Projeto Mural

Projeto Mural da Química

A comunidade de Química da Unifal realiza, anualmente, evento para comemorar as realizações e atividades do curso de Bacharelado em Química da Instituição, que em 2023 fez 20 anos, e o Dia do Químico, celebrado no dia 18/06.  Neste dia, no ano de 1956, Juscelino Kubitschek promulgou a lei que legaliza a profissão de químico no Brasil. Esta data representa um momento importante para conscientização da importância do Químico e dos desafios da profissão na sociedade atual.  No ano de 2023 o evento contou com exposição de fotos, bem como homenagem aos profissionais da área e aos membros da comunidade acadêmica que contribuíram para a consolidação do curso nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão. Em 2024 a data foi comemorada com a inauguração do Mural de Química. Estes momentos são importantes para acolhida dos alunos dentro do IQ, integração e motivação. Esta ação visa festejar o dia do Químico, as realizações e destaques do IQ de 2024.

 

Linus Carl Pauling (1901- 1994, USA):

Linus Carl Pauling é a única pessoa na história a ganhar dois prêmios Nobel não compartilhados. O primeiro foi o Prêmio Nobel de Química de 1954, “Pela pesquisa sobre a natureza da ligação química”. Os Prêmios são geralmente concedidos por uma única descoberta notável. O de Pauling, por outro lado, foi um prêmio pelo conjunto da vida. Até 1954, Pauling já havia acumulado uma série de realizações: ele reconstruiu a química sobre a base da física quântica; liderou o caminho do desenvolvimento da cristalografia de raios-x, sendo considerado um dos fundadores da Biologia Molecular; e foi responsável pelos conceitos de ressonância e eletronegatividade. Todos os alunos do Ensino médio o conhecem pelo diagrama de Linus Pauling. Pauling, não aceitou participar do projeto Manhattan, projeto que desenvolveu a bomba atômica durante a 2a guerra mundial. Pela sua campanha contra os testes nucleares recebeu o prêmio Nobel da Paz de 1962.

Marie Curie (1867-1934):

Marie Curie não fica atrás. Certamente que ganhar um Prêmio Nobel é tido como um dos mais seguros termômetros de inteligência e brilhantismo. Pois, Marie Curie ganhou dois. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, em dois campos científicos diferentes, Física e Química. Se hoje há preconceito contra mulheres, calcule como era no fim do século 19. Marie, teve muitas dificuldades para cursar a universidade, virar professora e realizar sua pesquisa, devido a misoginia, além da perseguição que sofreu por ser Polonesa. Apesar das adversidades de sua época Marie Curie conseguiu sobressair-se e é, até hoje, admirada por sua persistência e inteligência. Durante a 1a guerra mundial levantou recursos para os esforços de guerra e levar a sua descoberta até o fronte. Seu primeiro Prêmio Nobel em física, em 1903, foi um reconhecimento pelas pesquisas sobre radiação. O segundo, em química, em 1911, deveu-se à descoberta do elemento rádio e polônio.

Making-of

Artista: Brendo Aparecido Moreira (Mineiro)

Inauguração do Mural, dia 11/06