Tutorial para upload do vídeo – 2017

Apresentação         Edital         Programação         Inscrições         Submissões         Apres. Trabalhos         Menções         Equipe         Contato         Anais

4 passos para upload do vídeo na plataforma Simpósio

Muito importante:

O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não “rodar” corretamente durante a apreciação dos avaliadores ou durante as sessões virtuais.  Recomenda-se fortemente que o vídeo seja gravado originalmente no formato MP4 mas, se não for, é possível utilizar ferramentas de conversão de formato disponíveis na web, como estas:

1. Clicar em “Submissão de Trabalhos” e logar na plataforma com o login e a senha do Sistema Acadêmico. O campo “Username” deve ser preenchido com o número de matrícula, inclusive com pontos. E o campo “Password” deve ser preenchido com a senha, a mesma utilizada no Acadêmico. Feito isso, basta clicar no botão “Log in“. Se tudo estiver correto, uma nova página será aberta onde é possível navegar por vídeos submetidos por outros autores.
2. Clicar em “Adicionar um novo episódio” e preencher os campos Título, Summary e Media file. Os campos Título e Summary devem ser preenchidos com o título do trabalho e o campo Media file com o upload do arquivo de vídeo (antes de fazer o upload  preste atenção no nome que você deu ao seu arquivo de vídeo, evite espaços, acentos e caracteres especiais e, se for necessário, renomeie o arquivo, por exemplo: ao invés de “Vídeo Institucional com Intérprete de Libras.mp4” use “video_institucional_com_interprete_de_libras.mp4“). Para preencher o campo Media file com o vídeo, siga os seguintes passos:

1. clique na seta azul que está dentro do campo para abrir uma nova janela;
  2. nessa nova janela, no menu lateral esquerdo, a opção que deve estar selecionada é “Enviar um arquivo”;
  3. no campo “Anexo” clique no botão “Selecionar arquivo” e em seguida busque o vídeo onde ele estiver armazenado no seu dispositivo;
  4. no campo “Salvar como” não é necessário digitar nada;
  5. no campo “Autor” não é necessário alterar a informação que já está lá;
  6. no campo “Escolha a licença” selecione a opção “Domínio Público”;
  7. por fim, clique em “Enviar este arquivo”;

3. Clicar em “Salvar mudanças” no fim da página e aguardar o upload do episódio. O processo de carregamento do vídeo pode levar alguns minutos dependendo da velocidade da sua conexão com a internet e do tamanho do seu vídeo. Quando o upload estiver concluído a tela será recarregada e o episódio (seu vídeo), juntamente com os dados informados, estarão disponíveis no fim da página. A página mostra apenas um vídeo por vez e vários outros autores podem estar fazendo upload nesse mesmo instante, por isso observe se o vídeo que está sendo mostrado corresponde ao seu vídeo. Se não, navegue pelas páginas utilizando o menu que fica no rodapé até encontrá-lo. Para garantir que o vídeo foi enviado corretamente, recomenda-se assistir ao vídeo submetido. Se for necessário, é possível excluir o episódio e submeter outro, ou ainda, alterar o episódio trocando apenas o arquivo com o vídeo, por meio dos links “Editar” e “Excluir”. Estas opções no entanto, ficam disponíveis somente até 60 minutos após a submissão. Depois disso não é mais possível excluir ou alterar o vídeo enviado.
4. Clicar com o botão direito do mouse sobre o vídeo, escolher a opção “Copiar endereço do vídeo” e colar este endereço em algum local de fácil acesso, já que ele será utilizado durante a submissão do arquivo, que será feita por meio do CAEX. Para garantir que o endereço foi copiado corretamente é possível abrir uma nova aba do navegador e colar o endereço copiado, se o vídeo abrir significa que o endereço está correto.