Docentes em Programas de Pós-Graduação

Pós-Graduação em Educação

 

O Programa de Mestrado em Educação da Unifal-MG tem como objetivo geral desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área da educação, abrangendo temas relativos aos fundamentos históricos e filosóficos da educação, aos sistemas de ensino e às múltiplas esferas sociais nas quais a educação se faz presente. Considerando a atuação e o perfil dos docentes envolvidos no Programa, as demandas crescentes da sociedade por profissionais especializados em Educação e a inexistência de cursos desse nível na região, este Programa objetiva tornar-se importante referência na área da educação. Isso deve reforçar ainda mais o papel da Unifal-MG como formadora de recursos humanos de excelência, atuando em contextos regional e nacional, como uma instituição agregadora e geradora de conhecimento em questões acadêmicas e científicas que podem e devem subsidiar programas e ações importantes para a sociedade.

Professores de ciências sociais vinculados:

Luís Antonio Groppo

 

Pós-Graduação em História Ibérica

 

O Curso de Mestrado Profissional em História Ibérica, que ora apresentamos, é um curso novo que tem seu ponto de partida no curso de História da UNIFAL-MG, cuja implantação ocorreu em 2009, por meio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O Mestrado Profissional em História Ibérica visa integrar aos professores de História do Ensino Fundamental II e Médio no processo de formação continuada, qualificando-os para o desenvolvimento de práticas de ensino e de pesquisas que venham a contribuir para o avanço do processo de conhecimento, ensino e aprendizado da História da Península Ibérica nas áreas de História Antiga, Medieval e princípios da Idade Moderna. Para o desenvolvimento dessa proposta foi criada a linha de pesquisa Cultura, Poder e Religião de forma a agregar especialistas das áreas de História e áreas afins, bem como profissionais que trabalham com tecnologias voltadas a Educação que, mediante o trabalho de orientação e coorientação atuarão no processo de formação continuada dos professores do Ensino Fundamental II e Médio, tendo como produto final a elaboração de materiais com o uso de novas tecnologias de informação.

Professores de ciências sociais vinculados:

Carlos Tadeu Siepierski