Seminário UNIFAL e a Região de Alfenas

I SEMINÁRIO A UNIFAL-MG E A REGIÃO DE ALFENAS: As características socioeconômicas da Região Imediata de Alfenas

12 de março de 2024

Local: Auditório do Prédio B – UNIFAL Santa Clara

Inscrições CAEX: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/

O evento é resultante do Projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG “O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A UNIFAL-MG E AS PRÁTICAS ESPACIAIS NA REGIÃO IMEDIATA DE ALFENAS-MG” APQ-00172-22 sob coordenação do Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves, com os professores Ana Rute do Vale, Evânio Branquinho, Sandra de Castro de Azevedo e Roberto Mauro Fernandes membros da equipe. O projeto tem com objetivo principal compreender os impactos socioespaciais da Universidade Federal de Alfenas – MG na Região Imediata de Alfenas. Como objetivos específicos espera-se organizar informações socioeconômicas sobre os 13 municípios da Região Imediata de Alfenas; disponibilizar conhecimentos sistematizados e pesquisas sobre a Região Imediata de Alfenas e Discutir o papel e a importância da UNIFAL para o desenvolvimento regional. Nesse primeiro evento, tem como tema “As características socioeconômicas da Região Imediata de Alfenas”.

PROGRAMAÇÃO

13:30 – 14:00: Solenidade de Abertura

14:00 – 15:00: Palestra: A UNIFAL-MG e os impactos na Região Imediata de Alfenas-MG / Lançamento do Portal DATAFENAS

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves (Coordenador do Projeto – UNIFAL-MG)

15:00 – 17:00: Mesa-redonda: Diagnóstico socioeconômico da Região Imediata de Alfenas- MG

  • Características do setor industrial na Região Imediata de Alfenas – Clara Ribeiro Silva – (Mestre em Geografia / Bolsista BDCTI IV)
  • Características do setor terciário na Região Imediata de Alfenas – Abigail Bruna da Cruz (Mestre em Geografia / Bolsista BDCTI IV) e Danilo Lenine Ferreira do Amaral (Prof. Me. Substituto na Universidade Federal de Alfenas / Pesquisador GERES)
  • Características do setor agropecuário na Região Imediata de Alfenas – Juan Ramos Ribeiro de Aguiar (Universidade Federal de Alfenas / Bolsista BDCTI VI)
  • Características do setor educacional na Região Imediata de Alfenas – Camilly Souza do Nascimento Vicente (Universidade Federal de Alfenas / Bolsista BDCTI VI)

17:00 – 19:00: Intervalo – Coffee Break

19:00 – 21:00: Mesa-redonda: Regionalizações do IBGE e as Regiões Imediatas: planejamento, desenvolvimento e atuação

  • Regionalizações do IBGE e as Regiões Imediatas: Metodologia e aplicações – Paulo Wagner Teixeira Marques (Gerente de Regionalização na Coordenação de Geografia do IBGE – São Paulo)
  • A atuação regional do IBGE Alfenas-  Júlio Cesar Tercetti Belli (IBGE – Alfenas)