PERGUNTAS FREQUENTES

1) Quando tento acessar “4Chamadas (Convocações de canditatos classificados a partir da Lista de Espera da UNIFAL-MG, para Sessão Pública e Matrícula)”, o link não abre. Por quê?

Resposta: A chamada/convocação de candidatos para participação na Sessão Pública de Confirmação de Vagas será publicada até as ___h do dia __/__/____.

 

2) Meu nome está na “3.4 Lista de Espera da UNIFAL-MG  – Classificação geral dos candidatos que declararam interesse em participar da Lista de Espera da UNIFAL-MG.”. Isso significa que estou sendo convocado para a matrícula?

Resposta: Não. Na Lista de Espera da UNIFAL-MG, publicada em __/__/___, consta o nome de todos os candidatos que manifestaram interesse na Lista do Sisu e também confirmaram interesse na Lista de Espera da UNIFAL-MG fazendo a”Inscrição para Confirmação de Interesse na Lista de Espera da UNIFAL-MG”, no período de __/__/___ a __/__/____.

 

3) Meu nome está na “3.4 Lista de Espera da UNIFAL-MG  – Classificação geral dos candidatos que declararam interesse em participar da Lista de Espera da UNIFAL-MG.”. Eu  consigo acessar o Questionário socioeconômico para responder?

Resposta: Sim, porém somente são computados os dados de candidatos convocados dentro das vagas e para candidatos convocados como excedentes.

 

4) Minha matrícula foi indeferida na  análise da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas). Vou ser informado por e-mail ou por telefone?

Resposta: Não. Todo candidato deve acessar diariamente a página Ingresso Sisu e acompanhar as publicações.

 

5) Minha matrícula foi indeferida na  análise da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas).  Por que não aparece o meu nome no Resultado da análise da Avaliação Socioeconômica?

Resposta: Só irá aparecer seu nome se seu recurso contra o resultado da análise da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas) for deferido. Se você não entrou com recurso contra o resultado da análise da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas), você será reclassificado na lista de ampla concorrência, após o último da lista publicada no dia 20/02/208.

 

6) Minha matrícula foi indeferida na  análise de documentos para comprovação de deficiência. Por que não aparece meu nome no resultado análise da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas) e/ou no resultado daanálise da Avaliação Socioeconômica?

Resposta: Só irá aparecer seu nome se seu recurso contra o resultado da análise de documentos para comprovação de deficiência for deferido. Se você não entrou com recurso contra o resultado da análise de documentos para comprovação de deficiência, você será reclassificado na lista de ampla concorrência, após o último da lista publicada no dia ___/___/____.

 

7) Ainda há recursos contra o resultado da análise de documentos para comprovação de deficiência, da veracidade da autodeclaração (pretos, pardos  e indígenas) e da avaliação socioeconômica da Avaliação Socioeconômicada Avaliação Socioeconômicada Avaliação Socioeconômica em análise?

Resposta: Sim. Enquanto estiverem em análise, essas vagas não são consideradas ociosas. A comissão ou serviço social responde ao recurso em até cinco dias úteis. Após esse período o processo é encaminhado para a Copeve para inserção de dados no sistema, conferência de documentos e organização do processo de recurso para parecer final.

 

8) Quando o recurso é indeferido ou quando o candidato não interpõe recurso dentro do prazo, o que acontece com a vaga?

Resposta: A vaga será considerada ociosa e o próximo candidato mais bem classificado será chamado/convocado.

 

9) Manifestei interesse na Lista do Sisu, mas meu nome não aparece na Lista de Espera da UNIFAL-MG, publicada em ___/___/____. Na lista de Espera da UNIFAL-MG tem candidato com nota menor do que a minha na Lista do Sisu. Por quê?

Resposta: Se seu nome não aparece na Lista de Espera da UNIFAL-MG, significa que você não fez a confirmação de interesse para permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG, no período de __/__/___ a __/__/___ (item 4.5 desta página). Você somente será chamado depois que todos os candidatos que estão na Lista de Espera da UNIFAL-MG forem chamados, incluindo os candidatos que podem ser chamados inscritos para o mesmo curso, mas em turno diferente (Bacharelado em Ciência e Tecnologia), ou para modalidade diferente – bacharelado/ licenciatura (Geografia e Ciências Sociais) e os canidatos que indicaram uma nova opção de curso no momento da inscrição na Lista de Espera da UNIFAL-MG.

 

10) Por que na chamada aparece “candidatos convocados  dentro das vagas” e “candidatos convocados como excedentes”?

Resposta: Os candidatos convocados  dentro das vagas e os candidatos convocados como excedentes devem comparecer à Sessão Pública no horário, local e dia indicados na Chamada/Cronograma. A Copeve apresenta no telão o nome dosconvocados  dentro das vagas e os candidatos convocados como excedentes. Se um dos candidatos convocado dentro da vaga não comparecer, a Copeve chama o primeiro candidato convocado como excedente e assim sucessivamente, caso mais algum convocado não esteja presente.

 

11) O que acontece se não compareço à Sessão Pública?

Resposta: Você só será chamado novamente depois de todos os outros candidatos serem chamados independentemente de ter sido chamado como candidato convocado dentro das vagas ou como candidato convocado como excedente.

 

12) Fiz minha inscrição na “cota errada” e quero mudar. É possível?

Resposta: Não. Se você não conseguir comprovar os requisitos exigidos para a vaga em que se inscreveu, você será desclassificado.

 

13) Por que está havendo análise da veracidade da autodeclaração de pretos, pardos e indígenas?

Resposta: Por que está havendo denúncias de fraude ao longo de todo o ano letivo. Toda vez que há denúncia, a UNIFAL-MG instaura uma Comissão para análise e é aberto um processo administrativo sendo garantido ao aluno o direito à defesa. Comprovada a falsidade da declaração, o aluno é desligado do curso. A análise antes da efetivação da matrícula objetiva coibir a fraude.