Flávio Silvério

Arquiteto, paisagista e professor no Centro Universitário do Sudeste Mineiro, em Juiz de Fora (MG). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (RJ), como pesquisador, e grande entusiasmado, procura em suas oportunidades de proposição aproximar a arquitetura paisagística da arte, enaltecendo a subjetividade humana e demonstrando a relevância da comunicação por meio de ações que se mesclam à paisagem urbana.

Paisagem Insurgente

A conexão #paisagismovivo, criada em 2018, com base colaborativa, procura exaltar as leituras de paisagens que se consubstanciam no panorama visto por nossos olhos, se definem de acordo com as nossas percepções e se deflagram em múltiplas sensações. Como fruto dessa ação, a prática “Paisagem Insurgente” tem o seu início nos limites físicos do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), da Universidade Federal de São João del-Rei, localizado na cidade de São João del-Rei (MG). Utilizando o “lambe lambe arte”, e sua relevância de representatividade dentro dos contextos urbanos, são apresentados cartazes presentes nas paredes das dependências dos prédios, e em diversos outros pontos do campus, que trazem em sua composição frases que convidam as pessoas a refletirem sobre a paisagem natural do local. A intencionalidade, por meio da ação, é promover o ultrapasse do mero contato corriqueiro, que temos em nossos dias com os elementos naturais que compõem as “paisagens verdes” de nossas cidades. Frente a oportunidade de tirarmos essas da condição de serem vistas e não enxergadas, as imagens submetidas à galeria são registros que eternizam a prática mencionada e demonstram a necessidade de insurgência de determinadas paisagens de nossas urbes, contra a condição de deslembrança.