Estrutura disponível para o curso

INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL PARA O PROFIAP

Campus da UNIFAL-MG em Varginha – MG

O campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas conta com área de aproximadamente 137.000 m² onde está alocado o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Este possui localização privilegiada, distante aproximadamente 4 km do centro da cidade, em local de fácil acesso, servido por importantes avenidas que se conectam à BR-491 e ao centro da cidade. A região possui comércio bem desenvolvido e independente do centro comercial da cidade, proporcionando facilidades e conforto aos estudantes, e dispõe de áreas que possibilitam expansão futura da Universidade. A área, também, é próxima ao Batalhão da Polícia Militar, o que proporciona segurança à comunidade acadêmica e à estrutura do Campus.  Também há a Unidade de Pronto Atendimento – UPA próxima ao Campus.

A estrutura física do Campus contempla, atualmente, 4 prédios para o desenvolvimento de atividades administrativas, além de 2 prédios adicionais, sendo um onde funciona o Restaurante Universitário e outro denominado “Serviços Gerais” onde funciona parte da área administrativa, informática, transportes, almoxarifado e oficinas de manutenção. Além destes, conta também com uma área esportiva composta de um ginásio coberto, uma quadra poliesportiva descoberta e um campo de futebol “society” que são servidos por depósito e vestiários.

 

Área de construção por prédio

Prédio Área construída
A

1235,70

B

1498,16

C

1177,28

D

4300,14

X

32,64

Centro Esportivo

3545

Restaurante Universitário

1000

Serviços Gerais

2390

TOTAL DE ÁREA CONSTRUÍDA

15.178,92 m²

 

Estrutura para o PROFIAP

 

Laboratório de pesquisa

No prédio A estão alocadas a estrutura administrativa e acadêmica. Possui sala de reunião, atendimento a alunos, sala de reprografia, sala de aula diferenciada, além de laboratório de informática para pós-graduação e pesquisa que conta com 18 computadores, ar-condicionado e “datashow”.

Biblioteca

A Biblioteca Setorial do Campus Varginha (BSCV), junto com a Biblioteca Central (Alfenas) e a Biblioteca Setorial do Campus Poços de Caldas, faz parte do sistema integrado de bibliotecas da UNIFAL-MG. Um dos principais objetivos das bibliotecas é dar suporte e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da graduação e pós-graduação, de forma a oferecer subsídios às diferentes linhas de pesquisa acadêmica.

A atualização do acervo bem como a aquisição de materiais bibliográficos visa contemplar as bibliografias básicas e complementares das unidades curriculares que compõem a dinâmica curricular dos cursos.

As bibliotecas da UNIFAL-MG possuem convênio com a Rede Bibliodata-FGV (rede nacional de catalogação cooperativa) visando a agilização dos serviços de catalogação e redução dos custos, além da difusão do acervo bibliográfico. A Biblioteca está totalmente automatizada com o software de gerenciamento Sophia, que permite a integração dos acervos das bibliotecas da universidade, possibilitando aos usuários acesso aos materiais de todas as áreas do conhecimento através do empréstimo entre bibliotecas.

O acervo da Biblioteca Central, situada em Alfenas, conta atualmente com 9.000 títulos ofertados em 39.805 exemplares. Quanto aos periódicos, são 1.061 títulos distribuídos em 35.185 exemplares. Neste acervo estão incluídas obras e periódicos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Sociais e Ciências Humanas. O acesso ao acervo e aos serviços da biblioteca pode ser feito por meio do software Sophia. Os usuários podem consultar via internet o acervo da biblioteca, realizar levantamentos bibliográficos e fazer reservas e renovações das obras requeridas.

A Biblioteca do Campus Varginha possui cerca de 460 m² de área construída. Tendo como principal objetivo facilitar aos docentes, discentes e comunidade em geral o acesso à informação e ao conhecimento.

A Biblioteca oferece aos usuários os seguintes serviços:

  • atendimento ao usuário: orientação aos usuários quanto à recuperação das informações no acervo e a utilização dos serviços oferecidos;
  • empréstimo domiciliar;
  • renovação de empréstimos;
  • sistema de reserva de livros;
  • consulta à base local e remota;
  • acesso ao Portal de Periódicos da CAPES;
  • acesso às bases de dados online;
  • levantamento bibliográfico online quando solicitado;
  • COMUT e BIREME: serviços de comutação bibliográfica que permitem localizar e solicitar cópias de artigos de periódicos e teses no Brasil e no exterior;
  • intercâmbio de publicações;
  • acesso à internet para alunos, professores e técnico administrativos;
  • treinamento de usuários;
  • visita orientada;
  • catalogação na fonte;
  • orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos.

 

A Biblioteca do Campus de Varginha atualmente dispõe do seguinte acervo:

Obras Nº de títulos Nº de exemplares
CD-ROM

7

7

Dissertações e teses

24

24

DVD

14

15

Livros

3382

9063

Notebook

(para empréstimo a alunos carentes)

1

20

Periódicos

132

2955

Total

3560

12084

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A consulta ao acervo é aberta à comunidade em geral.

A Biblioteca oferece, ainda, aos usuários os seguintes serviços cooperativos e convênios:

– BIREME – Centro Latino Americano e do Caribe de informações em Ciências da Saúde – Rede Nacional;

– IBICT/BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações;

– IBICT/CCN – Catálogo Coletivo Nacional;

– IBICT/COMUT – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas;

– PORTAL PERIÓDICOS CAPES;

– REDE BIBLIODATA (FGV) – Rede Nacional de Catalogação Cooperativa;

– ISI – Web of Science.

A BSCV, também, está totalmente automatizada com o software SophiA. Ela conta atualmente com 4 computadores, que funcionam como terminais de consulta e pesquisa.

 

Além destes recursos para o PROFIAP, o campus conta ainda com outros recursos compartilhados, tais como: laboratórios de informática com internet e Datashow, salas de aula com computador e Datashow, acesso “wi-fi” para os alunos e servidores, área esportiva, Restaurante Universitário e auditório com 178 lugares com sistema de som e projeção. É importante salientar que todos os prédios do Campus tem acessibilidade por rampa ou elevadores, no caso dos edifícios com mais de um pavimento.

Todos docentes do Campus possuem gabinete individual contando com computador com acesso à internet.

 

Algumas fotos:

 

O Campus conta com ruas asfaltadas e estacionamentos para Professores e Servidores administrativos, além de redes de esgoto, água, energia elétrica, internet com link de 100 Mb (reais), além de contar manutenção constante da estrutura física e equipamentos, visando recursos para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Desta forma, a infraestrutura do novo Campus foi concebida para atender às necessidades da graduação, pós-graduação e atividades administrativas.

 

Informações do pessoal técnico-administrativo

 

O quadro técnico-administrativo está composto, atualmente, por 26 (vinte e seis) técnicos, sendo que 23 destes são mestres ou estão cursando mestrado.