Apresentação

A Igreja de Santos Reis localiza-se no alto da rua Santos Reis no Bairro dos Santos Reis, um dos mais antigos da Alfenas, de onde é possível avistar toda a cidade de Alfenas. Próximo a Igreja temos uma Mina d’água usada pela comunidade de Alfenas. Depois de notícias, em novembro de 2018, de Mina d’água contaminada, no bairro Jardins das Oliveiras, em Alfenas, por coliformes fecais, é importante o acompanhamento constante pela Vigilância Sanitária em todas as Minas d’água da cidade. Atualmente Alfenas possui 26 Minas d’água. Neste sentido, a Universidade através de seus laboratórios de Microbiologia e Química, seu corpo docente qualificado e diversos cursos que de alguma forma toca a problemática social, cultural, econômica e de saúde envolvida, pode prestar um importante papel a comunidade de Alfenas.

Proposta

A presente proposta tem por objetivo um estudo amplo das condições (social, cultural, econômica e de saúde) da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis. Para tal, pretende-se apresentar dados de potabilidade da água da fonte do Bairro dos Santos Reis em Alfenas. Água potável é aquela que atende ao padrão estabelecido pela portaria. A água possui diversos parâmetros físico­químicos e biológicos que alteram suas características. A água pura praticamente não existe naturalmente, pois ela sempre irá adquirir propriedades inerentes aos locais por onde passou e das substâncias que recebeu durante seu ciclo hidrológico. O padrão de potabilidade é definido através de valores permitidos para certos parâmetros. O objetivo de verificar se a água é segura para o consumo, além de assegurar a manutenção dessa condição. Considerando a existência dessas normas e padrões a serem seguidos, há também a necessidade de manter o controle e a vigilância desse recurso. Segundo essa portaria, nos âmbitos administrativos a potabilidade da água é de responsabilidade da União, dos estados, do distrito federal e dos municípios.

Etapas do projeto

Parte I – DESCREVER O LOCAL DE ESTUDO. Caracterização do uso e ocupação do solo atual da área abrangida pela fonte. Localização de fontes de poluição (domésticas, industriais, agrícolas e áreas contaminadas) com influência na área da fonte. Localização de pontos de captação para abastecimento público. Estudo amplo das condições (social, cultural, econômica e de saúde) da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis. Um levantamento histórico, demográfico, ambiental, política, social e cultural do Bairro será feito para compreender a importância da Mina d’água na comunidade. Em paralelo, será feito um levantamento da história da Mina d’água em termos de sua qualidade, manutenção, localização, entorno e alterações, junto a administração do município.

Parte II – DESCREVER A Legislação referente aos parâmetros de potabilidade da água, responsabilidade, definições e normas técnicas.

ANEXO XX DA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017

PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021

Parte III – Realizar as análises químicas e microbiológicas: sserão feitas análises de pH, acidez, alcalinidade, dureza etc.

Parte IV – Diversas ações de alfabetização e divulgação científica serão realizadas para a comunidade do bairro, no bairro através de eventos no local da fonte e na universidade através de palestras. Este material audiovisual deverá ser disponibilizado em canais do you-tube para promover um uso consciente da água da Mina, além de promover a preocupação e cuidado da comunidade com este patrimônio, e manter a administração pública atenta e preocupada com a manutenção e monitoramento da área da Mina e sua água. Pretende-se desta forma assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água da Mina do Bairro. Tornar o Bairro inclusivo, seguro e sustentável na gestão da água da Mina. Tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos, bem como, as alterações geopolítcas que alterem a qualidade da Mina d`agua. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável da Fonte d`água dos Santos Reis em Alfenas.

Referências:

[1] Lipps, William C., et al., organizadores. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 24th edition., American Public Health Association, 2023.

[2] Silva, Fábio Nascimento da. Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos. 2o ed, Fábio Nascimento da Silva, 2022.

[3] Censo 2023, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, https://www.ibge.gov.br/.

[4] Manual prático de análise de água, FUNASA, 4a edição, 2013, http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/manual_pratico_de_analise_de_agua_2.pdf.

[5] SPIRO, Thomas G. Química ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson, c2009. 334 p., il., grafs., tabs. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788576051961 (broch.).

[6] HARRIS, Daniel C. Análise química quantitativa. 8. ed Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012. xvii, 898 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788521620426 (broch.). Disponível em: http://www.ltceditora.com.br. Acesso em: 13 jul. 2023. Disponível em: http://gen-io.grupogen.com.br. Acesso em: 13 jul. 2023.

[7] TUNDISI, José Galízia. Água no século XXI: enfrentando a escassez. 2.ed. São Paulo: RiMa: IIE, 2005. xix, 260 p., color. Inclui bibliografia. ISBN 8576560488 (enc.).

[8] AMARAL, Danilo Lenine Ferreira do. A produção do espaço no bairro do Pinheirinho – Alfenas/MG. 2022. 179 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022. (link)