Chamada de Trabalhos

CHAMADA DE TRABALHOS

SEMINÁRIO MARX 200 – 1968+50

A ATUALIDADE DE MARX E AS LUTAS SOCIAIS NO SÉCULO XXI

Informações Gerais aos participantes:

O Seminário Marx 200 – 1968+50 espera receber trabalhos, estudos e pesquisas concluídas ou em andamento que tenham como objeto de investigação a obra teórica de Marx e/ou a teoria marxista ou ainda, que utilizem o arcabouço teórico-metodológico de Marx e da teoria marxista no desenvolvimento de pesquisas empíricas. Também espera receber trabalhos que tratem das lutas sociais nos séculos XX e XXI, preferencialmente, fazendo relações com os movimentos de 1968. O evento acolherá, portanto, estudos, trabalhos e pesquisas de natureza teórica ou empírica, concluído ou em andamento, que dialoguem, na grande área das Ciências Humanas e Sociais, com alguma das temáticas presentes nos Grupos de Trabalho. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos (resumo) como autor ou como co-autor.

I) Prazos:

Submissão de Resumos: 09 de agosto a 25 de setembro

Avaliação e apreciação:  25 de setembro a 25 de outubro

Divulgação dos trabalhos aceitos e aprovados: 26 de outubro

Prazo para envio de trabalho completo aceito e aprovado: 26 de outubro a 08 de dezembro

II) Normas:

Resumo (Simples):

Os resumos a serem submetidos para avaliação devem ser escritos em português e obedecer às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de textos científicos conforme as seguintes especificações:

  • O layout da página em tamanho A4, margens esquerda e superior 3cm, direita e inferior 2cm.
  • O título deve vir em caixa alta, negrito e centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Abaixo do título, alinhado à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, deve ser escrito o nome completo dos(as) autores(as), sendo o primeiro nome o do(a) autor(a) principal do trabalho, e os demais nomes dos(as) coautores(as). Deve-se inserir uma nota de rodapé na página, contendo informações acadêmicas dos(as) autores(as) e coautores(as), seguindo a ordem: titulação acadêmica, curso e universidade; e-mail para contato. Para a nota de rodapé, utilizar: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, justificado.
  • Abaixo do nome do autor, deverá ser indicado de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto.
  • A indicação do Grupo de Trabalho ao qual se submete o resumo deve ser feita logo abaixo da descrição das palavras-chave, tendo escrito o número e o nome completo do Grupo de Trabalho escolhido.
  • O texto do resumo deve ser escrito em parágrafo único, fonte Times New Roman, tamanho 12 na cor preta, de forma justificada, espaçamento entre linhas simples.
  • O texto dos resumos deverá obedecer a um mínimo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço e um limite máximo de 3.000 (três mil) caracteres com espaço. Preferencialmente, o resumo deverá conter (introdução, referencial teórico-metodológico, resultados e discussão, caso seja pesquisa concluída).

VER MODELO DE RESUMO NO SITE DO EVENTO: http://www.unifal-mg.edu.br/marx200/

Trabalhos Completos

Nome(s) dos(as) autores(as) e da(s) instituição(ões) com alimento à direita;

Incluir em nota de rodapé email de contato dos(as) autores(as) e a agencia financiadora, se houver;

Tamanho do texto: mínimo de 14 e máximo de 20 páginas.

O texto completo pode conter ilustrações, figuras e gráficos com as fontes devidamente mencionadas;

Digitação e Formatação: formato em Word for Windows ou similar; Fonte Times New Roman; Tamanho 12; Papel A4; Margem superior e esquerda com 3cm; Margem direita e inferior com 2cm; Espaçamento entre linhas: texto completo 1,5; Alinhamento Justificado; Páginas numeradas margem inferior Direita; Citações e bibliografia devem acompanhar as normas da ABNT.

Os trabalhos completos, aceitos e aprovados, deverão ser encaminhados por email até dia 08 de dezembro para: seminarionacionalmarx200@gmail.com

VER MODELO DE TRABALHO COMPLETO NO SITE DO EVENTO: http://www.unifal-mg.edu.br/marx200/

III) Inscrições e Submissões de Trabalho

Para se inscrever e submeter trabalho é preciso se cadastrar e se inscrever no CAEX (Controle de Ações de Extensão), acessando o site da Universidade Federal de Alfenas: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/

Maiores Informações, acesse o site: http://www.unifal-mg.edu.br/marx200/

Ou entre em contato pelo email: seminarionacionalmarx200@gmail.com

IV) Grupos de Trabalho/Sessões de Comunicações

GT 1 – A Obra Teórica de Marx

Ementa: Assim como Marx submeteu teorias à sua crítica, sua própria obra não está livre de um exame criterioso a partir de suas próprias categorias. O GT pretende reunir trabalhos teóricos, concluídos ou em andamento, que discutem a obra de Marx e suas possibilidades de leitura, seu estatuto teórico-metodológico e o materialismo histórico e dialético. Serão acolhidos exames críticos acerca das polêmicas suscitadas pela obra de juventude e maturidade de Marx, bem como a atualidade de sua teoria hoje e sua eventual crise.

GT 2 – Capitalismo, Produção, Relações de Classe e Trabalho

Ementa: Partindo da tradição marxiana e marxista, o GT busca reunir pesquisas e trabalhos – teóricos e empíricos – que analisam as transformações do capitalismo, reestruturação produtiva do capital, as novas formas de organização e dominação do trabalho e a nova morfologia da classe trabalhadora. Serão aceitos trabalhos concluídos ou em andamento que abordem temáticas relacionadas à precarização, terceirização e flexibilização do trabalho, as novas formas de assalariamento, discussões sobre as relações classe e raça, classe e gênero, classe e geração, bem como as formas de resistências da classe trabalhadora e suas lutas sociais e sindicais na atualidade.

GT 3 – Marxismo, Gênero, Raça e Sexualidade

Ementa: O GT pretende reunir trabalhos teóricos e empíricos que pensam as relações sociais de raça e sexo no capitalismo. Assim, serão acolhidas análises sobre a imbricação entre classe, raça e gênero. Estudos sobre racismo, homofobia e sexismo (relações sociais entre os sexos) são esperados. Reflexões sobre o diálogo entre marxismo e feminismo serão também recebidos.

GT 4 – Democracia, Capitalismo e Estruturas de Poder

Ementa: O GT pretende reunir trabalhos teóricos e empíricos que realizem uma reflexão sobre a política, a democracia e as estruturas de poder nas sociedades contemporâneas. Trabalhos que analisem a relação do pensamento de Marx com a política e as análises marxistas sobre as estruturas de poder na sociedade capitalista serão bem vindos. Também serão aceitas reflexões sobre os dilemas e desafios das democracias contemporâneas diante dos poderes econômicos e da hegemonia da razão neoliberal, assim como reflexões sobre formas de democratização da vida social e fortalecimento da democracia para o século XXI.

GT 5 – Globalização, Neoliberalismo e Dependência

Ementa: O GT tem o objetivo de provocar uma reflexão, a partir de orientações teóricas marxistas, acerca das relações econômicas que configuram a dependência em âmbito mundial. Desta forma, a globalização e o neoliberalismo, enquanto processos que aprofundam a dependência das economias periféricas, são temas centrais desse GT. Serão admitidos estudos que abordem: as relações comerciais e a transferência de valor das economias periféricas para as centrais; a abertura e a desregulamentação  dos mercados; o imperialismo e o capitalismo dependente.

GT 6 – História, Economia, Desenvolvimento e Ecossocialismo

Ementa: A noção de desenvolvimento em Marx está intimamente relacionada à história e à economia. Para realizar sua crítica da economia política, o pensador alemão mergulhou na essência do funcionamento do modo de produção capitalista, sem negar as especificidades de tempo e lugar das formações sociais. Ao borrar a linha entre abstrato e concreto, teoria e prática, os estudos de Marx contribuíram decisivamente para a análise do desenvolvimento das formações sociais capitalistas e para a crítica do mercado, baseado na propriedade privada dos meios de produção, como forma predominante de organização social. As contradições e os limites do modo de produção capitalista passaram a ser considerados intrínsecos ao seu desenvolvimento. As mazelas geradas por essa dinâmica – exclusão social, degradação ambiental, relações de poder assimétricas entre países – suscitam um debate permanente sobre alternativas de organização social, como o Ecossocialismo. São benvindos neste GT trabalhos que tratem de temas relativos 1) ao desenvolvimento do modo de produção capitalista a partir da história e da economia, como mudanças histórico-institucionais, crises econômicas, questões metodológicas, etc.  e 2) ao Ecossocialismo, como conflitos socioambientais, crise ecológica e tensões entre capitalismo e proteção do meio ambiente.

GT 7 – Crise, Revolução e Transição ao Socialismo

Ementa: A proposta do Grupo de Trabalho é estabelecer um espaço de reflexão no qual a correlação entre crise e revolução, tanto no plano teórico das elaborações marxianas e marxistas quanto no plano histórico, sirvam de referência para o debate em torno das formas de transição ao socialismo. Serão admitidos trabalhos no âmbito da filosofia, das ciências sociais, das ciências sociais aplicadas, da história e da teoria crítica que tenham como abordagem central o tema da crise e da revolução na obra de Marx e polêmicas entre marxistas sobre estes tópicos, podendo articular este debate com o problema das formas de transição ao socialismo.  

GT 8 – Movimentos Sociais, Educação e Juventude

Ementa: Este GT receberá trabalhos que apresentem reflexões teóricas e metodológicas sobre movimentos sociais de juventude, estudantis, sindicais e feminismos com enfoque para o ano de 1968, em nível nacional e internacional.