Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Setembro de 2013 – Ano II – Nº 55

 

Projeto da UNIFAL-MG para reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas começa a ser implantado

Em breve, o espaço será reaberto para visitação pública

 

 

            Encontra-se em andamento, o projeto de reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas, elaborado pelo professor de Física do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Cássius Anderson Miquele de Melo, em parceria com colegas especialistas.

            Após 5 anos parado, o projeto, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, ganhou reforço com o apoio da FAPEMIG, CNPq, Prefeitura de Poços de Caldas e dos deputados federais Geraldo Thadeu e Odair Cunha. “Nestes 5 anos conseguimos levantar cerca de R$ 1,5 milhão para o projeto, seja por meio de apoio via editais (FAPEMIG, CNPq, Probext), seja por meio de emenda parlamentar para o orçamento da Prefeitura”, comenta Prof. Cássius.

            De acordo com o professor, a proposta é criar um Parque de Ciências em Poços de Caldas, chamado “Parque do Amanhã”, no alto da Serra de São Domingos. “Inicialmente esse parque conterá o Observatório Astronômico, o CDCT (Centro de Divulgação Científica e Tecnológica) e talvez um acervo sobre iconografia cristã”.

 

 

Conheça mais detalhes do projeto

 

 

Inicia-se na próxima semana a renovação de matrículas da graduação

Primeira fase começa no dia 18/09/2013

 

 

 

            No dia 18/09/2013, inicia-se a primeira etapa de Renovação de Matrícula dos cursos de graduação da UNIFAL-MG para o 2º semestre de 2013. Alunos dos cursos de graduação devem ficar atentos para não perderem os prazos estabelecidos no cronograma.

            Para facilitar o processo, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRGCA e o Núcleo de Sistema de Informação – NTI desenvolveram uma nova página no portal da Instituição, a fim de reunir as principais orientações sobre como renovar e a importância de realizar o procedimento.

            Lembrando que o processo de renovação de matrículas não é uma simples renovação de vínculo com a Universidade, mas também um meio de garantir a distribuição das disciplinas que cada aluno irá cursar durante o semestre letivo, a nova página disponibiliza tutorial com vídeo sobre como efetuar a matrícula; detalhes sobre o processo de renovação; as perguntas mais frequentes; o cronograma com os prazos; contato em caso de dúvida; link de acesso ao Sistema Acadêmico, onde a renovação é efetuada e, também, orientações  sobre como é feito o deferimento das matrículas e de que forma o aluno licenciado, por questões relacionadas à saúde ou em mobilidade pelo Programa Ciência sem Fronteiras deve realizar a renovação.

 

 

Saiba mais

 

Servidores da UNIFAL-MG e UNIFEI participam de curso sobre “Licitações Sustentáveis”

Capacitação propôs soluções para integrar considerações ambientais e sociais ao processo de compra nas universidades

 

 

            Mais de 20 servidores da UNIFAL-MG e da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI participaram de um curso sobre o tema “Licitações Sustentáveis” que aconteceu em Alfenas, nos dias 29 e 30/08/2013.

            Promovido pela Subcomissão de Licitações Sustentáveis, integrante da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, o curso foi realizado em parceria com a UNIFEI e objetivou apresentar soluções para integrar considerações ambientais e sociais em todos os estágios do processo da compra e contratação dos agentes públicos, com a proposta de reduzir impactos negativos à saúde humana, ao ambiente e aos direitos humanos.

            O tema foi desenvolvido pelas consultoras Deborah Munhoz e Raquel de Melo Vieira, da empresa Pregão e Cursos Digital – AOF Cursos e Aperfeiçoamento Profissional Ltda. de Brasília, que buscaram apontar um novo cenário para o processo de compra nas universidades públicas federais, confirmando a necessidade de fomentar a mudança de cultura nas relações de compra e venda no poder público.

            De acordo com a servidora Cristiane Moreira Mendes, coordenadora da Subcomissão de Compras Sustentáveis da Universidade, a realização do curso foi mais uma ação institucional para atender a Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, estabelecida pelo Ministério do Planejamento, visando o desenvolvimento de planos de gestão para a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos em todos os órgãos públicos federais.

 

 

Leia mais

 

Oficina de Artes e Qualidade de Vida - Tecendo a qualidade de vida na UNIFAL-MG

Participe!

 

 

            O stress pode aumentar o risco de diversas doenças, por isso é essencial combatê-lo. Ele pode causar dores de cabeça, problemas de memória, mau humor, insônias, fadiga, tiques nervosos, dentre outros desgastes, além de diminuir consideravelmente a produtividade do trabalhador. Os fatores que provocam esse estado são os mais variáveis, como: excesso de tarefas, relações humanas conflituosas dentro do ambiente de trabalho ou fora dele, sobrecarga emocional, crises financeiras, entre outros.

            Na oficina de artes, o participante terá um tempo para executar uma atividade criativa e o desenvolvimento de habilidades artísticas, proporcionando e desenvolvendo a harmonia psíquica no dia a dia dos Servidores da UNIFAL-MG. A produção artesanal é uma forma de equilibrar a vida pessoal e profissional.

 

Venha participar da Oficina de Artes e Qualidade de Vida!

 

Você pode aprender Découpage, Vagonite, Ponto Cruz, Artesanato com Jornal, Ponto Xadrez, Tricô, Crochê, Macramê, Pufes de Garrafas Descartáveis.

 

Prédio L (Extensão): Sala L 301
Toda sexta-feira de 15h às 17h
Informações: CIAS 3291-1086

 

Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho – UNIFAL/MG
Organização:
Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro
Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Marina Carvalho Vieira da Costa

Oficineiras:
Adriana de Oliveira Pereira Castro de Brito
Claudice Vieira
Leida Cristina Silva Maia
Vera Lúcia Cunha de Oliveira

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.