PUBLICAÇÕES

2015
- CARVALHO, R. S. de &; FERRAREZI Jr., Celso. De Alunos a Leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Editora Parábola, 2015.

2016
- FERRAREZI Jr., Celso; JESUS, Sérgio Nunes de (Orgs.). Ler e Gostar de Ler: isso é coisa que se aprende. Curitiba, PR: Editora CRV, 2016.

- FERRAREZI Jr., Celso; JESUS, Sérgio Nunes de. A violência doméstica: da perspectiva do discurso policial à análise linguístico-ideológica. In: FERRAREZI JUNIOR, Celso; JESUS, Sérgio Nunes de. Análise do discurso – afinidades epistêmicas franco-brasileiras. Curitiba: CRV, 2016. p. 169-190.

2017
- CARVALHO, R. S.; FERRAREZI Jr., Celso. Produzir Textos na Educação Básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Editora Parábola, 2017. 

- CARVALHO, Flaviane Faria et al. Histórias de quando a água chegou: um resgate literário/cultural dos relatos orais surgidos com a construção da Barragem de Furnas. Alfenas: UNIFAL-MG, 2017.

- CARVALHO, Flaviane Faria. A Videonarrativa Como Experiência Estética e Humanizadora na Produção de Memórias e Identidades. In: CARVALHO, F. F.; LEÓN, I. O. R. L.; CARVALHO, P. C. L.; BORGES, R. Histórias de quando a água chegou: um resgate literário/cultural dos relatos orais surgidos com a construção da Barragem de Furnas. Alfenas: UNIFAL-MG, 2017. p. 45-63.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. DIMENSÕES CRUZADAS: ESCRITAS DE UNIVERSITÁRIOS COMO APRESENTAÇÕES DISCURSIVAS NA ESFERA IDEOLÓGICA ACADÊMICA. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 83-104, 2017.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; PRINCIPE, G. Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 1090-1119, 2017.

2018
- CARVALHO, R. S.; FERRAREZI Jr., Celso. Oralidade na Educação Básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Editora Parábola, 2018.

- FERRAREZI Jr., Celso. A Pesquisa em Semântica de Contextos e Cenários: princípios e aspectos metodológicos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Questões sobre multimodalidade em materiais didáticos elaborados por professores em formação. In: Ana Silvia Moço Aparício; Silvio Ribeiro da Silva. (Org.). Gêneros textuais: mediadores no ensino e aprendizagem de línguas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. , p. 129-153.

2019
- FIAD, R. S.; FISCHER, A.; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Escritas acadêmicas com tecnologias digitais: práticas de letramentos em cursos brasileiros de Letras. In: Fabiana Komesu; Juliana Alves Assis. (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo - Ensaios sobre a escrita acadêmica. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019, v. 1, p. 104-121.

- FERRAREZI Jr., Celso. Semântica. São Paulo: Editora Parábola, 2019. (Coleção Linguística para o Ensino Superior - Parábola/Abralin, Vol. 6)

- SANTOS, Z.B.; CARVALHO, Flaviane Faria. A produção escrita de artigo no contexto acadêmico: as contribuições da abordagem Sistêmico-Funcional. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.22, n.3, p.835-859, jul./set.2019.

- SILVA, D.E.G.; CARVALHO, Flaviane Carvalho; CONDE, I. Articulações semióticas e significados sociais: uma proposta de análise crítica do discurso multimodal. In: SILVA, Denize Elena Garcia da. Práticas semiótico-discursivas: texto e imagem na (re)construção de identidades. Brasília, DF: Thesaurus, 2019. p. 203-248. 

2020
- CARVALHO, Flaviane Faria. O registro das memórias sobre a chegada das águas da Represa de Furnas à luz da interface entre as técnicas do documentário e da história oral: um relato de experiência. Escribanía, Manizales Caldas, v. 18, n. 1, p. 29-42, jan./jun. 2020.

- CARVALHO, Flaviane Faria. O ethos discursivo de Bolsonaro e Haddad: uma análise dos banners da campanha eleitoral sob o enfoque da multimodalidade. Calidoscópio, São Leopoldo, v.18, n.3, p. 616-630, set./dez. 2020.

- FUZA, A. F.; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E GÊNEROS DISCURSIVOS NAS DIFERENTES ÁREAS DA BNCC: REFLEXOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-26, 2020.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva; MACIEL, L.V. Carvalho.. Reflexões sobre escrita e ensino a partir do vestibular como elo dialógico entre práticas letradas. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 9, p. 152-169, 2020.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. "Nós que lutemos": ressignificando a formação de professores na pandemia. In: Juliana Alves Assis; Fabiana Komesu; Cédric Fluckiger. (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo: volume IV: efeitos da covid 19 em práticas letradas acadêmicas. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC-MINAS, 2020, v. 4, p. 327-350.

- NASCIMENTO, J. P. de B.; SAUERBRONN, F. F.; CAMPOS, Carla Leila. O.; BERNARDO, D. C. dos R. Entre o Técnico e Político: A Argumentação em uma Audiência Pública Sobre as Pedaladas Fiscais. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 17, p. 132-156, 2020.

- SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. Limpeza semi-automática de listas de candidatos a termo: Um exercício em Terminologia. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 23, p. 230-252, 2020.

2021
- ALCANTARA, G. P.; ADAO, G.V.E.S.; SOUZA, Jackson Wilke da Cruz; MARTINS, M.J.G.; BARBOSA, M.; SANTANA, M. O. A promoção da interdisciplinaridade no currículo escolar por meio do projeto (F)Atos da linguagem: entre a lógica e a linguística. Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, p. 113 - 114, 01 set. 2021. 

- ANDRADE, M.S.; CARVALHO, Flaviane Faria. Multimodalidade no livro didático de língua portuguesa: uma análise das atividades com foco na relação entre discurso e produção de sentidos. Cadernos Discursivos, Catalão-GO, v. 2, n. 1, p. 23-42, 2021.

- CANDIDO, C.C.S.; DINIZ, Daniele Oliveira; CANEDO Jr., E.; PAMPLIM, R.C.O. . O PIBID e suas contribuições no processo formativo de licenciandos em Pedagogia: Uma reflexão sobre o subprojeto UEMG Poços de Caldas. In: BRANDT, Andressa Graziele ; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa ; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da (Orgs.). Didática e Formação de Professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática. 1 ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. 2, p. 178-189.

- FERNANDES, R.K.M.; CARVALHO, Flaviane Faria. Linguagem e poder na ficção: uma análise crítica do discurso da obra 1984, de George Orwell. Trem de Letras, Alfenas, v. 8, n. 1, p.1-26, mar. 2021.

- MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Caminhos de observação dialógico-metodológicos para práticas de letramentos acadêmicos: uma discussão sobre leitura. In: FUZA, A. F.; BATISTA-SANTOS, D. O.; MELO, L. C.. (Org.). Leitura: aspectos teórico-metodológicos no ensino de línguas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 153-176.

- NASCIMENTO, J.P.B.; SAUERBRONN, F.F.; CAMPOS, Carla Leila Oliveira; BERNARDO, D.C.R. Entre o Técnico e Político: A Argumentação em uma Audiência Pública Sobre as Pedaladas Fiscais. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 17, p. 132-156, 2020.

- PESSOA, L.R.; CARVALHO, Flaviane Faria. As capas da obra o pequeno príncipe sob a perspectiva analítica da gramática do design visual. Trem de Letras, Alfenas, v. 7, n. 2, p. 1-43, jan. 2021.

- SILVA, C.F. ; RASSI, A.P.; SOUZA, Jackson Wilke da Cruz; RAMISCH, R.; ANTUNES, R.A.M.R.; CASELI, H.M. Quality of argumentation in political tweets: what is and how to measure it. Revista de Estudos da Linguagem, v. 29, p. 2537, 2021.

- SILVA SOBRINHO, Jair. Línguas naturais: Uma análise da variação linguística de comunidades típicas rurais brasileiras frente às variedades linguísticas de prestígio urbanizadas. In: SANTOS, M.P.(org.). Educação especial, Inclusão e diversidade: contextos, saberes e práticas escolares. Curitiba: Bagai, 2021. Cap. 12. p. 54-62. Link.

- SILVA SOBRINHO, Jair; FERRAREZI Jr., Celso. Comunidade dos Gomes: notícia sociolinguística do falar de uma comunidade típica na região de Juruaia/MG. Trem de Letras, v. 8, n. 1, p. e021017, 22 jun. 2021.

- SILVA, M.E.F.A.E.; SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. A análise do discurso e a construção da figura feminina em Chico Buarque. Revista Roseta, 09 jul. 2021.

- SIMÃO, M.F.; CARVALHO, Flaviane Faria. Multimodalidade e design editorial: uma proposta de Manual de Redação da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG. Gutenberg -Revista de Produção Editorial, Santa Maria, RS, Brasil, v.1, n.2,p.1-28, 2021.

- SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. O papel do corpus de estudo no aprimoramento descritivo da complementaridade informacional multidocumento. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 29, p. 1059, 2021.

- SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. A divulgação científica cindida entre a objetividade e subjetividade: algumas reflexões e contribuições. Trem de Letras, v. 8, n. 3, p. e021004, 30 dez. 2021.

- TANIWAKI, S.F.B ; SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. Criação e Anotação do corpus de resumos científicos de Ciências Sociais Aplicadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 437-441.

- TANIWAKI, S.F.B ; SOUZA, Jackson Wilke da Cruz. Relatório Técnico do corpus de resumos científicos: geração de recursos linguísticos para ferramentas automáticas de auxílio à escrita. Relatório técnico. Varginha/MG – MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2021. 39f. ISBN: 978-65-86489-51-4.



2022
- FERRAREZI Jr., Celso. Educação: direto ao assunto – nossas mazelas e nossas esperanças. 2. ed. Ana Christina de Souza Damasceno, Elizângela Ataíde de Souza Morais, Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva, Jorge Luís de Freitas Lima (Orgs.). Sérgio Nunes de Jesus (Coordenação). Curitiba: CRV, 2022. (Coleção Ciência Aberta – volume 21) DOI 10.24824/978652511988.5

FERRAREZI Jr., Celso & JESUS, Sérgio N. d. (Orgs). Figuras e Tropos em Contextos Sociais. Curitiba: Editora CRV, 2022. (Publicação conjunta entre o GPLin e o Grupo de Pesquisas Práticas Discursivas da Amazônia).

FERRAREZI Jr., Celso & JESUS, Sérgio N. d. (Orgs). Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: a obra de Valentin Volòchinov – de 1920 aos dias atuais. São Carlos: Pedro & João Editores 2022. (Publicação conjunta entre o GPLin e o Grupo de Pesquisas Práticas Discursivas da Amazônia).