Servidor – CIAS, através dos servidores Alexssandro Ramos da Cruz e Clério Sabino da Silva, engenheiro e técnico de segurança do trabalho, respectivamente, com total apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI, informatizaram a Comunicação de Acidente de Trabalho no Serviço Público – CAT/SP.

            A primeira versão da CAT/SP foi apresentada em abril de 2012, em uma reunião com as chefias das Unidades Acadêmicas e Administrativas da Instituição. De lá para cá, a Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG, visando aperfeiçoar a ferramenta e reduzir o tempo de resposta diante de uma avaliação de um evento adverso, atualizou a CAT/SP. Agora o preenchimento do formulário é on-line.

 

Para mais informações, acesse:

 

http://www.unifal-mg.edu.br/segurancadotrabalho/acidentedetrabalho

 

 

 

CIAS informa...

 

 

 

Saiba mais sobre Doença Periodontal e sua relação com a sua saúde

 

            A doença periodontal é uma doença multifatorial, infectocontagiosa, que engloba uma série de alterações patológicas inflamatórias, de origem bacteriana que acomete os tecidos de proteção e suporte que circundam os dentes: gengivas, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. São infecções dinâmicas passíveis de controle e recuperação, que iniciam com uma gengivite sem tratamento. As infecções progridem levando a destruição do ligamento periodontal e osso alveolar podendo levar a perda dentária. Quanto mais cedo diagnosticada e tratada menores serão as sequelas da doença.

            Existe uma estreita ligação entre as doenças periodontais e as doenças sistêmicas. A doença periodontal é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro e nascimento de bebês baixo peso.

 

Daniela Aparecida Tavares Aguiar

Odontóloga

 

                               Vacina no Adulto

 

            A vacinação é responsável pela diminuição da incidência de diversas doenças na população. Os adultos tornam-se alvos, até mais vulneráveis do que as crianças. Um exemplo é a hepatite B, que é transmissível através de secreções orgânicas e por contato sexual. Além da hepatite B, estão disponíveis a vacina contra o tétano, difteria, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, H1N1 e influenza. Infelizmente a vacinação de adultos ainda não é muito divulgada e difundida.

            Queremos conscientizar sobre a necessidade e a importância do documento de vacinação, para que haja uma maior efetividade da vacina e dos programas de vacinação. Sendo assim, traga seu cartão de vacina no CIAS para verificação.

 

 

Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro

Enfermeira do Trabalho

 

 

 

 

 

 

           

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.