Terapia em grupo promove espaço de partilha e promoção de saúde na UNIFAL-MG

Novos encontros do projeto “Roda de Terapia Comunitária Integrativa” a partir do dia 21/02

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em parceria com a Escola de Enfermagem e outros colaboradores, dará sequência ao projeto de Extensão “Roda de Terapia Comunitária Integrativa: espaço de partilha e promoção de Saúde”, iniciado no ano de 2016.

Destinado a servidores e alunos da UNIFAL-MG, bem como à comunidade externa, o projeto reiniciará seus encontros a partir do dia 21/02, sempre às terças-feiras, às 17h, no prédio R, sala 107, na sede da Instituição.

“Não há necessidade de inscrição prévia”, comenta Vânia Regina Bressan, pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis e coordenadora do projeto, acrescentando: “Alunos da UNIFAL-MG receberão duas horas de atividade complementar a cada participação”.

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma técnica de trabalho com grupos para prevenção e promoção da saúde, onde o foco é o sofrimento e não a doença. Tem o objetivo de acolher o sofrimento dos sujeitos por meio de espaços de troca, palavra e vínculo, procurando suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo. “Acredita-se que as soluções possam vir do coletivo, das identificações com o outro e do respeito às diferenças”, explica Vânia.

Segundo a coordenadora do projeto, os terapeutas comunitários atuam como mediadores, procurando estimular e favorecer a partilha de experiências de vida, no sentido de realçar e valorizar o saber produzido pela vivência de cada um. “Isso possibilita o resgate da autoestima, na medida em que o grupo se apropria das qualidades e forças que já existem em potência nas relações. Propicia também a construção de redes de apoio social e a autonomia dos indivíduos e da comunidade”, complementa.

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) foi elaborada e desenvolvida há 30 anos pelo professor Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará. A técnica da TCI integra, desde 2008, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde.

Com informações: Vânia Regina Bressan, pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis

quinta-feira, 16 Fevereiro, 2017 – 08:11