Calendário 2019-2

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO PIEPEX – TCP

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2019/2

Apresentação

PROGRAMA INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

PIEPEX


 

Apresentação do PIEPEX

Os projetos pedagógicos dos cursos precisam garantir a formação global e crítica para os envolvidos no processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos.

Sabemos que a transformação de um modelo de sociedade, restrita a poucos, somente será possível se os cidadãos tiverem condições de acesso permanente aos conhecimentos e tecnologias produzidos e participarem efetivamente nas decisões sobre os rumos e formas da organização social e econômica.

Em uma sociedade complexa como a nossa, a universidade é uma das instâncias mais importantes entre as responsáveis por oportunizar aos cidadãos a construção de saberes imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às ações individuais e coletivas. A fim de que esse processo se concretize, é fundamental o esforço da comunidade, dos educadores e dos governantes para ofertar educação de qualidade, que desenvolva práticas que configurem tanto as transformações almejadas para a sociedade quanto à formação humana para a promoção da vida.

Neste sentido, é fundamental criar condições para que o futuro profissional entenda que, se é importante ter consciência dos problemas, também e importante que seja capaz de propor alternativas para a sociedade brasileira. Deve-se trabalhar com os discentes, discutindo, pesquisando e elaborando propostas de solução e/ou alternativas para mudanças (FAVERO, 1996: 67).

A nova proposta pedagógica fundamenta-se na certeza de que o discente é sujeito ativo no processo de construção do seu conhecimento, cabendo ao professor a condução dos processos de ensino e aprendizagem pelo permanente desafio do raciocínio do discente e pela progressiva integração de novos conhecimentos às experiências prévias. O conteúdo passa a ser organizado através de sucessivas aproximações e em níveis crescentes de complexidade.