Documentos para Análise de Renda

Seu grupo familiar é composto pelas pessoas que compartilham a mesma renda.
Veja abaixo em que categoria cada pessoa da sua família se enquadra e separe os documentos (INCLUINDO VOCÊ).

Ao somar a renda de toda sua família, incluindo você, ela não poderá ultrapassar 1 (um) salário-mínimo por pessoa

  1. Você encontra vários modelos de formulários na página https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/formularios/
  2. Em vez de imprimir, assinar e escanear, assine seus documentos de modo digital usando o site Gov.Br

1) (CPF) de todos os membros do grupo familiar (Anexe a situação cadastral):

2) Avaliação Socioeconômica (datada e assinada):
Formulário de avaliação socioeconômica disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/ na aba FORMULÁRIOS – Formulário VII.

3) Cadastro nacional de Informações Sociais – CNIS (em arquivos separados):
Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS de todos os membros do grupo familiar que trabalhem ou que já tenham trabalhado algum dia, deve ser gerado da página eletrônica do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html ou retirado na própria agência do INSS de todos os membros do grupo familiar que trabalhem ou que já tenham trabalhado algum dia.
ACESSE AQUI O TUTORIAL COM O PASSO A PASSO PARA EMITIR O CNIS

4) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de todos os membro do grupo familiar, inclusive o candidato (em arquivos separados):
Digitalize em um arquivo único as seguintes páginas:
(1) página da foto, frente e verso;
(2) página onde está registrado o último contrato de trabalho e a página em branco subsequente;
(3) páginas onde estejam contidas as últimas alterações de salário e
(4) as últimas anotações gerais e as páginas em branco subsequentes Para as carteiras que nunca tiveram registro de trabalho, as cópias devem ser sempre da primeira página de cada item pedido (mesmo estando em branco).
Clique aqui para acessar o tutorial da carteira de trabalho.
Obs.: Para quem perdeu ou ainda não tem carteira de trabalho, deve acessar o link Carteira de Trabalho Digital e postar o arquivo no sistema.

6) Situação dos pais (um dos arquivos abaixo):

Certidão de casamento averbada e formal de partilha do candidato separados/divorciados:
Em caso de candidato separados/divorciados apresentar cópia da certidão de casamento averbada e formal de partilha constando a partilha de bens e pensão alimentícia referente ao(s) filho(s) menor(es) de 18 anos. No caso de separação extrajudicial, declaração de, pelo menos, um dos pais informando a situação do casal. Essa declaração deve ser datada e atualizada com prazo máximo de 1 mês anterior a esse edital, atestada/ assinada pelo declarante e por três testemunhas devidamente identificadas com CPF, identidade, endereço e telefone de contato, além das cópias dos respectivos documentos de identificação (CPF e identidade)das testemunhas.

Certidão de casamento ou união estável dos pais:
Certidão de casamento dos pais, cópia da certidão de união estável dos pais que viver em união estável ou declaração de próprio punho relatando a situação dos pais quando viver maritalmente (não precisa registrar em cartório e nem reconhecer firma). Essa declaração deve ser datada e atualizada com prazo máximo de 1 mês anterior a esse edital, atestada/ assinada pelo declarante e por três testemunhas devidamente identificadas com CPF, identidade, endereço e telefone de contato, além das cópias dos respectivos documentos de identificação (CPF e identidade) das testemunhas.

Certidão de óbito dos pais ou cônjuges:
Em caso de pais ou cônjuges falecidos, apresentar cópia da certidão de óbito.

7) Certidão de nascimento ou casamento do candidato:
Mais atual e legível.

8) Cópia da declaração completa do Imposto de Renda dos dois últimos anos e de seus respectivos recibos de todos os membro do grupo familiar, inclusive o candidato (em arquivos separados): https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login#/ , solicite “DIRPF” e salve a página em PDF. Para quem não declara, acesse https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp e salve as páginas em PDF, referente aos últimos dois anos também do candidato e dos demais integrantes do grupo familiar ( Cópia da declaração completa do Imposto de Renda dos dois últimos anos e de seus respectivos recibos, https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login#/ , solicite “DIRPF” e salve a página em PDF. Para quem não declara imposto de renda, acesse https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp e salve as páginas em PDF, referente aos últimos dois anos também do candidato e dos demais integrantes do grupo familiar (ou dê um print da tela, não deixando apagar o respectivo CPF de consulta);

9) Extratos bancários de todos os membro do grupo familiar, inclusive o candidato (em arquivos separados):
Extratos bancários dos últimos três meses de conta corrente e/ou poupança ou declaração de não possuir conta bancária. Os extratos podem ser obtidos tanto no caixa eletrônico e depois digitalizados ou em aplicativos de internet banking.

Caso o membro familiar não possua conta bancária, apresentar uma declaração pessoal, original, com data atualizada, afirmando a não existência de conta bancária em seu nome, atestada por 3 testemunhas devidamente identificadas (CPF, identidade, endereço e telefone de contato, além da assinatura dos mesmos). O modelo da declaração disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/ aba FORMULÁRIOS – Formulário XII.

1) Últimos 3 contracheques ou declaração do empregador em papel timbrado da empresa ou carimbo contendo CNPJ da mesma;

2) Carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica (Guia do E-Social, obtido pelo empregador, https://login.esocial.gov.br/login.aspx

1) Declaração, original, de que não exerce nenhuma atividade remunerada atestada por três testemunhas devidamente identificadas (CPF, identidade, endereço e telefone de contato, além da assinatura) e com data atualizada (declaração simples, não precisa registrar em cartório e nem reconhecer firma). O modelo da declaração disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/ aba FORMULÁRIOS – Formulário IX.

2) Comprovante de recebimento do seguro desemprego, quando houver

1) Cópia do extrato de pagamento mais recente do benefício. No caso do INSS, o extrato pode ser acessado pelo beneficiário através do endereço eletrônico: https://meu.inss.gov.br/

1) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica “IRPJ” dos dois últimos anos OU – Declaração Comprobatória de Rendimentos – DECORE, original, dos 3 últimos meses, feita por um contador regularmente inscrito no CRC, constando: rendimentos mensais, descrição de bens, utilização da terra e produção.

2) Cópia do recolhimento do Imposto Territorial Rural “ITR”

3) Quaisquer declarações tributárias referentes às pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso.

4) Notas fiscais de vendas.

1) Declaração Comprobatória de Rendimentos – DECORE, original, dos 3 últimos meses, feita por um contador regularmente inscrito no CRC com assinatura reconhecida em cartório e constando a atividade exercida.

2) Registro de autônomo junto ao ISS (Prefeitura) ou Registro junto ao Conselho de Classe e do INSS.

3) Quaisquer declarações tributárias referentes às pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso.

4) Guias de Recolhimento ao INSS e ISS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

1) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica “IRPJ”, dos dois últimos anos.

2) CNPJ e contrato social ou ficha de firma individual.

3) Declaração com o carimbo do CNPJ da empresa ou firma comercial no qual conste o tipo de atividade e os rendimentos mensais.

4) Últimas 3 guias de recolhimento do INSS.

5) No caso de possuir funcionários, apresentar fotocópia da ficha cadastral dos funcionários e guias de recolhimento de FGTS e INSS (últimos 3 meses). E, em caso de ser o sócio proprietário e/ou diretor da empresa, apresentar o comprovante de pró-labore, original, dos últimos 3 meses.

6) No caso de ser o sócio proprietário e/ou diretor da empresa, apresentar o comprovante de pró-labore, original, dos últimos 3 meses,

1) Declaração pessoal, original, com data atualizada referente aos últimos 3 meses constando a atividade exercida e o rendimento mensal, atestada por três testemunhas devidamente identificadas (CPF, identidade, endereço e telefone de contato, além das assinaturas dos mesmos) e cadastro de autorização de atividade emitida pela Prefeitura Municipal, quando for o caso. O modelo da declaração disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/ aba FORMULÁRIOS – Formulário VIII

ACPFAnexe a situação cadastral
BCertidão de NascimentoDigitalize ou fotografe de maneira legível e sem cortar informações
CComprovante de recebimento de pensão alimentíciaAnexar o comprovante de recebimento de pensão alimentícia ou Declaração sobre recebimento de pensão informal. Caso não receba pensão, anexar Declaração de inexistência de pensão. Acesse os modelos de declarações entre os formulários. Preencha e digitalize ou fotografe de maneira legível e sem cortar informações.

1) Comprovante de pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) dos 3 últimos meses), conforme modelo e orientações no Portal gov.br

2) CNPJ e Certificado da Condição de MEI: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/emissao-de-comprovante-ccmei

3) Recibo da entrega da Declaração Anual SIMEI.

4) Cópia do comprovante de pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), referente aos 3 últimos meses: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/dasnsimei.app/default.aspx

1) Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis e imóveis (Quem possui bens móveis e imóveis alugados ou arrendados para outras pessoas): Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório dos 3 últimos comprovantes de recebimentos.

2) Declaração do valor total desses rendimentos.