O CURSO

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na modalidade em serviço, está vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós­Graduação (PRPPG) da Universidade Federal de Alfenas. O Programa de Bolsas para Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, destinados aos profissionais da área da saúde, de acordo com a Resolução Nº 2, de 13 de abril de 2012 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, sendo dirigido aos profissionais da área da saúde, por meio de oferta de bolsas aos residentes, no valor vigente de R$ 4.106,09 (quatro mil e cento e seis reais e nove centavos), conforme Portaria Interministerial Nº 9, de 13 de outubro de 2021. Nesse Programa, apenas os profissionais residentes recebem apoio financeiro por meio de bolsa mensal financiada pelo Ministério da Educação.

O Programa foi reconhecido pelo Ministério de Educação, de acordo com o Parecer Nº 1120/2018/CGRS/DDES/SESU/SESU de 13 de novembro de 2018 e conta com 18 docentes/tutores de 5 Unidades Acadêmicas da UNIFAL-MG, além de preceptores, que são os profissionais que atuam na rede de serviços de saúde do município de Alfenas, Minas Gerais.

Os profissionais residentes são selecionados por meio de edital público, conforme o Despacho Orientador sobre a Elaboração do Edital de Seleção de Residente em Programas de Residência Multiprofissional e em área Profissional da Saúde (CNRMS, 2011), como também em consonância com diretrizes da PRPPG. A Banca Examinadora é constituída por docentes das Unidades Acadêmicas dos cursos envolvidos com o Programa de Residência e membros da Comissão de Residência Multiprofissional da UNIFAL- MG (COREMU-UNIFAl-MG).

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem por finalidade proporcionar aos profissionais da saúde, por meio de treinamento em serviços de saúde, melhor qualificação nas várias áreas de atuação, com ênfase na saúde da família, visando à melhoria no atendimento à população no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Objetivos do Programa

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas deverá capacitar os profissionais para:

– Atuar com competência nas áreas específicas de especialização, nas ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos usuários, de acordo com os princípios do SUS.

– Atuar na gerência do processo de trabalho e da assistência em cada ponto de atenção à saúde na área de especialidade e na promoção da integralidade do cuidado em saúde, com base nos princípios da educação interprofissional.

– Desenvolver estudos de caráter técnico-científico, de acordo com as prioridades locorregionais de atenção à saúde.

– Atuar como educador consciente de seu papel na formação dos futuros profissionais, apoiando e mediando o processo de ensino e aprendizagem, incluindo atividades direcionadas aos cidadãos/clientes.

– Atuar de forma interprofissional como educador e membro da equipe de saúde.

– Aprender continuamente tanto na sua formação, como na sua prática profissional.

– Atuar com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

 

Público alvo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferta a cada ano de ingresso 9 (nove) vagas para profissionais de nível superior, legalmente habilitado, que tenha concluído o curso de graduação até a data da matrícula, sendo 3 (três), enfermeiros, 2 (dois) farmacêuticos, 2 (dois) cirurgiões dentistas, 2 (dois) fisioterapeutas e dois (dois) nutricionistas.