Instrumentos

O Observatório Astronômico da Universidade Federal de Alfenas conta com alguns instrumentos para a observação dos objetos astronômicos. Segue a lista de instrumentos e suas especificações:

  • 01 Telescópio refrator de 70mm, manual, marca Vixen, modelo Space Eye 70M;
  • 03 Telescópios refletores de 180mm de abertura, manual, fabricados com materiais de baixo custo;
  • 01 Telescópio Cassegrain de 279mm de abertura, motorizado, montagem altazimutal, da marca Celestron, modelo CGC 1100;
  • 01 Telescópio Cassegrain de 356mm de abertura, motorizado, montagem equatorial alemã, da marca Celestron, modelo CGE Pro 1400;
  • 01 Câmera CCD, marca SBIG, modelo ST 402ME;
  • 01 Câmera de captura de imagens, marca Celestron, modelo NexImage (Solar System Imageer);
  • Kit Celestron contendo os seguintes itens: oculares: 01 de 4mm; 01 de 6mm; a01 de 9mm; 01 de 15mm; 01 de 32mm; 02 de 40mm; 01 barlow de 2X; filtros para oculares: nº 12; nº 21A; nº 25; nº 56; nº 58A; nº 80A; Lua.

Clique aqui para ver as imagens dos instrumentos.

Um outro recurso utilizado é o software Stellarium, que é gratuito. O Stellarium é um planetário de código aberto para computadores com sistema operacional Linux, Mac OS ou Windows. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Clique aqui para ser direcionado ao site do Stellarium.

Telescópio refrator

O Telescópio refletor é um telescópio Galileano ou Kepleriano, também conhecido como luneta. Esse tipo de configuração consiste em duas lentes convergentes, sendo a objetiva e a ocular, respectivamente. Na configuração Galileana, a luz ao passar pela objetiva, lente convexa, forma uma imagem real, que passa pela ocular, lenta côncava, que é utilizada para aumentar a imagem gerada pela objetiva. Na configuração Kepleriana,  a diferença é utilizar no lugar da objetiva, uma lente côncava, utiliza-se uma lente convexa, que produz um campo maior, mas a imagem é invertida.

Telescópio refletor

Também conhecido como telescópio Newtoniano, essa configuração consiste em um espelho parabólico primário no fundo do tubo e um espelho plano secundário. A luz que incide no telescópio é refletida pelo espelho primário, que atinge o espelho secundário. Este por sua vez desvia a luz para um orifício no telescópio, onde se encontra o foto, que é gerado a imagem. Neste ponto posiciona a ocular.

Telescópio Cassegrain

É uma configuração usada na montagem de telescópios refletores e radiotelescópios que consiste em um refletor primário parabólico e um refletor secundário hiperbólico. A linha pontilhada representa a luz (radiação eletromagnética) que incide no telescópio. A luz é refletida pelo espelho primário e interceptada pelo secundário antes de atingir o foco principal. Após ser refletida pelo secundário, a luz converge para o foco localizado após o espelho primário.

Montagem equatorial

Nesse tipo de montagem, o eixo primário é montado paralelamente ao eixo terrestre, de modo que sempre apontará para o polo celeste (eixo de ascensão reta ou polar). Já o eixo secundário (eixo de declinação), que se encontra perpendicularmente ao eixo primário,  permite a movimentação no sentido da declinação, de 0º no equador até +90º no polo Norte, e -90º no polo Sul.
Este tipo de montagem é de fácil utilização, pois a partir da primeira regulagem, permite que se acompanhe um astro no céu movendo-se o telescópio em apenas um sentido.

 

 

 

 

Montagem altazimutal

Na montagem altazimutal, o eixo principal permite movimentação no sentido do azimute, que é o ângulo horizontal, partindo do Norte no sentido do Leste, Sul, Oeste e chegando novamente ao Norte, ou seja, gira 360°. Para fazer este movimento este eixo é montado na vertical, perfeitamente a prumo, e a origem deve estar posicionada rigorosamente no Norte Verdadeiro. Já o eixo secundário permite movimentos no sentido da altura, verticalmente entre o horizonte e o zênite, ou seja, de 0 à 90°. Este tipo de montagem possui uma construção mais simples e é mais fácil de operar. É uma boa montagem para iniciantes.

 

 

 

Câmera CCD

Charge-Coupled Device (CCD), ou Dispositivo de Carga Acoplada, em tradução livre, é um sensor semicondutor para captação de imagens formado por um circuito integrado que contém uma matriz de células fotoelétricas. A capacidade de resolução ou detalhe da imagem depende do número de células fotoelétricas do CCD, que é expresso em pixels. Quanto maior o número de pixels, maior a área que pode ser imageada.

 

 

 

 

Câmera de captura de imagens

A câmera NexImage é utilizada para fazer imagens de objetos do sistema solar, sendo ela compatível com a maioria dos telescópios. Ela usa o mesmo sensor de imagem da gama Philips Toucam de webcams de PC. Provavelmente a webcam mais popular para se adaptar à imagens de Astros.

 

 

 

Kit Celestron

O kit da Celestrons contêm algumas oculares e alguns filtros. As oculares tem como finalidade aumentar a imagem gerada, seja pela objetiva, seja pelos espelhos. Já a lente Barlow tem como finalidade aumentar a distância focal do telescópio, aumentando assim o tamanho da imagem. Os filtros, por sua vez,  ajudam nos detalhes das observações quando se utiliza oculares nos telescópios, impedindo a passagem de certos comprimentos de ondas (cores) e aumentando o contraste de outras. Segue abaixo os detalhes de cada filtro:

  • Filtro nº 12: amarelo (74% de transmissão). Melhora os detalhes vermelho e laranja, bloqueando o azul e verde. Mais utilizado para observar Júpiter e Saturno;
  • Filtro nº 21A: laranja (46% de transmissão). Melhora o contraste em vermelho, ou amarelo, ou laranja, reduzindo o azul e verde. Muito utilizado para observar Marte;
  • Filtro nº 25: vermelho (14% de transmissão). Bloqueia fortemente o azul e verde. Assim, resulta num contraste mais definido na formação de nuvens em Júpiter e as calotas polares de Marte;
  • Filtro nº 56: verde claro (53% de transmissão). Aumenta o contraste do vermelho e azul. Muito utilizado para observar Marte e Júpiter, sendo as calotas polares e tempestades de areia de Marte e a atmosfera de Júpiter;
  • Filtro nº 58A: verde (24% de transmissão). Bloqueia o vermelho e azul, aumentando o contraste em regiões menos tênue. Muito utilizado para observar a Lua, Vênus e Júpiter;
  • Filtro nº 80A: azul (30 % de transmissão). Aumenta o contraste de furacões e outras perturbações nos cinturões de nuvens de Júpiter, bem como a grande mancha vermelha. Funciona muito bem em Saturno, revelando detalhes fantásticos em suas faixas equatoriais e características polares.