Kátia Lombardi

Fotógrafa, professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo e membro docente do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos literários (UFMG) e Università degli Studi di Milano (UNIMI). Pesquisadora na área de imagem, fotografia e memória.

Figli di immigrati

No Brasil, como forma de suprir a demanda de mão de obra – gerada após a abolição da escravidão em 1888 – iniciou-se um programa de estímulo à imigração, principalmente de europeus que corroboravam os interesses das políticas migratórias vigentes no país. Um dos fluxos migratórios mais intensos foi o de italianos. Na cidade mineira São João del-Rei, nessa época, começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos, muitos se estabeleceram na área rural e se dedicaram à agricultura. A força afetiva e heranças culturais perpetuam nas segundas e terceiras gerações dessas famílias.