Campanha: USE CANECAS em vez de copos descartáveis

Campanha lançada pela PRACE em 2013 com o objetivo de eliminar a utilização de copos descartáveis nos Restaurantes Universitários da UNIFAL-MG.

Portanto, gostaríamos refletir um pouco com você a respeito desta ação e sua importância para preservação do meio ambiente.

POR QUE DEVEMOS EVITAR O COPO DESCARTÁVEL? Aqui estão alguns motivos:

• o plástico não é um material biodegradável;

• portanto, é poluidor do meio ambiente;

• demora em média 200 anos para se decompor;

• sua vida útil é muito pequena, às vezes chega a durar 13 segundos após sair do display;

• estão em número cada vez maior nos aterros sanitários;

• sua produção utiliza muita água e energia elétrica;

• o plástico provém do petróleo (fonte não renovável que demora anos para se formar);

• grande impacto ambiental na extração do petróleo;

• o poliestireno do copo descartável em contato com bebidas quentes libera o estireno, que é um monômero tóxico apontado com cancerígeno;

• na produção do copo descartável a participação do poliestireno reciclado é mínima, desta forma todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável;

• sua reciclagem consome muita água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável.

VEJA COMO ERA O CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO RU DE ALFENAS:

• Diário: 1.300 und

• Semanal: 7.200 und

• Mensal: 28.600 und

• Anual: 315.000 und

O QUE FAZER PARA RECEBER MINHA CANECA?

As canecas são entregues no início de cada semestre aos calouros no primeiro mês de aula. A próxima entrega está prevista para o momento em que os primeiros períodos retornarem para as aulas presenciais. Fique atento(a), você será comunicado por e-mail e também por meio de cartazes na entrada dos Restaurantes Universitários.

MAS E SE EU NUNCA RECEBI MINHA CANECA? Os alunos que ainda não retiraram sua caneca devem retirá-la na PRACE.

MAS EU NÃO SOU ESTUDANTE! Você pode colaborar trazendo sua própria caneca ou pegar um copo descartável com a funcionária do caixa do RU.

A cada novo semestre os calouros receberão sua caneca.

Contamos com a sua participação!