TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento, aplicação e sistematização de uma prática pedagógica a ser desenvolvida em sala de aula da Educação Básica ou no contexto de atuação profissional do/a discente, sob orientação e monitoramento de um(a) docente do curso. Nesse contexto, o TCC tem como principal objetivo o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e conteúdos do curso, visando a atuação profissional, e assumirá a forma de relato reflexivo da prática que direcionará a geração e ou discussão de resultados próprios e deverá ser desenvolvido individualmente dentro das áreas de conhecimento da Educação Matemática ou áreas correlatas.

O TCC deve ser escrito de acordo com o modelo disponibilizado abaixo. Neste caso, adotamos uma parceria com a Revista Sigmae e seguiremos suas normas. 

 

Repositório dos TCC’s do EMAC

Data da defesa Discente Título TCC
22/06/2024 Júlio César Miranda Martins Sobre a prática pedagógica da resolução de problemas
22/06/2024 Estéfane Daiane do Nascimento Santos Sales Uso de Tecnologias Assistivas no ensino de polígonos e círculos para um estudante cego do 8º ano
22/06/2024 Otávio Oliveira Lima Neto Utilização do GeoEnzo no Ensino da Geometria com compasso e régua
22/06/2024 André Luiz de Oliveira Tecnologias digitais como potencializadoras do protagonismo estudantil para a aprendizagem de Matemática
06/07/2024 Silvana Martins Braz Os desafios de ensino e aprendizagem das operações fundamentais pelos alunos dos anos iniciais
06/07/2024 Erick Quintino dos Santos Explorando a Educação Matemática Crítica através da Teoria Musical: uma proposta didática através dos logaritmos na escala temperada
06/07/2024 Jozeildo Kleberson Barbosa Formação de alfabetizadores para o ensino de estatística: conhecimento para o ensino nos materiais do Pnaic
06/07/2024 Yan Eduardo Batista Cenários para Investigação e Educação Financeira: uma proposta para o Novo Ensino Médio
06/07/2024 Hugo Napoleão Britto Farias Uma narrativa autobiográfica sobre se constituir um Professor de Matemática
20/07/2024 Ronaldo André Lopes O que pode o Triângulo de Sierpinski em salas de aula do Novo Ensino Médio?
20/07/2024 Maria Eduarda da Silva Pedrosa Análise das potencialidades da aplicação de jogos no processo de ensino e aprendizagem de potenciação
20/07/2024 João Pedro Bulgarelli Varzoni A influência das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática
20/07/2024 Valdemir Silva Santos Os Impactos das Tendências em Educação Matemática no Combate à
Matofobia: Uso de Jogos no Ensino de Probabilidade
20/07/2024 Ricardo Rafael da Silva Reflexões acerca da utilização do GeoGebra em uma atividade sobre funções para uma turma da Educação de Jovens e Adultos
20/07/2024 Adriana Aparecida Miranda O uso do GeoGebra e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
20/07/2024 Tais Aparecida Faria O uso do software GeoGebra como aliado para o ensino de função afim
20/07/2024 Dayane Critina Pereira Modena Bola na caixa: brincadeira e matemática na Educação Infantil
20/07/2024 Ozeildo Salvino Silva Direitos e Deveres de Professores e Alunos na Sala de Aula
20/07/2024 Rafael Eduardo Inacio do Nascimento O Jogo da Velha como Atividade Lúdica para o Desenvolvimento Didático da Probabilidade no Ensino Médio
03/08/2024 Ana Karina dos Santos Neves A Educação Financeira no Ensino Fundamental 1: Uma breve análise sobre sua importância e como ela é tratada na BNCC
03/08/2024 Raquel Alves Rodrigues Possibilidades do uso da informática como forma de intervenção pedagógica
para o ensino e aprendizagem da Estatística no ensino fundamental
03/08/2024 Daniel Bontempo Tripudi Educação financeira e o Consumo Consciente nos anos finais da educação fundamental I
03/08/2024 Maiany Sousa de Jesus Geometria em Movimento: Utilizando Robótica para Ensinar Conceitos Matemáticos
03/08/2024 Zeliane Maria de Ávila Vieira Contribuições da Educação Financeira para o Consumo Consciente e Sustentável
03/08/2024 Wanderson Alves de Souza Preparados para o Futuro? Uma análise do Conhecimento Financeiro de estudantes do 3º Ano do Ensino Médio
03/08/2024 Gislaine Aparecida de Faria Uma Proposta Didática Sobre Educação Financeira
03/08/2024 Stefferson Ramos Machado Matemática na economia
03/08/2024 Leonildes dos Santos Muniz Reforço escolar em Matemática
03/08/2024 Thomás Francisco de Abreu Scratch como Ferramenta de Ensino para a Educação Financeira: Um Estudo de Caso
03/08/2024 Keyla Luiza Pereira Rosa Uso de Investigação Matemática em Turmas do Sexto Ano do Ensino
Fundamental com a Atividade Explorando com os Números
03/08/2024 Juliana da Cruz Prado Trilha antirracista no ambiente escolar: uma perspectiva estatística
03/08/2024 Letícia Pereira de Almeida Avaliação da aprendizagem para alunos com TDAH: um relato de experiência com possibilidades avaliativas
03/08/2024 Luis Enrique Fernandes da Silva Produção de significados e criatividade em matemática: faces da mesma moeda
03/08/2024 Kleber Alberton O Ensino de Matemática e a dispensação de medicamentos em uma Unidade Básica de Saúde
03/08/2024 Miler Junio Silva Projeto CineMath: uma possibilidade no Novo Ensino Médio
03/08/2024 Pamella de Cassia Pinheiro Processos avaliativos nos itinerários formativos de matemática do novo ensino médio de Minas Gerais
17/08/2024 Silmara Amélia Gomes Investigando a função afim: métodos experimentais e tecnologias computacionais
17/08/2024 Vander Ribeiro de Almeida Planejamento Financeiro para Aposentadoria: Trabalhando
com alunos do ensino fundamental sob as perspectivas do Viés da Ancoragem
17/08/2024 Jeovane Cascais Santos O Jogo de Xadrez e suas Relações com a Matemática
17/08/2024 Ananda Kainne Oliveira Domenegueti Xavier EXPLORANDO O POTENCIAL DO TANGRAM NO ENSINO MÉDIO: uma ferramenta didática para aprendizagem de matemática
17/08/2024 Maísa Daniele Henrique Avaliação Diagnóstica e Intervenção Lúdica: Processos pedagógicos
complementares
17/08/2024 Vancleide de Freitas Silva O Ensino de Probabilidade e Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental.
17/08/2024 Jéferson Luis de Andrade Cenários de Investigação: Explorando a Matemática dos Impostos no Ensino Médio
17/08/2024 Fábio da Silva Pereira REFLEXÃO SOBRE OS ATRIBUTOS ELEMENTARES PARA O ENSINO
DE MATEMÁTICA AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
17/08/2024 Leandro Costa Favaro UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CRÍTICA ENVOLVENDO O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
17/08/2024 Roberto Carlos da Rocha Santos A Abordagem da Educação Matemática Crítica no auxílio à aprendizagem
17/08/2024 Fábio Lúcio Braga Soares Utilização do GeoGebra para uma aprendizagem significativa de Matemática no Ensino Médio
17/08/2024 Santino Carmona O Impacto das Ferramentas Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática
17/08/2024 Daniela Oliveira Santos Reflexões acerca das dificuldades identificadas em alunos no processo
de ensino e aprendizagem de operações matemáticas básicas
17/08/2024 Suelen de Moraes Gregório do Nascimento Analisando dados da conta de água – Modelagem Matemática com estudantes da 3ª série do Ensino Médio
31/08/2024 Célio dos Santos A Importância das TICs no Ensino de Matemática: Uma Análise do GeoGebra
31/08/2024 Ismael Francisco Araújo O Ensino de Geometria: Desafios e Propostas para uma Aprendizagem Significativa
31/08/2024 Carlos Eduardo Lima da Silva A importância das Construções Geométricas no Ensino Básico: Uma reflexão sobre uma proposta de Sequência Didática
31/08/2024 Edson Aparecido da Silva Júnior Alcance do Bias Index no ensino superior: problematizando o racismo estrutural
31/08/2024 Fábio Foguesatto Uso do tangram no cálculo de áreas e frações em sala de aula
31/08/2024 Caleb da Silva Araújo Campelo A Educação Matemática Crítica e a formação inicial de professores de matemática: um panorama de teses e dissertações
31/08/2024 Marina Vitória Souza Campos Diferentes práticas para lidar com o paradigma do exercício
31/08/2024 Francisco de Assis Costa Júnior Reflexões acerca das dificuldades e dos desafios no estudo de expressões algébricas
31/08/2024 Marina Galerani Contribuição da Educação Financeira para o Ensino da Matemática para
Jovens e Adultos: Orçamento Familiar
31/08/2024 Tatiane Luiz de Assis Sossur Educação financeira e consumo consciente para crianças
31/08/2024 Viviane Fátima de Oliveira Cálculo de quartis: três métodos, suas semelhanças e diferenças
31/08/2024 Eliana Conceição Aparecida Vicentini de Araujo Jogos matemáticos: o ensino de operações básicas para a aprendizagem de estatística em uma turma do 7º ano
31/08/2024 Tania Maria dos Santos Interdisciplinaridade entre matemática e cidadania: fake news e interpretação de gráficos
31/08/2024 Diego Meira Santos A importância da gestão da sala de aula como suporte à prática docente contemporânea
10/09/2024 Silmara Louise da Silva Investigando a função afim: métodos experimentais e tecnologias computacionais
14/09/2024 Sandro Alves de Azevedo A Robótica Pedagógica como ferramenta facilitadora no aprendizado da matemática no ensino fundamental II
14/09/2024 José de Lima Marques Relações entre Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional: uma revisão de literatura
14/09/2024 Adriano Correa Toledo Costa A especificidade do ensino de matemática na EJA – Educação de Jovens e Adultos
14/09/2024 Joyce Andrielli Batista As parlendas na Educação Matemática na Educação Infantil
14/09/2024 Luciana do Nascimento Lima Um relato de prática pedagógica envolvendo ladrilhamentos no sexto ano do Ensino Fundamental
14/09/2024 Fernando de Almeida Oliveira Transformações no Ensino de Matemática: O Impacto das Tecnologias na Aprendizagem e Formação de Professores
14/09/2024 José Wilker Brito Ribeiro Uma leitura sobre a produção de conhecimentos matemáticos e patrimoniais por alunos do 6º ano do ensino fundamental
14/09/2024 Mariana Moreira Gonçalves Quartis: diferentes formas de cálculo
14/09/2024 Francisco das Chagas Carvalho Integrando o GeoGebra no Ensino de Matemática: Uma Experiência com Figuras Planas no 7º Ano
14/09/2024 Lara Marriel Neves Relato de experiência: atividade introdutória sobre a soma dos ângulos internos de um polígono
14/09/2024 Marcílio José Dantas Santos O Teorema Fundamental da Álgebra para a disciplina de Cálculo de Várias Variáveis
14/09/2024 Marcos Antônio de Souza O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DE
PIRIPIRI-PI: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÃO PARA O ALUNO NA
BASE DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR
14/09/2024 Mayara Pereira da Silva Costa A utilização do tabuleiro como base metodológica para ensino da Matemática
14/09/2024 Danielly Cristina Carvalho Educação financeira para além da escola: O programa Pé-de-meia como
incentivo ao planejamento financeiro através de investimentos
19/09/2024 Jeniffer Vitorino da Silva Alves A Robótica Pedagógica como ferramenta facilitadora no aprendizado da matemática no ensino fundamental II
19/09/2024 Eliana Munin da Silva Pedrosa DIFERENTES MÉTODOS PARA OBTENÇÃO DA MODA PARA DADOS AGRUPADOS: UMA REVISÃO
19/09/2024 Adriana Cristina de Oliveira O TRABALHO COM A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 4o ANO
30/09/2024 Fábio Teixeira Uma reflexão sobre a linguagem de programação Python como ferramenta no ensino de matemática