A história da Química na UNIFAL-MG confunde-se com o nascimento da Universidade Federal de Alfenas e de sua pós-graduação. O curso de Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas iniciou suas atividades em 2003 dois anos antes da transformação da EFOA/CEUFE em UNIFAL-MG. O curso de Química foi o sexto curso de graduação implantado pela instituição. Acompanhado todo o crescimento institucional onde se viu os 6 cursos de graduação de 2003 serem hoje 33 cursos, ocorreu também um pujante crescimento da Química na instituição. Em 2007 criou-se o curso de Licenciatura em Química e em 2008 deu-se início o curso de Graduação EAD de Licenciatura em Química.

Acompanhando o rápido crescimento da UNIFAL-MG ocorreu também um pujante crescimento da Química na instituição. Aprovado em resposta ao APCN enviado à CAPES em 2007 e iniciando suas atividades em março de 2008, o Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG é o segundo mais longevo da instituição, dividido em cinco áreas de concentração: Físico-Química; Química Analítica; Química Inorgânica; Ensino de Química e Química Orgânica, tendo completado em 2023 quinze anos de funcionamento. O curso de doutorado do PPGQ iniciou suas atividades em 2012 o que estabeleceu um marco institucional importante por ser seu primeiro Curso de Doutorado. Pelo relato, pode dizer que a área de Química é uma área consolidada na UNIFAL-MG, tendo uma Unidade Acadêmica própria (Instituto de Química), dois cursos de Graduação, o Bacharelado em Química (diurno) e Licenciatura em Química (noturno), e uma pós-graduação com os níveis de mestrado e doutorado

A partir dessa nova dinâmica é possível ao discente escolher por formação geral, onde o graduando terá o título de Bacharel em Química, além das três possibilidades de ênfases: 1) Atribuições Tecnológicas pelo reconhecimento do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG) o qual reconhece 13 atribuições no total , 7 referente a formação geral de química e 6 referente as atribuições tecnológicas, próprias da carreira de engenharia. Para isso, o discente deve cumprir 585 horas de disciplinas específicas conforme normativa do CRQ, obtendo então o título de Bacharel em Química com ênfase em Atribuições Tecnológicas.

Além dessa ênfase, o discente, no decorrer de sua trajetória acadêmica, poderá cursar disciplinas eletivas que visam direcionar seu currículo para ênfases nas áreas de Química Forense e Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental. No caso dessas duas, o discente deve cumprir, no mínimo, 120h de disciplinas eletivas relativas à ênfase escolhida. Deste modo, o graduado no Curso de Química da UNIFAL-MG terá o título de Bacharel em Química com ênfase em Química Forense ou o título de Bacharel em Química com ênfase meio Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental, conforme características das disciplinas eletivas escolhidas ao longo da graduação.

Vídeo de apresentação do curso (link)

Turma 2024-1 sendo recebida no IQ

Turma 2023-2

O curso de Química Bacharelado da Unifal completou, em 2023.

Comemorações dos 20 anos de criação

Instituto de Química

*foto disponível no site www.unifal-mg.edu.br/iq

 

 

O email - ícones de grátis

quimicab@unifal-mg.edu.br

 

link