Apresentação

     O grupo de pesquisa em Química de Coloides desenvolve estudos sobre sistemas inseridos na área da ciência de coloides. Os projetos do grupo envolvem, sob o ponto de vista experimental, síntese, preparação e caracterização de nanomateriais e de sistemas envolvendo misturas ternárias ou quasi-ternárias. Sob o ponto de vista teórico/computacional o grupo trabalha com correlações teóricas e modelagem das propriedades dos sistemas em investigação com vista em diversas aplicações tecnológicas, em especial, em catálise e processos de separação de grandes e pequenas moléculas. O grupo conta atualmente com 4 (quatro) linhas de pesquisa em vigência:

  • Sistemas Aquosos Bifásicos

     São explorados aspectos de descoberta e caracterização do equilíbrio de fases e/ou propriedades macroscópicas de sistemas aquosos bifásicos com vistas a aplicações em processos de separação/purificação de diversos materiais, em especial, aqueles de interesse da biotecnologia. Além do ponto de vista cinético, em que se investiga o processo de transferência de materiais entre as fases.

  • Problemas Inversos
  • Modelagem Matemática

     Interesse em modelar e realizar correlações teóricas que permitam expandir o conhecimento físico-químico sobre o sistema aquoso bifásico para regiões em que não há informação experimental. Além de quimiometria, que é utilizada em processos de otimização e planejamento de experimentos.

  • Síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais.

     São estudados nanopartículas de metais nobres, tais como cobre, prata e ouro. Além disto, são realizadas sínteses de pontos quânticos de CdTe, CdS e CdSe com o objetivo de aplicação em dispositivos fotovoltaicos, marcadores biológicos e materiais que promovem o efeito SERS na técnica de RAMAN para caracterização de sulfonamidas.