Definição
ACEx, ou Atividades Curriculares de Extensão, são um conjunto de atividades que constituem um componente curricular obrigatório, não-disciplinar, do Curso de Engenharia de Minas. Ou seja, são atividades de extensão que os discentes devem desenvolver ao longo do curso para fins de integralização.

As atividades de extensão têm como propósito a aproximação entre a Universidade e a comunidade, seja ela interna ou externa à Unifal-MG.
No curso de Engenharia de Minas, os discentes devem concluir uma carga horária mínima de 397 horas.
Objetivos
Possibilitar um intercâmbio de conhecimento permanente entre o acadêmico e o social, visando intensificar relações que possam transformar os meios e fortalecer os valores de cidadania na sociedade em geral.
As ACEx podem englobar aspectos educativos, científicos e/ou culturais que, aliados aos conhecimentos técnicos dos estudantes, possam melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na própria instituição e integrá-los continuamente à sociedade, por meio de interação com empresas, instituições públicas ou privadas, organizações da sociedade civil, entre outras. Nesse contexto, as atividades de extensão devem fomentar a capacidade de análise crítica dos estudantes, desde a identificação das demandas a serem trabalhadas até a apresentação e concretização das soluções.
Projetos e Programas
Projeto: Minerando Conhecimentos
Coordenação: Guilherme José Ramos Oliveira
Coordenação adjunta: Daniela Gomes Horta
As atividades mineradoras impactam as cidades onde estão inseridas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Os empreendimentos promovem, por exemplo, geração de renda e empregos (diretos e indiretos) e, consequentemente, melhores condições de vida para a população. Apesar do importante retorno financeiro, a mineração ainda é pouco conhecida e vista de forma equivocada pela comunidade, sendo colocada, muitas das vezes, como vilã do meio ambiente. Nesse sentido, existe a necessidade de desmistificar a atividade e aproximá-la da população. Este projeto, portanto, baseia-se na introdução de práticas de processamento mineral junto com jovens estudantes, visando a interação do setor com a comunidade.
Projeto: Mulheres na Mineração
Coordenação: Daniela Gomes Horta
Coordenação adjunta: Carolina Del Roveri
A atuação das mulheres no mercado de trabalho no Brasil foi crescente a partir da década de 1930, devido à demanda de mão de obra causada pelo processo de industrialização brasileiro. Desde então, em menor ou maior extensão, a depender de fatores culturais e de desenvolvimento econômico locais, as mulheres experimentam desigualdade, em relação aos homens, quanto a salários, cargos e garantia de seus direitos. Além disso, as acomete a necessidade de lidar com situações de discriminação, assédio moral e sexual, além de injustiças na falta de flexibilidade para exercer a maternidade. A mineração é um setor tradicionalista que tem em sua cultura o machismo estruturado. Felizmente, nos últimos anos tem havido muitas ações das organizações no sentido de aumentar o número de oportunidades para mulheres. O presente projeto visa mapear e dar publicidade à atual condição das mulheres que trabalham na mineração brasileira.
Projeto: Seja um Engenheiro de Minas
Coordenação: Carolina Del Roveri
Coordenação adjunta: Sylma Carvalho Maestrelli
O projeto “Seja um Engenheiro de Minas” dedica-se a ações de divulgação em redes sociais e ciclos de palestras dedicadas às escolas públicas e privadas da região de Poços de Caldas do ensino médio. Neste programa, além de esclarecimentos relacionados à profissão de Engenharia de Minas, dedica-se também a divulgação dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Minas da UNIFAL-MG, dentre outras informações gerais sobre a Universidade. O discente participante do projeto também realiza atividades junto aos para a divulgação da profissão de Engenharia de Minas, inclusive com alimentação de mídias sociais e blog sobre as atualidade da profissão no Brasil e no Mundo (http://sejaumengenheirodeminas.weebly.com/).
Projeto: Clube da Mineralogia
Coordenação: Marcos Vinícius Furtado Perucci
Coordenação adjunta: Patrícia Gonçalves
O Clube de Mineralogia de Poços de Caldas – UNIFAL-MG foi formado por uma equipe de alunos da Universidade Federal de Alfenas do Campus Avançado de Poços de Caldas com o intuito de difundir a disciplina de mineralogia, que constitui o ramo das Ciências Naturais, em algumas escolas de ensinos fundamental e médio, com informações básicas sobre os bens minerais, assim como, a importância deles na formação rochosa do maciço de Poços de Caldas. Este projeto visa também trabalhos internos voltados ao curso de Engenharia de Minas, tendo como objetivos, estabelecer atividades que assumem um caráter de responsabilidade, explorando trabalho em equipe e admitindo a divisão de tarefas entre cada membro do clube, na concepção de proporcionar o crescimento de habilidades, a divulgação do curso de Engenharia de Minas, o desenvolvimento laboratorial, a apresentação de uma ciência essencial ao cotidiano, dedicando-se ao estudo dos minerais, principalmente quanto a propriedades físicas e químicas, de seus modos de ocorrência, gênese e aplicabilidade econômica.
Outros docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia também oferecem Programas e Projetos de Extensão. A lista completa pode ser visualizada na página da COEX do Campus de Poços de Caldas.
Como participar…
Escolha o programa ou projeto que deseja fazer parte e entre em contato com os coordenadores ou coordenadores adjuntos.
Em caso de dificuldades no processo de cadastramento nas atividades, entre em contato com a Comissão específica pelo e-mail: acex.engminas@unifal-mg.edu.br.
Regimento específico
Comissão ACEx
As ACEx do Curso de Engenharia de Minas são coordenadas por uma comissão específica com atribuições delineadas pelo Regimento específico. Entre em contato com os membros da comissão para maiores informações, dúvidas e sugestões.
Comissão de Atividades Curriculares de Extensão
Portaria nº 149 de 16 de janeiro de 2023
Carolina Del Roveri (presidente)
Daniela Gomes Horta
Guilherme José Ramos Oliveira