Programação do Evento

Cronograma/Oficial do VII SMEQ (BAIXAR)

Horário09/10/23 (Detalhar Programação)10/10/23 (Detalhar Programação)11/10/23 (Detalhar Programação)
8hRecepção, entrega dos materiais e inscriçõesMesa redondaRoda de conversa 1
Roda de conversa 2
Roda de conversa 3
9hCoquetel de abertura
9h30Coffee BreakCoffee Break
10hPalestra de aberturaPalestra 2
Palestra 3
Sessão Coordenada
12hIntervalo para almoçoIntervalo para almoçoIntervalo para almoço
14hSessão coordenadaMinicurso 1 a 10Minicurso 1 a 10
16hCoffee BreakCoffee BreakCoffee Break
16h30Palestra 1Palestra 4
Palestra 5
Assembleia de encerramento
18hApresentação cultural  Sessão de pôster   
09/10/23 (Detalhar Programação)10/10/23 (Detalhar Programação)11/10/23 (Detalhar Programação)

Horário09 de Outubro (Segunda-feira)
08:00Recepção dos participantes Hall do Auditório Leão de Faria
09:30Solenidade de abertura
Apresentação Cultural: “Não existe música num planeta sem vida”
Local: Auditório Leão de Faria Auditório Leão de Faria
10:00Palestra de abertura: Ciência, ambiente e educação: o papel da educação química no contexto de retomada
Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverría – UFG Local: Auditório Leão de Faria
12:00Intervalo para o almoço
14:00Sessão coordenada Salas de aulas do Prédio V
16:00Café com prosa:
Local: Hall do Prédio V
16:30Palestra 1: Química, Ambiente e Educação: abordagem da qualidade das águas e do ar por meio de questões sociocientíficas   Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer – UFMG   Resumo: Nesta palestra iremos abordar o desenvolvimento de projetos voltados para o Ensino Médio, que analisam a qualidade da água e a qualidade do ar em ambientes urbanos, por meio da busca por respostas a questões sociocientíficas sobre estes temas. Essas questões têm por objetivo preparar os estudantes para se engajarem em discursos e decisões relacionadas a questões socialmente relevantes associadas à ciência. As questões sociocientíficas abordam temas complexos e multifacetados com implicações sociais e que abarcam aspectos não apenas científicos, mas também políticos, econômicos, éticos e ambientais. Sabe-se que a qualidade da água nos ambientes urbanos é precária em quase todo Brasil, com muitos rios e lagos poluídos por ação de esgotos. Portanto, propor formas de analisar a água e o ar e abordar as questões sociocientíficas de como melhorar a qualidade da água de rios e lagoas e do ar num ambiente urbano é algo da maior relevância para o ensino de química. Nos projetos envolvendo ar atmosférico também será abordado o uso do Arduino para coletar dados sobre a qualidade do ar.   Local: Auditório Leão de Faria
18:00Sessão de Lançamento de Livros
Local: Auditório Leão de Faria.

Horário10 de Outubro (Terça-feira)
08:00Mesa redonda: A formação de professores e as contrareformas na educação básica e superior.   Profa. Dra. Juliana Maria Sampaio Furlani – UNIFEI Profa. Dra. Aline de Souza Janerine – UFVJM Prof. Dr. José Guilherme da Silva Lopes   Resumo: Nesta mesa redonda, os convidados vão trazer discussões atuais sobre as contrarreformas neoliberais que foram implementadas na educação básica e superior, assim como os movimentos de resistência da comunidade acadêmica e escolar em prol de uma educação socialmente referenciada. Partindo do estabelecimento de uma comparação crítica entre as resoluções emitidas pelo Conselho Nacional de Educação, em relação à formação de professores (Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019), com destaque para o papel da BNCC, as discussões caminham para a concepção do Novo Ensino Médio e os movimentos de resistência, que culminaram em uma revisão da proposta governamental. Por fim, serão apresentados alguns problemas que foram levantados em pesquisas de mestrado, acerca das dificuldades que professores da educação básica tem vivenciado, em especial em relação às propostas de interdisciplinaridade.   Local: Auditório Leão de Faria
09:30Café com prosa
Local: Hall do Prédio V
10:00Palestra 4: Do analógico à inteligência artificial: as contribuições das tecnologias no ensino de Química   Prof. Dr. Bruno Silva Leite – UFRPE Resumo: As tecnologias digitais têm papel importante nos processos de ensino e aprendizagem das mais diversas áreas do conhecimento. Esta palestra pretende discutir como as tecnologias digitais eram utilizadas (analógicas) e como são utilizadas (digital) no processo de construção do conhecimento, mostrando como elas se transformaram (ou não) na “panaceia” para resolver os problemas do ensino de Química e quais são as expectativas para sua utilização com a chegada da Inteligência Artificial. Serão apresentadas estratégias e possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula, desde o uso dos softwares baseados numa perspectiva tecnicista até propostas consideradas inovadoras centradas nos estudantes (baseadas nas metodologias ativas e na inteligência artificial).   Local: Auditório Leão de Faria (transmissão remota)
12:00Intervalo para o almoço
14:00Minicurso 1 (Cancelado): Leitura e escrita no Ensino Médio: por que preciso me preocupar com isso em aulas de Química? Resumo: O minicurso objetiva a formação teórica e prática de professores e estudantes de Química, para a construção de propostas didáticas que envolvam intervenções de leitura e escrita. As ações formativas englobam o estudo da linguagem, por meio da Análise de Discurso Francesa, sobre as práticas de leitura e escrita que serão apresentadas e construídas. Ministrante: Prof. Dr. Wallace Alves Cabral – UFSJ Local: Auditório Leão de Faria
Minicurso 2: Ensinometria: teoria dos testes na Educação em Química Resumo: O minicurso pretende dar bases teóricas e práticas para transformar a visão teórica do ensino baseado em conteúdos da química em uma perspectiva mais cognitivista. Assim, oferecer uma visão mais pedagógica e menos estatística sobre resultados obtidos dos modelos matemáticos das avaliações educacionais, refletindo, também, a partir dessa perspectiva, o processo do ensino e da aprendizagem em química. Ministrante: Doutorando Vinícius da Silva Carvalho – UFJF Local: Prédio O, sala O-307
Minicurso 3: O Desafio da reaproximação dos jovens às Ciências e o resgate de “aprendizagens perdidas” Resumo: Reflexão acerca dos problemas gerados pela pandemia e o obscurantismo enfrentados nos últimos anos, emergindo desafios para a superação de lacunas formativas, pontuando caminhos como alicerces para o ensino de Ciências, formação de professores, mediação pedagógica e ações realizadas/em realização no contexto do campus Iturama/UFTM. Ministrantes: Prof. Dr. James Rogado – UFTM e Licenciando Caio da Silva Santos – UFTM Local: Prédio O, sala O-312.
Minicurso 4: Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras Resumo: O minicurso pretende ressaltar a importância da mediação das leituras realizadas nas salas de aula de ciências da educação básica. Apresentará orientações teórico-metodológicas como uma estratégia para fomentar as trocas de experiências que se espera estabelecer. Aos participantes, será distribuído um livreto produzido a partir de pesquisas e referências relacionadas à temática discutida. Ministrante: Prof. Dr. Célio da Silveira Júnior – UFMG Local: Prédio V, sala V-015
Minicurso 5: ChatGPT e a pesquisa científica: implicações e contribuições para a Educação Química Resumo: Este minicurso discorre sobre a inserção do ChatGPT em diferentes ações de pesquisa na área educação, em especial na Educação em Ciências/Química. O referido minicurso abordará as implicações da Inteligência Artificial (IA) na contemporaneidade, as aplicações e benefícios do ChatGPT na pesquisa científica e a ética que envolve a utilização das ferramentas provenientes da IA em diferentes propostas investigativas. Ministrantes: Prof. Msc. Sidney Pires Martins – IFMG, Prof. Msc. Mateus José dos Santos – UNESP e Profa. Dra. Rita Márcia Andrade Vaz de Mello – UFV Local: Prédio N, sala N-507
Minicurso 6: “Minha disciplina não reprova”: implicações da avaliação nos itinerários formativos de Ciências da Natureza. Resumo: O presente minicurso discorre sobre a Avaliação frente a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado de Minas Gerais. A ênfase desta discussão são as disciplinas dos itinerários formativos (IF) que abordam conceitos químicos, mas que não reprovam os estudantes, conforme orientações expedidas pela Secretaria de Estado e Educação (SEE-MG). Assim sendo, por mais que os processos avaliativos assumam um papel crucial no sistema educacional, é preciso problematizar a reprovação como indicador de aprendizagem de conceitos científicos/químicos. Em relação aos IF de Ciências da Natureza, a ideia de que uma disciplina não gera reprovação pode levantar questionamentos e desafios significativos que coloca em debate a avaliação tradicional, o erro, a nota dentre outros elementos que envolvem os instrumentos avaliativos. Diante do exposto, o minicurso abordará delineamentos teóricos do NEM em Minas Gerais e da avaliação da aprendizagem que propiciará uma reflexão aprofundada referente a aprovação, da nota e dos processos classificatórios existentes em diferentes domínios disciplinares da Educação Básica. Como parte prática deste minicurso será proposta a construção de estratégias avaliativas que possam ser inseridas nos IF para motivar os estudantes a se engajarem nas disciplinas para além da nota e da aprovação, mas que conceba a avaliação como elemento indissociável da vida em sociedade. Ministrantes: Prof. Msc. Mateus José dos Santos – UNESP, Profa. Dra. Andréia Francisco Afonso – UFJF e Prof. Dr. Aguinaldo Robinson de Souza – UNESP Local: Prédio V, sala V-308
Minicurso 7: A História da Química como ferramenta do contexto escolar na Educação Básica: alguns cientistas relevantes ao Ensino Resumo: A Química é uma ciência que tem evoluído através dos anos e a pesquisa em História da Ciência (HC) permite além do entendimento dos conceitos, a compreensão do como eles surgiram. Desse modo serão abordados as contribuições de cientistas como Gilbert Lewis e Linus Pauling para a compreensão da ligação química, assunto este, de grande importância ao desenvolvimento da Química. Ministrantes: Doutorando Leonardo Lessa Pacheco – UFJF e Profa. Dra. Ivoni Freitas-Reis UFJF Local: Prédio V, sala V-309
Minicurso 8: Situação problema no contexto de atividades CTSA segundo a proposta metodológica de Glen Aikenhead: caracterização e processo de elaboração Resumo: A abordagem CTSA sob a ótica metodológica proposta por Aikenhead parte de uma SP elaborada no arcabouço de um tema social ou ambiental do contexto dos estudantes e norteia os aspectos científicos e tecnológicos que serão ensinados, visando a construção de conhecimentos que permitam aos estudantes compreenderem o problema e buscarem soluções. Propomos uma reflexão dialógica sobre: (a) Proposta metodológica de Glen Aikenhead para a abordagem CTSA; (b) Características da SP; (c) Elaboração de SP visando a abordagem CTSA. Ministrantes: Doutorando Terezinha Iolanda Ayres-Pereira – USP/SP e Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes – USP/SP Local: Prédio V, sala V-212 (Laboratório de Ensino de Química).
Minicurso 9: Em Nome do Ouro! A abordagem CTSA para o Ensino de Ciências/Química. Resumo: O minicurso contemplará a abordagem CTSA para o Ensino de Ciências/Química a partir da proposta pedagógica de Delizoicov et al (2002): os três momentos pedagógicos. Diferentes recursos didáticos serão utilizados para promover a contextualização, a interdisciplinaridade e a experimentação investigativa. Ministrantes: Profa. Dra. Aparecida de Fátima Andrade da Silva – UFV, Licenciando Rodrigo Ferrari – UFV, Licenciando Gabriel Coura – UFV e Licencianda Milena Zózimo – UFV Local: Prédio Q, sala Q-212 (Laboratório de Química Geral)
Minicurso 10: Divulgando a Química que você ensina e aprende Resumo: Neste minicurso serão abordados conteúdos básicos para uma boa prática de divulgação científica. Dentre eles, conceitos relacionados aos modelos de divulgação, estratégias de delimitação de público-alvo e elaboração de roteiros. Ministrante: Profa. Dra. Fernanda Irene Bombonato – UFJF Local: Prédio V, sala V-312
16:00Café com prosa
Apresentação cultural: projeto arte de salão
Local: Hall do Prédio V
16:30Palestra 3: A potência da pesquisa e da educação química: territórios possíveis no antropoceno.   Profa. Dra. Fernanda Monteiro Rigue – UFU   Resumo: A emergência da química, como ciência da natureza, emerge a partir de premissas colonialistas, as quais fortalecem o momento que conhecemos como antropoceno. As pesquisas e os saberes/práticas vinculados ao que conhecemos enquanto ensino de química escolar, são fortemente marcados por uma noção de ciência comprometida com um projeto de modernidade. Busca-se, por meio de uma perspectiva pós-estruturalista, traçar algumas linhas que permitam criar desvios por entre as hegemonias de pensamento que estão no entorno da pesquisa e da educação química no contemporâneo. Tensionar horizontes e possibilidades de pensamento e vida que venham ao encontro de cultivar processos educacionais (na pesquisa e na educação química) que ultrapassem o duplo ensino-aprendizagem tão bem acomodados nas garantias da escolarização moderna.   Local: Prédio O, sala O-307
18:30Sessão de pôster
Apresentação cultural: Local: Hall do prédio V

Horário11 de Outubro (Quarta-feira)
08:00Mesa redonda:
Saberes culturais locais e o ensino de ciências: um diálogo entre mineiros e moçambicanos
Prof. M.Sc. Sérgio Francisco Tsembane (Universidade de Save e doutorando do PPGQ da UNIFAL-MG)
Prof. Dr. Paulo Cesar Pinheiro – UFSJ
Profa. Dra. Zulmira Luís Francisco – Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique (online)
Mediadora: Keila Bossolani Kiill – UNIFAL-MG
Resumo: Nesta mesa-redonda focalizaremos a constituição multiétnica e multicultural de Moçambique e sua história de colonização e independência entre guerrilhas e uma guerra civil, as quais tiveram influências marcantes sobre a educação e o ensino de química no país. Em Moçambique foi onde surgiu, pela primeira vez, o termo “etnoquímica” e é também onde se instituiu oficialmente o chamado “currículo local”, cujos significados e implicações pedagógicas e formativas têm aproximado pesquisadores moçambicanos e mineiros para o desenvolvimento de pesquisas e publicações. Partindo destes contextos, falaremos sobre currículo, saberes locais e ensino de química.
Local: Auditório Leão de Faria
09:30Café com prosa
Local: Hall do Prédio V
10:00Mesa Redonda:
PIBID e Residência Pedagógica: experiências mineiras
Prof. M.Sc. Mateus José dos Santos – Professor da Educação Básica/UNESP/Bauru
Profa. Dra. Aparecida de Fátima Andrade da Silva – UFV
Profa. Dra. Helena dos Santos Felício – UNIFAL-MG
Mediador: Prof. Dr. Olavo Pereira Soares – UNIFAL-MG
Resumo: A roda de conversa “PIBID e Residência Pedagógica: Experiências Mineiras” será um espaço essencial para aprofundar reflexões e vivências sobre os programas de formação docente em Minas Gerais, com uma abordagem particular na área da Química. Os docentes proponentes farão exposições dinâmicas e colaborativas, compartilhando os momentos de dodiscências que emergiram destes programas e as simbióticas relações com a formação docente. As conversas explorarão de forma abrangente a sinergia entre teoria e prática, realçando como a participação ativa dos licenciandos nas atividades docentes no chão da escola enriquecem o conhecimento e as habilidades dos futuros professores de Química. Espera-se que a roda de conversa catalise uma identificação de desafios, uma partilha de melhores práticas e a exploração de oportunidades de aprimoramento contínua nos programas, com o objetivo de formar professores altamente qualificados e engajados, que serão aptos a fornecer uma educação de excelência no campo da Química com ênfase na formação cidadã e no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos discentes.
Local: Prédio O, sala O-307
10:00Mesa redonda:
Mulheres mineiras na Ciência: conversa com pesquisadoras
Profa. Dra. Ingrid Nunes Derossi – UFTM
Profa. Dra. Rita de Cássia Suart – UFLA
Mediadora: Profa. Dra. Márcia Regina Cordeiro – UNIFAL-MG
Resumo: Nesta mesa redonda iremos trazer algumas reflexões sobre as dificuldades que as pesquisadoras encontram para serem reconhecidas em suas áreas, considerando suas vivências, seus dilemas e incômodos, bem como suas expectativas.
Local: Auditório Leão de Faria.
12:00Intervalo para o almoço
13:00Palestra: Palestra CRQ-MG: Histórico, Legislação, Atividades e Atribuições dos Profissionais da Química: Perspectivas e Desafios.
Profa. Dra. Hállen Daniel Rezende Calado
Local: Auditório Leão de Faria
14:00
Minicurso 1 (Cancelado)
Leitura e escrita no Ensino Médio: por que preciso me preocupar com isso em aulas de Química? Resumo: O minicurso objetiva a formação teórica e prática de professores e estudantes de Química, para a construção de propostas didáticas que envolvam intervenções de leitura e escrita. As ações formativas englobam o estudo da linguagem, por meio da Análise de Discurso Francesa, sobre as práticas de leitura e escrita que serão apresentadas e construídas. Ministrante: Prof. Dr. Wallace Alves Cabral – UFSJ Local:
Auditório Leão de Faria
Minicurso 2: Ensinometria: teoria dos testes na Educação em Química Resumo: O minicurso pretende dar bases teóricas e práticas para transformar a visão teórica do ensino baseado em conteúdos da química em uma perspectiva mais cognitivista. Assim, oferecer uma visão mais pedagógica e menos estatística sobre resultados obtidos dos modelos matemáticos das avaliações educacionais, refletindo, também, a partir dessa perspectiva, o processo do ensino e da aprendizagem em química. Ministrante: Doutorando Vinícius da Silva Carvalho Local: Prédio O, sala O-307
Minicurso 3: O Desafio da reaproximação dos jovens às Ciências e o resgate de “aprendizagens perdidas” Resumo: Reflexão acerca dos problemas gerados pela pandemia e o obscurantismo enfrentados nos últimos anos, emergindo desafios para a superação de lacunas formativas, pontuando caminhos como alicerces para o ensino de Ciências, formação de professores, mediação pedagógica e ações realizadas/em realização no contexto do campus Iturama/UFTM. Ministrantes: Prof. Dr. James Rogado – UFTM e Licenciando Caio da Silva Santos – UFTM Local: Prédio O, sala 312.
Minicurso 4: Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras Resumo: O minicurso pretende ressaltar a importância da mediação das leituras realizadas nas salas de aula de ciências da educação básica. Apresentará orientações teórico-metodológicas como uma estratégia para fomentar as trocas de experiências que se espera estabelecer. Aos participantes, será distribuído um livreto produzido a partir de pesquisas e referências relacionadas à temática discutida. Ministrante: Prof. Dr. Célio da Silveira Júnior – UFMG Local: Prédio O, sala O-310
Minicurso 5: ChatGPT e a pesquisa científica: implicações e contribuições para a Educação Química Resumo: Este minicurso discorre sobre a inserção do ChatGPT em diferentes ações de pesquisa na área educação, em especial na Educação em Ciências/Química. O referido minicurso abordará as implicações da Inteligência Artificial (IA) na contemporaneidade, as aplicações e benefícios do ChatGPT na pesquisa científica e a ética que envolve a utilização das ferramentas provenientes da IA em diferentes propostas investigativas. Ministrantes: Prof. Msc. Sidney Pires Martins – IFMG, Prof. Msc. Mateus José dos Santos – UNESP e Profa. Dra. Rita Márcia Andrade Vaz de Mello – UFV Local: Prédio N, sala N-507
Minicurso 6: “Minha disciplina não reprova”: implicações da avaliação nos itinerários formativos de Ciências da Natureza. Resumo: O presente minicurso discorre sobre a Avaliação frente a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Estado de Minas Gerais. A ênfase desta discussão são as disciplinas dos itinerários formativos (IF) que abordam conceitos químicos, mas que não reprovam os estudantes, conforme orientações expedidas pela Secretaria de Estado e Educação (SEE-MG). Assim sendo, por mais que os processos avaliativos assumam um papel crucial no sistema educacional, é preciso problematizar a reprovação como indicador de aprendizagem de conceitos científicos/químicos. Em relação aos IF de Ciências da Natureza, a ideia de que uma disciplina não gera reprovação pode levantar questionamentos e desafios significativos que coloca em debate a avaliação tradicional, o erro, a nota dentre outros elementos que envolvem os instrumentos avaliativos. Diante do exposto, o minicurso abordará delineamentos teóricos do NEM em Minas Gerais e da avaliação da aprendizagem que propiciará uma reflexão aprofundada referente a aprovação, da nota e dos processos classificatórios existentes em diferentes domínios disciplinares da Educação Básica. Como parte prática deste minicurso será proposta a construção de estratégias avaliativas que possam ser inseridas nos IF para motivar os estudantes a se engajarem nas disciplinas para além da nota e da aprovação, mas que conceba a avaliação como elemento indissociável da vida em sociedade. Ministrantes: Prof. Msc. Mateus José dos Santos – UNESP, Profa. Dra. Andréia Francisco Afonso – UFJF e Prof. Dr. Aguinaldo Robinson de Souza – UNESP Local: Prédio L, sala L-309 (Prédio da PROEC)
Minicurso 7: A História da Química como ferramenta do contexto escolar na Educação Básica: alguns cientistas relevantes ao Ensino Resumo: A Química é uma ciência que tem evoluído através dos anos e a pesquisa em História da Ciência (HC) permite além do entendimento dos conceitos, a compreensão do como eles surgiram. Desse modo serão abordados as contribuições de cientistas como Gilbert Lewis e Linus Pauling para a compreensão da ligação química, assunto este, de grande importância ao desenvolvimento da Química. Ministrantes: Doutorando Leonardo Lessa Pacheco – UFJF e Profa. Dra. Ivoni Freitas-Reis UFJF Local: Prédio O, sala O-311
Minicurso 8: Situação problema no contexto de atividades CTSA segundo a proposta metodológica de Glen Aikenhead: caracterização e processo de elaboração Resumo: A abordagem CTSA sob a ótica metodológica proposta por Aikenhead parte de uma SP elaborada no arcabouço de um tema social ou ambiental do contexto dos estudantes e norteia os aspectos científicos e tecnológicos que serão ensinados, visando a construção de conhecimentos que permitam aos estudantes compreenderem o problema e buscarem soluções. Propomos uma reflexão dialógica sobre: (a) Proposta metodológica de Glen Aikenhead para a abordagem CTSA; (b) Características da SP; (c) Elaboração de SP visando a abordagem CTSA. Ministrantes: Doutorando Terezinha Iolanda Ayres-Pereira – USP/SP e Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes – USP/SP Local: Prédio V, sala 212 (Laboratório de Ensino de Química)
Minicurso 9: Em Nome do Ouro! A abordagem CTSA para o Ensino de Ciências/Química. Resumo: O minicurso contemplará a abordagem CTSA para o Ensino de Ciências/Química a partir da proposta pedagógica de Delizoicov et al (2002): os três momentos pedagógicos. Diferentes recursos didáticos serão utilizados para promover a contextualização, a interdisciplinaridade e a experimentação investigativa. Ministrantes: Profa. Dra. Aparecida de Fátima Andrade da Silva – UFV, Licenciando Rodrigo Ferrari – UFV, Licenciando Gabriel Coura – UFV e Licencianda Milena Zózimo – UFV Local: Prédio Q, sala Q-212 (Laboratório de Química Geral)
Minicurso 10: Divulgando a Química que você ensina e aprende Resumo: Neste minicurso serão abordados conteúdos básicos para uma boa prática de divulgação científica. Dentre eles, conceitos relacionados aos modelos de divulgação, estratégias de delimitação de público-alvo e elaboração de roteiros. Ministrante: Profa. Dra. Fernanda Irene Bombonato – UFJF Local: Prédio PCA, sala PCA-202
16:00Café com prosa:
Apresentação cultural: projeto arte de salão
Local: Hall do Prédio V
16:30Sessão de encerramento
Tema:
O SMEQ no momento da retomada: trajetória, formação de professores de química e caminhos futuros.
Prof. Dr. Vinícius Catão de Assis Souza – UFV
Prof. Dr. José Guilherme da Silva Lopes – UFJF
Profa. Dra. Keila Bossolani Kiill – UNIFAL-MG
Profa. Dra. Elaine Angelina Colagrande – UNIFAL-MG
Profa. Dra. Aline de Souza Janerine – UFVJM
Local: Auditório Leão de Faria