UNIFAL-MG realiza Semana de Educação Sexual Preventiva

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2019 foi realizada no Campus de Varginha a “Semana de Educação Sexual Preventiva”, com o objetivo de fomentar a discussão sobre o assunto e viabilizar o acesso dos estudantes aos serviços de saúde do município.
O evento teve como primeira atividade a palestra “Infeccções Sexualmente Transmissiveis e métodos de prevenção”, ministrada por Veronica Scottini Milêu e Rafael Moreira Reis, momento em que foram distribuídas cartilhas de educação sexual preventiva, fôlderes informativos, cartazes de campanhas promovidas pelo SUS e preservativos.
A programação contou ainda com testagem rápida para as IST (infecções sexualmente transmissíveis), com grande participação dos estudantes.
Além dos e-mails enviados pela Prace para convidar os discentes, a divulgação recebeu ajuda do discente mobilizador do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida) Goedson Paulo Leite da Silva,  por meio do diálogo com estudantes no campus e nas redes sociais.
De acordo com Goedson, “considerando o fato de estigmas sobre o assunto serem ainda muito fortes mesmo se tratando do âmbito universitário, avaliamos que os números de testagens e até mesmo de participantes na palestra foram muito significativos”.
Para a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Anayara Raíssa Pereira de Souza, a parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Varginha viabiliza a construção do trabalho na perspectiva de promoção em saúde e aproxima a comunidade universitária dos serviços disponiveis pelo SUS. Além disso, garante o acesso rápido aos exames para identificação das IST e deixa evidente que é fundamental compartilhar informações e abordar de forma ampliada as questões que envolvem a sexualidade dos jovens.
A Prace planeja realizar a campanha uma vez por semestre, a fim de construr um diálogo continuado com os estudantes, visando à conscientização, ao enfrentamento de estigmas e à produção de conhecimento como estruturante da prevenção e educação sexual.

terça-feira, 19 Novembro, 2019 – 17:48