Início

A Universidade Federal de Alfenas, por meio de sua Ouvidoria, tem o prazer de oferecer à comunidade universitária e à população em geral um novo portal de serviços da Instituição. Neste site você encontrará a oportunidade e a liberdade de emitir suas opiniões, consultar sobre suas dúvidas e contribuir com a administração da UNIFAL-MG.

A sua manifestação, sendo pertinente, será de nossa competência a defesa de seus direitos, procurando sempre manter o sigilo e o bom relacionamento entre as partes envolvidas. Desta forma, é um canal direto de comunicação com a administração da UNIFAL-MG. Atuando como unidade mediadora, a Ouvidoria recebe, encaminha e acompanha as manifestações (elogios, sugestões, solicitações de providências, reclamações e denúncias) das comunidades interna e externa.

Através das manifestações, a Ouvidoria consegue compor um panorama completo da instituição, podendo atuar como agente de mundanças. Desta forma, os alunos, os professores, técnicos-administrativos e a população em geral contribuem com a administração da universidade, procurando torná-la mais eficiente e participativa.

ATENÇÃO!

Antes de enviar sua manifestação, verifique abaixo em qual tipo ela pode ser classificada:

Reclamação – demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço.

Denúncia – ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes. Como denúncia caluniosa/falsa é crime (Art. 339 e 340 do Código Penal), verifique todas as informações que possui antes de enviar sua manifestação como uma denúncia.

Elogio – demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.

Sugestão – apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública federal.

Solicitação de providências – pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública federal.

O canal eletrônico oficial para o envio de manifestações é  a plataforma Fala.BR da Controladoria-Geral da União (CGU). Assim, para enviar a sua manifestação acesse aqui.