O grupo apresenta cinco linhas de pesquisa: organização e dinâmica do espaço agrário; produção do espaço urbano; abordagens teórico-metodológicas em geografia humana; dimensões político-culturais e Ensino de Geografia.
1) ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA DO ESPAÇO AGRÁRIO
Objetivo: Entender a dinâmica socioespacial e regional do campo, em especial, do Sul de Minas Gerais. Para tal, o foco não ficará nas questões agrícolas somente, mas estudando os elementos que compõem o espaço rural, seja nos aspectos populacionais, políticos, culturais ou ambientais. O enfoque principal dessa linha de pesquisa será a agricultura familiar com caráter interdisciplinar no estudo desse grupo social. Principais temáticas: |
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2) PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Objetivo: Aprofundar os estudos sobre a produção do espaço urbano, sua dinâmica e contradições, como no caso da reconfiguração espacial no momento atual de reestruturação produtiva e aprofundamento da divisão internacional do trabalho. Nesse contexto, analisar as transformações na estruturação interna das cidades pequenas, médias e grandes, assim como a reestruturação da rede urbana, em destaque para a região do sul de Minas Gerais. Principais temáticas: – A produção do espaço urbano – o espaço intra-urbano e a rede urbana, com destaque para a rede de cidades do sul de Minas; |
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3) ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM GEOGRAFIA HUMANA Objetivo: Discutir os marcos teóricos e metodológicos das pesquisas em geografia humana entendendo como os estudos regionais e sócio-espaciais estão delimitados conceitualmente na questão geográfica vislumbrando novos aportes teóricos para a pesquisa prática. Essa linha de pesquisa encaminha os pesquisadores a reflexão no ponto teórico-conceitual, tão importante para o aprofundamento da ciência geográfica. Principais temáticas: |
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4) DIMENSÕES POLÍTICO-CULTURAIS Objetivo: Analisar a sociedade e seus conflitos territorias, no âmbito político-cultural em suas diferentes escalas. Essa linha preocupa-se em discutir as questões territoriais, relações de poder, identidades e cultura e questões que envolvem o processo de globalização nas múltiplas territorialidades. Principais Temáticas: – Geografia Cultural; – Múltiplas territorialidades e Globalização. |
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5) ENSINO DE GEOGRAFIA Objetivo: Aprofundar as discussões sobre metodologia de ensino de geografia, buscando valorizar a Educação Geográfica. Compreender de forma ampla as Políticas Públicas Educacionais que interferem na formação de professores de geografia e nas condições de trabalho dos docentes, bem como acompanhar e analisar as políticas públicas curriculares de geografia. Principais temáticas: -Geografia escolar e transformação social; -Políticas Públicas Curriculares e a Educação Geográfica; -A formação dos professores de Geografia e a Geografia na educação básica; – A Ciência Geográfica e a Geografia Escolar |