A Extensão da UNIFAL-MG desenvolve-se sob a forma de Programas, Projetos e ações em consonância com a política do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Resolução do CNE/CES nº 7/2018, Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014 e Resolução CEPE nº13/2020). A extensão tem procurado intensificar as relações transformadoras entre a Universidade e Sociedade, por meio de processos educativos, culturais e científicos, visando a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, a integração com a comunidade e o fortalecimento do princípio da cidadania. Com o processo de curricularização as atividades de extensão estão integradas em 10,3% da carga horária do Curso de Química Bacharelado, correspondendo a 300 horas. A carga horária de reconhecimento de Acex será de 225 horas na formação básica e 270 horas na enfase de Atribuições Tecnológicas, as quais estão inseridas em algumas disciplinas da dinâmica curricular do Curso de Química Bacharelado e estarão vinculadas a Programas e Projetos de Extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG (PROEX).
Ainda, serão oferecidas as Acex livre como componente curricular totalizando 75 horas de ACEx por creditação, essas não estarão necessariamente vinculadas a disciplinas específicas e serão creditadas e ofertadas a partir de Programas e Projetos de Extensão registrados na PROEX. Para a integralização das 75 horas de Acex livre o Instituto de Química irá oferecer esta carga horária pelos grupos de Química Geral e Inorgânica (45h), e Química Analítica (30h). Além disso, para complementação de carga horária de atividades extensionistas o discente poderá participar de outras atividades em Acex livre externas ao
Instituto de Química. As Atividades Curriculares de Extensão do Curso obedecerão à regulamentação específica. A oferta, o acompanhamento, o planejamento, a execução, a avaliação e o registro das cargas horárias das ACEx serão realizados por Comissão específica, conjuntamente com a avaliação e registro das Atividades Complementares. Os discentes serão estimulados a desenvolver atividades de extensão ao longo do curso de graduação a partir do primeiro período do Curso e devem integralizar no mínimo 10% da carga horária total do curso.