Formulários

1. Aproveitamento e transferência de créditos: aqui.

 

2. Prorrogação do prazo de defesa (dilatação): aqui. A solicitação deve ser preenchida, salva no formato PDF/A, assinada com assinaturas eletrônicas gov.br (tanto do discente, quanto do orientador) e enviada, com uma cópia do histórico acadêmico, para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br.

O discente deve pedir prorrogação por 3 meses ou por 6 meses. Caso a solicitação de prorrogação seja de 6 meses, é necessário enviar também a justificativa em formato PDF/A e assinada com assinaturas eletrônicas do gov.br (tanto do discente, quanto do orientador), com as devidas comprovações, se for o caso. Caso a solicitação de prorrogação seja de 3 meses, não é necessária justificativa. Caso não ocorra a defesa da Trabalho de Conclusão de Curso em, no máximo 30 meses, o discente estará automaticamente desligado do PROFIAP.

 

3. Solicitação de qualificação (projeto de TCC): aqui. A solicitação deve ser preenchida, salva no formato PDF/A, assinada com assinaturas eletrônicas gov.br (tanto do discente, quanto do orientador) e enviada, com uma cópia do histórico acadêmico, para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br. Atenção para a composição das Bancas Examinadoras:

As Bancas Examinadoras, tanto de qualificação, quanto de defesa, do PROFIAP deverão ter a composição mínima de um membro QUE SEJA EXTERNO À UNIFAL-MG E QUE SEJA TAMBÉM CREDENCIADO À REDE PROFIAP NA CATEGORIA PERMANENTE e um membro EXTERNO À REDE PROFIAP E QUE SEJA TAMBÉM MEMBRO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO OU DOUTORADO (PODE SER DA UNIFAL-MG, DESDE QUE NÃO FAÇA PARTE DA REDE PROFIAP), ambos com seus respectivos suplentes. Os membros da Banca Examinadora deverão possuir grau de Doutor e publicações ou orientações na área temática do trabalho a ser avaliado, conforme Artigo 13 das Normas Acadêmicas Nacionais PROFIAP (atualização: 06/01/2023). O orientador já é automaticamente considerado o presidente da Banca Examinadora, por isso a composição mínima contempla 2 outros membros e seus 2 respectivos suplentes. Não é permitida a participação de membros com parentesco de primeiro grau entre si ou com o mestrando, ex-orientandos do orientador do trabalho e com outros vínculos que possam representar conflito de interesses. Não é permitida a repetição de composição de banca para diferentes mestrandos dentro de um mesmo período avaliativo quadrienal. Para conferir os docentes credenciados à Rede PROFIAP, clique aqui.

O formulário deverá ser enviado somente se o histórico do(a) discente comprovar aprovação em 180 horas de disciplinas obrigatórias e em 180 horas de disciplinas optativas e se o(a) discente apresentar (enviando para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br) a comprovação de autoria ou coautoria de pelo menos uma produção intelectual relacionada à área da Administração Pública, que deverá ser:

a) um artigo apresentado em congresso técnico-científico ou
b) um artigo publicado em revista científica com estrato mínimo B3 do QUALIS vigente ou
c) um Produto Técnico-Tecnológico – PTT.

 

4. Solicitação de defesa (defesa de TCC): aqui.  A solicitação deve ser preenchida, salva no formato PDF/A, assinada com assinaturas eletrônicas gov.br (tanto do discente, quanto do orientador) e enviada, com uma cópia do histórico acadêmico, para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br , com o texto da defesa em formato PDF/A,  com o anexo que o orientador colocará no preenchimento do formulário on line, com a cópia do histórico e com o link gerado pelo e-mail institucional da UNIFAL-MG do próprio discente para o Google Meet pelo qual será feita a transmissão PÚBLICA da defesa.

Também é necessário que O(A) DOCENTE ORIENTADOR(A) PREENCHA o formulário on line, bem como os anexos que são solicitados durante o preenchimento e clique na forma de envio, disponível no link https://profiap.org.br/bancas-qualificacao-e-dissertacao/ , para que a Coordenação Nacional aprove ou não a Composição da Banca Examinadora (atenção ao que está descrito em vermelho sobre composição das bancas no item “3”).

O formulário deverá ser enviado somente se o histórico do(a) discente comprovar aprovação na Qualificação (projeto TCC) e se o(a) discente apresentar (enviando para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br) a comprovação de cumprimento dos requisitos de produção intelectual de acordo com a modalidade de TCC escolhida (Dissertação ou Artigo), que deverá ser:

para DISSERTAÇÃO:

a) um artigo aceito para avaliação em revista científica com estrato mínimo B2 do QUALIS vigente (diferente do artigo utilizado para a Defesa de Projeto do TCC); e
b) um Produto Técnico-Tecnológico – PTT –  derivado da Dissertação.

para ARTIGO:

a) um artigo publicado ou aceito para publicação em revista científica com estrato mínimo A4 do QUALIS vigente (diferente do artigo utilizado para a Defesa de Projeto do TCC); e
b) um Produto Técnico-Tecnológico – PTT, caso não tenha apresentado um PTT na defesa de Projeto de Dissertação.

 

ATENÇÃO: A homologação de título está condicionada à entrega da versão final (com os retoques que o seu orientador indicar após a avaliação da banca examinadora) do trabalho defendido, enviando em formato PDF, com a FOLHA DE APROVAÇÃO e AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO (ambos documentos que serão enviados para o seu e-mail pela Secretaria PROFIAP após trâmites internos) para os e-mails: patricia.silva@unifal-mg.edu.br, natalia.leal@unifal-mg.edu.br . Também é importante destacar que nos agradecimentos deverá constar o seguinte parágrafo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. Caso não seja inserido este parágrafo ao menos na versão final, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação não homologará o título de mestre.

 

5. Solicitação de diploma: aqui. A solicitação deve ser preenchida (atenção: é necessário marcar “sim” ou “não” no questionamento sobre Apostila de Haia, na segunda página do arquivo), colocada como primeiro documento a ser seguida pelos demais documentos que estão descritos no próprio formulário (não esquecer do “Documento de Quitação de débitos com a Biblioteca da UNIFAL-MG), formando um único arquivo, no formato PDF/A que deve ser assinado eletronicamente pelo gov.br pelo discente.

Para solicitar o “Documento de Quitação de débitos com a Biblioteca da UNIFAL-MG”, que atesta o fato do(a) discente não apresentar nenhuma pendência (multas, empréstimos) com as Bibliotecas da UNIFAL-MG, basta enviar e-mail para biblioteca.varginha@unifal-mg.edu.br solicitando a emissão do “NADA CONSTA”, informando nome completo, número da matrícula e o motivo da solicitação: emissão de diploma.

O histórico do mestrado, assim como a ata de defesa e a homologação de título serão anexados posteriormente pela própria secretaria. Maiores informações sobre Apostila de Haia estão disponíveis aqui.

No mesmo e-mail de envio do formulário de solicitação de diploma, é necessário informar em qual campus da UNIFAL-MG deseja retirar o diploma (campus sede da cidade de Alfenas ou campus de Poços de Caldas ou campus de Varginha). Caso não informe, o campus Varginha será automaticamente considerado como local de retirada. Modelo de procuração para o caso de retirada de diploma por terceiros, aqui.

A impressão do diploma em papel padrão é gratuito para a 1ª via.

Caso queira a impressão em pergaminho animal, o interessado deverá enviar para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br o comprovante de depósito para: Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07 ou PIX para Chave: mkpixitau@gmail.com, feito diretamente na conta da gráfica MK Trabalhos de Arte, no valor de R$90,00.

Caso queira a capa rígida em couro com logo da UNIFAL-MG, o interessado enviar para o e-mail profiap@unifal-mg.edu.br o comprovante de depósito para: Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07 ou PIX para Chave: mkpixitau@gmail.com, feito diretamente na conta da gráfica MK Trabalhos de Arte, no valor de R$24,00.

Caso não sejam apresentados nenhum dos comprovantes no mesmo e-mail de envio do formulário de solicitação de diploma, a secretaria irá considerar automaticamente que a solicitação refere-se somente ao diploma gratuito impresso em papel padrão.

ATENÇÃO: A homologação de título está condicionada à entrega da versão final do trabalho na biblioteca, que em seus agradecimentos deverá constar o seguinte parágrafo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. Caso não seja inserido este parágrafo ao menos na versão final, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação não homologará o título de mestre.