Grupos de Trabalhos/Sessões de Comunicações

As sessões de comunicação estão publicadas aqui: TRABALHOS-APROVADOS

GT 1 – A Obra Teórica de Marx
Coordenação: Prof. Dr. Luciano Cavini Martorano – ICSA/UNIFAL-MG e Prof. Dr. Francisco Xarão – UNIFAL- MG
Ementa: Assim como Marx submeteu teorias à sua crítica, sua própria obra não está livre de um exame criterioso a partir de suas próprias categorias. O GT pretende reunir trabalhos teóricos, concluídos ou em andamento, que discutem a obra de Marx e suas possibilidades de leitura, seu estatuto teórico-metodológico e o materialismo histórico e dialético. Serão acolhidos exames críticos acerca das polêmicas suscitadas pela obra de juventude e maturidade de Marx, bem como a atualidade de sua teoria hoje e sua eventual crise.

RESUMOS GT1: RESUMOS GT1

GT 2 – Capitalismo, Produção, Relações de Classe e Trabalho
Coordenação: Vanessa Tavares de Jesus Dias – ICSA/UNIFAL-MG
Ementa: Partindo da tradição marxiana e marxista, o GT busca reunir pesquisas e trabalhos – teóricos e empíricos – que analisam as transformações do capitalismo, reestruturação produtiva do capital, as novas formas de organização e dominação do trabalho e a nova morfologia da classe trabalhadora. Serão aceitos trabalhos concluídos ou em andamento que abordem temáticas relacionadas à precarização, terceirização e flexibilização do trabalho, as novas formas de assalariamento, discussões sobre as relações classe e raça, classe e gênero, classe e geração, bem como as formas de resistências da classe trabalhadora e suas lutas sociais e sindicais na atualidade.

RESUMOS GT2: RESUMOS GT2

GT 3 – Marxismo, Gênero, Raça e Sexualidade
Coordenação: Profª Drª Santiane Arias Ribeiro – ICSA/UNIFAL-MG e Profª. Drª. Marta Rovai – UNIFAL-MG
Ementa: O GT pretende reunir trabalhos teóricos e empíricos que pensam as relações sociais de raça e gênero no capitalismo. Assim, serão acolhidas análises sobre a imbricação entre classe, raça e gênero. Estudos sobre racismo, homofobia e sexismo (relações sociais entre os sexos) são esperados. Reflexões sobre o diálogo entre marxismo e feminismo serão também recebidos.

RESUMOS GT3: RESUMOS GT3

GT 4 – Democracia, Capitalismo e Estruturas de Poder
Coordenação: Prof. Dr. Gleyton Carlos da Silva Trindade – ICHL/UNIFAL-MG
Ementa: O GT pretende reunir trabalhos teóricos e empíricos que realizem uma reflexão sobre a política, a democracia e as estruturas de poder nas sociedades contemporâneas. Trabalhos que analisem a relação do pensamento de Marx com a política e as análises marxistas sobre as estruturas de poder na sociedade capitalista serão bem vindos. Também serão aceitas reflexões sobre os dilemas e desafios das democracias contemporâneas diante dos poderes econômicos e da hegemonia da razão neoliberal, assim como reflexões sobre formas de democratização da vida social e fortalecimento da democracia para o século XXI.

RESUMOS GT4: RESUMOS GT4

GT 5 – Globalização, Neoliberalismo e Dependência
Coordenação: Profª Drª Débora Juliene Pereira Lima – ICSA/UNIFAL-MG
Ementa: O GT tem o objetivo de provocar uma reflexão, a partir de orientações teóricas marxistas, acerca das relações econômicas que configuram a dependência em âmbito mundial. Desta forma, a globalização e o neoliberalismo, enquanto processos que aprofundam a dependência das economias periféricas, são temas centrais desse GT. Serão admitidos estudos que abordem: as relações comerciais e a transferência de valor das economias periféricas para as centrais; a abertura e a desregulamentação dos mercados; o imperialismo e o capitalismo dependente.

RESUMOS GT5: RESUMOS GT5

GT 6 – História, Economia, Desenvolvimento e Ecossocialismo
Coordenação: Prof. Dr. Thiago Fontelas Rosado Gambi – ICSA/UNIFAL-MG e
Prof. Me. José Roberto Porto de Andrade Júnior – ICSA/UNIFAL-MG.
Ementa: A noção de desenvolvimento em Marx está intimamente relacionada à história e à economia. Para realizar sua crítica da economia política, o pensador alemão mergulhou na essência do funcionamento do modo de produção capitalista, sem negar as especificidades de tempo e lugar das formações sociais. Ao borrar a linha entre abstrato e concreto, teoria e prática, os estudos de Marx contribuíram decisivamente para a análise do desenvolvimento das formações sociais capitalistas e para a crítica do mercado, baseado na propriedade privada dos meios de produção, como forma predominante de organização social. As contradições e os limites do modo de produção capitalista passaram a ser considerados intrínsecos ao seu desenvolvimento. As mazelas geradas por essa dinâmica – exclusão social, degradação ambiental, relações de poder assimétricas entre países – suscitam um debate permanente sobre alternativas de organização social, como o Ecossocialismo. São benvindos neste GT trabalhos que tratem de temas relativos 1) ao desenvolvimento do modo de produção capitalista a partir da história e da economia, como mudanças histórico-institucionais, crises econômicas, questões metodológicas, etc. e 2) ao Ecossocialismo, como conflitos socioambientais, crise ecológica e tensões entre capitalismo e proteção do meio ambiente.

RESUMOS GT6: RESUMOS GT6

GT 8 – Movimentos Sociais, Educação e Juventude
Coordenação: Profª. Drª. Maria Ribeiro do Valle – UNESP-Araraquara e Prof. Dr. Luis Groppo – UNIFAL-MG
Ementa: Este GT receberá trabalhos que apresentem reflexões teóricas e metodológicas sobre movimentos sociais de juventude, estudantis, sindicais e feminismos com enfoque para o ano de 1968, em nível nacional e internacional.

RESUMOS GT8: RESUMOS GT8