Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Junho de  2013 – Ano II – Nº 48

Você sabia que pode ter acesso aos Periódicos da CAPES pela rede UNIFAL-MG fora da Universidade?

NTI disponibiliza serviço de acesso à rede da Instituição através de VPN

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG disponibiliza acesso externo à rede UNIFAL-MG para que alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores, pesquisadores e servidores técnico-administrativos da Universidade possam acessar fora da Instituição, à biblioteca virtual do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Segundo técnicos do NTI, o acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal é restrito aos terminais ligados a Internet, localizados nas instituições. No entanto, a necessidade da comunidade universitária acessar aos periódicos fora da Instituição, fez com que o NTI configurasse um acesso privado para a utilização segura dos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG.

Assim, foi disponibilizado o serviço VPN (Virtual Private Network), que é uma Rede Privada Virtual, normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública, como por exemplo, a Internet.

“O serviço foi implantado em setembro de 2011, principalmente, para atender à demanda de acesso ao portal de periódicos da CAPES fora dos campi da UNIFAL-MG, uma vez que o uso deste é restrito a endereços IP da Instituição”, ressalta Vítor Renato Alves de Brito, técnico responsável pela implantação do serviço.

Em entrevista para a ANDIFES, reitor da

UNIFAL-MG fala sobre os desafios da

carreira docente

Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva avalia a nova lei que reestrutura a carreira docente das Universidades Federais

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, foi entrevistado pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, oportunidade na qual, avaliou a nova lei que reestrutura a carreira docente (12.772/12).

Como presidente da Comissão de Políticas de Recursos Humanos da ANDIFES, Prof. Paulo Márcio pontou que apesar da lei permitir ganhos salariais significativos aos docentes das Universidades Federais, traz poucos avanços.

O reitor falou também sobre o fato de entidades como a ANDIFES não terem participado da elaboração do texto da lei, destacando que em sua opinião, faltou discutir a política de pessoal para as universidades. De acordo com ele, a lei não ajuda a responder à pergunta: “Que carreira a Universidade Pública Brasileira precisa para poder cumprir sua missão de formar quadros qualificados e ao mesmo tempo produzir conhecimento novo, tão necessário ao desenvolvimento do país?”

Prof. Paulo Márcio acredita que para se chegar a uma resposta é importante a participação de todos os segmentos envolvidos, pois afirma que a carreira docente precisa responder às questões levantadas pelas entidades sindicais e também propor uma estrutura de carreira que valorize o mérito acadêmico, e atraia novos talentos para as Universidades Federais.

Leia a entrevista na íntegra

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.