Obra "Quixote" é trabalhada com estudantes e recuperandos de Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email
Experiências do projeto de extensão serão apresentadas na UNIFAL-MG, terça-feira, 13/12

Na próxima terça-feira, 13/12, a aluna Catharina Klie Dupont, do curso de Letras, apresentará na UNIFAL-MG, em forma de documentário, relatos do projeto de extensão “O Quixote da Comunidade”, trabalho que tem por finalidade tornar cada vez mais conhecida a obra clássica “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha” das letras hispânicas do consagrado escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada no início século XVII.

Um dos alvos do projeto são os jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, municipais e particulares brasileiras ou da comunidade local alfenense, regional e/ou interessada, mas, também, outros tipos de públicos como discentes universitários, artistas locais, professores e diversos outros grupos sociais que integram a comunidade, assim como, por exemplo os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Alfenas-MG, onde o projeto está tendo um destaque significativo.

Conforme o orientador, Prof. Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a proposta é viabilizar o contato com a leitura da obra e sua recepção por meio de trechos selecionados e de versões para o teatro, o cinema, a pintura, os desenhos, os quadrinhos, as ilustrações, entre outras iniciativas. “Ao mesmo tempo, o projeto pretende enfatizar os valores humanos e criativos que a obra promove por meio da sua recepção, exposição e interpretação das personagens de dom Quixote e Sancho Pança”, explica.

A fim de socializar as diversas ações desenvolvidas pelo projeto, foi criado um blog, com conteúdo próprio, visando compartilhar para a comunidade envolvida e interessada, os diversos trabalhos e atividades do projeto e também alguns tópicos de referência por meio de links que envolvem a obra, sua recepção no Brasil e outras possibilidades culturais interartes ou expandidas do Quixote por meio de outras linguagens.

O professor Ítalo destaca como um dos resultados do projeto, a  releitura composta pelo aluno Anailton Jr.,  da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, após uma atividade que foi desenvolvida durante a realização do subprojeto “El Quijote en la clase”, que envolveu a exibição do filme/musical “O Homem de La Mancha” (1972), dirigido por Arthur Hiller, com roteiro de Dale Wasserman. Confira aqui.

 

Participe da apresentação dos relatos:

PROGRAMAÇÃO
13/12 – Terça-feira – Auditório Leão de Faria
 
19h – Recepção e boas-vindas
 
19h15 – Mesa- redonda - O Quixote na Comunidade – Relatos de experiência
 
 Participantes:
 
− Profa. Kátia Aparecida da Silva Oliveira-UNIFAL-MG - Coordenadora da mesa
          − Rodrigo Sansana Diogo - discente curso de Letras  PET/Letras - Ação 3
    − Profa. Taís Matheus  da Silva - Instituto Federal SP - IFSP - Ação 5
    − José Eduardo Silvério - presidente da APAC e discente do curso de Letras
           − Catharina Klie Dupont - discente curso de Letras - Ação 2
 
20h – Estreia/exibição do vídeo da APAC (2016) e apresentação musical
20h30 – Debate e homenagens
21h15 – Encerramento

 

Confira dados sobre os envolvidos no projeto

 
Para mais informações, acesse: https://elquijoteenbrasil.wordpress.com/
Com informações e fotos: Ítalo Oscar Riccardi León, professor do curso de Letras, orientador do projeto "O Quixote da Comunidade"