MINICURSOS

Os Minicuros serão ofertados nos dias 04 e 05 de dezembro na parte da manhã das 8h as 12h. Poderão ser de 8h/a usando os dois dias ou de 4h/a utilizando apenas uma das manhãs disponíveis. Para se inscrever em algum dos minicursos ofertados vá para o módulo de inscrições do CAEX seguindo o passo a passo do Tutorial para inscrição e submissão de trabalhos

MINICURSO 01

Sobre o Estado em O Capital

Ministrante: Juarez Guimarães (UFMG)

04 e 05 de dezembro de 8h as 12h no Auditório Dr. João Leão de Faria

Ementa:

O minicurso explora como Karl Marx aborda o Estado em O Capital, examinando sua função na reprodução do modo de produção capitalista. Combinando leitura de trechos selecionados, debates críticos e análise de casos históricos intenciona-se compreender como o Estado contribui para a reprodução e legitimação do capital, abrindo espaço para reflexões teórico-políticas contemporâneas.

MINICURSO 02

Cinema & Marxismo: Eisenstein e Godard

Ministrantes: Lina Hamdan (Esquerda Diário) e Romero Venâncio (UFS)

04 e 05 de dezembro de 8h as 12h Sala O312 Prédio O

Ementa:

Este mini‑curso propõe um diálogo crítico entre as concepções estéticas e políticas de Sergei Eisenstein e Jean‑Luc Godard à luz do marxismo. Através de aulas expositivas, análise de sequências fílmicas e debates coletivos, buscaremos compreender como o cinema pode ser leitura e intervenção na realidade social, articulando forma, política e teoria crítica.

MINICURSO 03

O papel do sistema de crédito em Marx

Ministrante: Ricardo Pereira de Melo (UFMS)

05 de dezembro de 8h as 12h Sala L310 Prédio L

Ementa:

O minicurso explora a análise crítica de Karl Marx sobre o sistema de crédito e sua função dentro do capitalismo. Serão discutidos os conceitos de crédito como um instrumento de expansão do capital, suas implicações para a acumulação de riqueza e a dinâmica das relações sociais. O minicurso abordará como Marx relaciona o crédito à exploração do trabalho e à crise econômica, destacando a interdependência entre o sistema financeiro e a produção.

MINICURSO 04

Estado, governos e luta de classes na América Latina. O experimento “libertário” de Javier Milei na Argentina

Ministrante: Gonzalo Adrián Rojas (UFCG)

05 de dezembro de 8h as 12h Sala

Ementa:

O minicurso propõe analisar o governo de Javier Milei na Argentina como expressão de uma tentativa da extrema direita de resolver a crise orgânica do capitalismo no país a seu favor. Inserido numa conjuntura internacional convulsiva, caracterizada por crises, guerras, revoltas, tendências imperialistas, enfraquecimento da globalização e recrudescimento de confrontos entre Estados. O minicurso examinará as ligações do governo Milei com a extrema direita transnacional e sua inserção em ciclos políticos de curta duração. Serão também considerados o papel da oposição institucional peronista na garantia da governabilidade e a atuação da esquerda, especialmente a Frente de Izquierda y de los Trabajadores – Unidad (FIT U) e o Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS), no âmbito da independência política e da luta de classes.

 

MINICURSO 05

Henri Lefebvre e o marxismo: a crítica da vida cotidiana e a produção do espaço social

Ministrante: Evânio Branquinho (Unifal-MG)

05 de dezembro de 8h as 12h Sala

Ementa:

É com o duplo processo de industrialização e urbanização que a programação da vida cotidiana se acentua. A reprodução social é enredada pelas estratégias de programação do tempo cotidiano, com o tempo produtivo controlando nossos ritmos diários. Na dimensão espacial, acentua-se a produção do espaço social. O espaço, fragmentado e vendido em parcelas não é apenas um produto da reprodução social, mas uma condição fundamental desta apoiada na escassez. As contradições entre o concebido e o vivido se acentuam, culminando em uma alienação tanto em relação ao lugar quanto ao cotidiano e, portanto, de uma vida esvaziada de sentido. O objetivo desta oficina é discutir as principais proposições do autor em busca de uma renovação do marxismo, o seu contexto e sua pertinência atualmente em um capitalismo neoliberal e uma sociedade dominada pelos meios informacionais.

 

Realização: GPHiTeS – Grupo de pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social (Unifal-MG/CNPq)

Apoio: