Conheça Alfenas

Economia


Alfenas é considerado um núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira. Tradicionalmente, agropastoril e grande centro produtor de café, também desenvolve sua agricultura com a cultura do arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate, entre outros.

A pecuária também se demonstra importante, com rebanhos utilizados na produção de leite e como gado de corte. Há ainda iniciativas na agroindústria, principalmente no setor do gêneros alimentícios, sucos e laticínios.

Na área industrial consolida-se a vocação do município para o setor têxtil. O comércio varejista é bem diversificado e atende vários municípios da região.

É também uma cidade vibrante, com vários eventos durante todo o ano, movidos pelos milhares de estudantes de suas duas principais universidades: Unifal-MG e Unifenas.

Educação e saúde


Além das escolas públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, Alfenas conta com um renomado Ensino Superior, com a Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas) e a Unifenas, que oferecem grande variedade de cursos. Além disso, há também os cursos superiores à distância, com faculdades como, UNINTER, UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) e UNIP (Universidade Paulista).

Alfenas é referencial também em saúde para região e para o estado, com três hospitais com diferentes especialidades: Santa Casa de Alfenas, Hospital Universitário Alzira Vellano e Hospital Imesa.

Fonte: http://www.cmalfenas.mg.gov.br/a-camara/conheca-a-cidade

Para saber mais, acesse:
Prefeitura Municipal de Alfenas   Câmara Municipal de Alfenas