Programa de Formação de Professores- Unifal-MG e SMED-Alfenas/MG juntas por uma educação democrática e inclusiva

Enviado por debora.faria em qui, 28/06/2018 – 14:33

O Programa de Formação de Professoræs está estruturado em dois projetos: Diálogos em rede: experiência e protagonismo docente e Ações dialógicas: educação e transformação social, cujas ações estão articuladas entre si, pois possuem a mesma raiz teórico-metodológica: a prática da construção do conhecimento por meio da pesquisa, tendo as experiências vividas na sociedade, cultura, escola, com o estudante, na docência, como elementos basilares para a formação. Organizados por eixos temáticos, os projetos contemplam atividades voltadas para as diferentes etapas e modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de pessoas jovens e adultas, educação especial e educação inclusiva. Além desses projetos, temos também o Grupo de Estudos em aprendizagem dialógica e o Seminário: compartilhando experiências, tecendo saberes, quando apresentaremos os resultados das experiências e conhecimentos construídos durante os nossos encontros. A ideia é produzir, ao longo do percurso previsto para 2 anos de atividades, um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazos a ser apresentado à Secretaria de Educação de Alfenas; além de consolidar uma Rede de professores pesquisadores em Educação, envolvendo a Educação Básica e o Ensino Superior.