História

O projeto da área de História que teve início em 2011 desenvolve suas atividades em parceria com duas escolas públicas da cidade de Alfenas/MG: a Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira e a Escola Estadual Pe. José Grimminck. Os 14 licenciandos subdividem-se em dois grupos para acompanhar as atividades relacionadas ao ensino de história nas escolas. As professoras que supervisionam as atividades nas escolas realizam a articulação entre as propostas de intervenção apresentadas pela equipe do PIBID e as possibilidades de inserção de tais propostas nas práticas cotidianas.

Em linhas gerais, o subprojeto do PIBID/História da UNIFAL-MG que teve início em 2011, trabalha teórica e metodologicamente com três eixos norteadores:

a) compreender, analisar e interferir na organização do currículo escolar para o ensino de história;

b) possibilitar aos envolvidos no projeto um aprofundamento teórico que permita melhor definição sobre os objetivos da história a ser ensinada;

c) interferir prospectivamente nos processos de seleção, organização e utilização dos materiais didáticos específicos do ensino de história.

Subprojeto da área

Ensino de História: fundamentos e métodos