Aula inaugural do projeto
Aula inaugural com o professor Pedro Orival Luccas. O professor possui graduação (1993), mestrado (1996) e doutorado(1999) em Química pela Universidade Federal de São Carlos e pós doutorado na Universidade Estadual de Campinas(2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alfenas, ministrando aulas de química analítica na graduação e pós graduação. Orienta alunos de mestrado e doutorado no programa de pós graduação em Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, FIA, potenciometria, biossensor, preparo de amostra, absorção atômica e Química Ambiental. Também exerce função de Diretor do Instituto de Química (2020-2022).
1a Visita Técnica ao Bairro Santos Reis
A primeira visita técnica teve por objetivo contemplar a parte I do projeto. Esta etapa pretende explorar todos os aspectos da “Mina” na comunidade, além da análise físico-química e microbiológica, faremos um estudo do contexto social, político, econômico e cultural do Bairro. Senso assim, além das análises Físico-Químicas e Biológicas, temos a preocupação de um levantamento histórico, mapeamento censográfico, desenho social e, principalmente, da marca social deste Bairro histórico na cidade de Alfenas, e como isto tudo interfere no uso, manutenção e apreso da comunidade pela Fonte d`água. O projeto amplia os limites de uma fomação técnica e conteudista alindo um pensamento filosófico, social, político e humano, importante para formação de um profissional. O objetivo desta ação é de avaliar a qualidade da água, química e microbiológica, da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis em Alfenas. No entanto, a preocupação da ação é ir além de olhar restrito e técnico, e entender a Mina no contexto social, econômico e cultural do Bairro. Um levantamento histórico, demográfico, ambiental, política, social e cultural do Bairro será feito para compreender a importância da Mina d’água na comunidade. Sendo assim, os extensionista terão uma formação técnica aliada a um olhar social e humano.
1a Visita a região da Vila Formosa
O objetivo desta ação é de avaliar a qualidade da água, química e microbiológica, da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis em Alfenas. No entanto, a preocupação da ação é ir além de olhar restrito e técnico, e entender a Mina no contexto social, econômico e cultural do Bairro. Um levantamento histórico, demográfico, ambiental, política, social e cultural do Bairro será feito para compreender a importância da Mina d’água na comunidade. Em paralelo, será feito um levantamento da história da Mina d’água em termos de sua qualidade, manutenção, localização, entorno e alterações, junto a administração do município. Diversa ações de alfabetização e divulgação científica serão realizadas para a comunidade do bairro, no bairro através de eventos no local da fonte e na universidade através de palestras. As ações terão como objetivo promover a preocupação e cuidado da comunidade com este patrimônio, e manter a administração pública atenta e preocupada com a manutenção e monitoramento da área da Mina e sua água.
2a Visita Técnica ao Bairro Santos Reis
2a Visita a região da Vila Formosa
Aula especial do projeto
Aula especial com o professor Luiz Carlos do Nascimento. Graduação em Farmácia (Universidade Federal de Alfenas – 1989), graduação em Bioquímica (Universidade Federal de Alfenas – 1993), Mestrado em Educação, Área Ciências Físicas e Biológicas (Universidade José do Rosário Vellano – 1998) e Doutorado em Ciência dos Alimentos (Universidade Federal de Lavras – 2006). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (com ênfase em Microbiologia de Alimentos) e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamentos convencionais e alternativos de água e alimentos, microbiologia aplicada, educação em saúde.
Atividades de Laboratório
Apresentação QFB 2024
Coordenado pelas professoras Danielle Ferreira Dias, o “Química Faz Bem” busca proporcionar, de uma forma mais atrativa, atividades interativas de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para momentos de diálogo entre a comunidade acadêmica e comunidade externa e para a criação de diferentes espaços informais de aprendizado.