Submissão de trabalhos

 

Linhas Temáticas do evento e formato de apresentação de trabalhos:

Linhas Temáticas do evento:


LT 01 – Formação de professores
LT 02 – Currículo e políticas públicas
LT 03 – Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
LT 04 – Atividades lúdicas e experimentação
LT 05 – Materiais Didáticos
LT 06 – Educação em espaços não-formais e divulgação científica
LT 07 – História, filosofia e sociologia da Ciência
LT 08 – Educação CTS/CTSA e Educação Ambiental
LT 09 – Diversidade e interculturalidade
LT 10 – Tecnologias digitais no ensino de Química

Formato de apresentação de trabalhos:

Sessão de pôster e sessões com duração de duas horas, com 15 minutos de apresentação oral para cada trabalho. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora, que os agrupará de acordo com as linhas temáticas dos trabalhos aprovados. A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes, antecipadamente designado.

 

TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL TRABALHOS APROVADOS PARA PÔSTER

Apresentação de trabalho [Comunicação Oral] (09/10 das 14:00 às 16:00)

Sala 1: Auditório Leão de Faria

Mediadora: Mariana da Silva Ribeiro

A mostra “o mundo dos perfumes” do museu Catavento: uma proposta do PIBID para o ensino de química

Bianca Marcela Vieira da Silva

Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial e continuada de professores da educação básica

Mariana Lima Pereira

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um tópico específico: um levantamento de pesquisas na plataforma ERIC

Rolién José Vieira Cirilo

Importância de problematizar a química e as Ciências no ensino médio para favorecer a alfabetização científica e o combate às Fake News.

Deise Morone Perígolo

Uma análise do reconhecimento dos saberes docentes apresentados por professores de um curso de licenciatura em química.

Zandor Leonardo Silva Ribeiro

Discutindo a formação para a docência universitária a partir de um processo formativo com docentes de química.

Alan Cláudio do Vale Guimarães

Motivação intrínseca para aprender química: análise baseada na teoria da autodeterminação e na mediação do conhecimento científico.

Bruna Rezende Magiole

Sala 2: Prédio O, sala 312

Mediadora: Ana Caroline Ferreira Garcia

A etnomodelagem pedagógica dos saberes e práticas de um artesão de metais

Paulo Cesar Pinheiro

Formação para a docência em química durante a pós-graduação stricto sensu: um olhar para as disciplinas voltadas para o ensino

Caroline Christine Zanith

Retratando o PIBID a partir de uma análise dos anais do Simpósio Mineiro de Educação Química

Amanda Gomes de Almeida

Analisando o Programa Residência Pedagógica por meio dos anais do Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ) nos anos de 2019 e 2021

Luciana Caixeta Barboza

Atividade baseada em problema: percepções dos licenciandos sobre impactos ambientais gerados pelo uso dos plásticos

Viviam Cristina Costa Silva Santos

Dilema da aprovação/reprovação dos itinerários formativos de Ciências da Natureza no ensino médio: entre desafios, impasses e (des)acordos

Mateus José dos Santos

NOVO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES, DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ESTUDANTES

FRANCISLAINY NATALIA DA SILVA

Sala 3: Prédio V, sala 310

Mediadora: Caroline Mariae Pereira

A fermentação no grão de café: concepções espontâneas de licenciandos em química

Rodrigo Campos dos Santos

Análise das concepções dos estudantes do ensino superior sobre fenômenos na ciência.

Carlos Neco da Silva Júnior

Questões de química do ENEM: uma análise longitudinal preliminar de 2009 a 2021.

Matheus Marques Ribeiro

Narrativas sobre a leitura mediada de textos didáticos de química

Celio da Silveira Júnior

O trabalho com o tema petróleo no ensino de química orgânica: um relato de experiência no programa de Residência Pedagógica

Guilherme Rubens Soares Boa Morte

História em quadrinhos no ensino de ciências e de química: uma revisão de artigos publicados no período entre 2008 e 2023

Eduardo de Almeida Rodrigues

A contribuição do professor na atribuição de sentidos e significados no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa

Bárbara Marina Pinto

Sala 4: Prédio V, sala 312

Mediadora: Jennifer Coelho de Oliveira

Investigação sobre radiação e radioatividade a partir de atividades não experimentais

Márbara Marxilene Lucas Lima

Decolando para o espaço: a importância de oficinas temáticas como estímulo à alfabetização científica na educação básica

Victor Thiago Lima de Jesus

Pintando com as moléculas: catalisando propostas sociocientíficas a partir de oficinas temáticas em aulas de química no ensino médio

Rayane Xavier Rosa

Interpretações teatrais no ensino de química: uma alternativa lúdica para motivar e favorecer a aprendizagem científica

Victoria Lessa da Silva

Atividades experimentais com o tema Harry Potter para a divulgação da ciência

Ingrid Nunes Derossi

“Batalha com pesticidas”: um jogo de química ambiental para o ensino superior.

Mauricio Souza Novais

O extrativismo do coquinho azedo na comunidade Moreira em Rio Pardo de Minas (Minas Gerais): possibilidades para o ensino de química

Luiz Guilherme Basílio de Novais

Sala 5: Prédio O, sala 307

Mediadora: Karoline Kayalla Pereira

Explorando as fronteiras da eletroquímica: um material interdisciplinar para o ensino médio com aplicações em sistemas biológicos

Douglas Costa da Silva

Construção da docência para a prática interdisciplinar em um espaço não formal

Cauã Schmidt Barcellos Eiras

Importância dos espaços não formais de educação para favorecer práticas formativas contextuais de química no ensino médio

Guilherme Lucas Carneiro

Atividade investigativa para discussão de aspectos da natureza da ciência na educação básica

Marcos Vinicius Ribeiro

Análise do conteúdo de uma sequência de ensino CTSA proposta por professor de química em um processo de formação continuada

Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Investigação das concepções dos estudantes sobre poluição atmosférica por meio do desenvolvimento de uma sequência de aulas

Pablo da Silva Macêdo

EXPLORANDO O PAPEL DO INSTAGRAM NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES PROPOSTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

THAYLINE PINTO COELHO

Sala 6: Prédio N, sala 507

Mediador: Marcello Henrique da Silva Cavalcanti

A percepção de elementos conceituais do equilíbrio químico de um estudante com transtorno do espectro autista

Eduardo Francé Benedito

A produção local de artefatos metálicos e sua mediação por um vídeo e uma narrativa híbrida visando à formação docente

Guilherme Henrique Nascimento Nugas

Abordagens da temática educação inclusiva nos cursos de licenciatura em química das universidades federais em minas gerais: em foco o transtorno do espectro autista e as altas habilidades

Vinícius Catão de Assis Souza

A educação do campo e o ensino de química: os desafios encontrados nas escolas rurais mineiras

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira

Análise de softwares encontrados em publicações na revista química nova na escola no período de 2013 a 2022.

Isabella Carvalho Lopes

O uso da linguagem de programação para a construção de gráficos por estudantes do ensino médio.

Iury Amon Alves Ferreira

As TICS/TDICS em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências: o que dizem as pesquisas?

Barbara Cristina Caldas de Avila

Apresentação de trabalho

Pôsteres

Local: Hall do Prédio V

A atração/orientação sexual é algo natural: a química do amor

Fernanda Luiza de Faria

Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos sobre leitura de imagens e mapas conceituais em livros didáticos de química

José Odair da Trindade

Ensino de química e decolonialidade: tensões e caminhos

Bruna do Nascimento Bitencourt

Emoções experimentadas nas aulas de química por estudantes no ensino medio

Ana Carolina Silva

Nomenclatura de compostos orgânicos abordada por meio de forma interativa com o auxílio de um material didático lúdico

Alberto Nolasco Dantas Rainer

Experiências tecnológicas no ensino de química: diálogos com professores-pesquisadores do PROFQUI-UFV

Sidney Pires Martins

Educação Química e direitos humanos: preconceito de origem geográfica e a alfabetização científica

Luiz Guilherme de Moura Silva

Temáticas em destaque nas últimas edições do Simpósio Mineiro de Educação Química (2019- 2021).

Ana Caroline Ferreira Garcia

Educação Ambiental e ensino de química: um olhar sobre as propostas dos trabalhos publicados em edições do SMEQ

Jennifer Coelho de Oliveira

A colônia de férias científica da UFJF: estimulando o letramento científico de forma lúdica

Fernanda Irene Bombonato

Articulação entre ensino por investigação e tecnologias da informação e comunicação: um olhar pelos SMEQ (2011-2021)

Augusto Theodoro de Carvalho

Potencialidades de utilizar a estação de tratamento de água da UFV como um espaço não formal de educação em ciências e química

Eduardo Israel Pimenta de Souza

Uso do skate para motivar a aprendizagem da química: em foco relações analógicas com manobras para favorecer o ensino de conceitos básicos.

Derick de Oliveira Fraga

Aportes do Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEDUC) à formação compartilhada de professores

James Rogado

Análise de contextualização em uma sequência sobre Ph

Luiza Vilela Carvalho

O movimento interdisciplinar em atividades de ensino sobre o tema drogas na perspectiva dos professores.

Michel François dos Reis Ferreira

Relato de experiência: vivências da sala de aula a partir do PIBID em uma escola de tempo integral em Sobral-CE.

Luisa Vanessa Silva Rodrigues

Contribuições do PIBID: relato de experiência do clube jovem cientista em turmas de terceiros anos do ensino médio de uma escola cearense.

Naiane Nobre Martins

Fotodegradação de corantes: construção de um reator de baixo custo para o ensino de reações fotoquímicas no ensino superior

Ivan Assuncao Murad Ramos

Estudo de concepções de ciência e tecnologia na formação de professores na universidade

Gabriel José Soares Coura

Os elementos químicos ferro e cobre: propostas de oficinas temáticas interdisciplinares no contexto do ensino médio

Jessyka Emmille Soares da Cunha Secundino

Ensinando ciências por meio de análises de vestígios em locais de crime

Miguel Alexandre de Carvalho

Imobilização de papaína em nanopartículas magnéticas (npm): uma sequência didática CTS para o ensino superior de química

Mariana Sgarbi Gasques Munhoz

Experiências e concepções de docentes formadores sobre divulgação científica e seu papel na formação de professores

Jane Raquel Silva de Oliveira

Biodiesel como alternativa aos combustíveis fósseis: uma abordagem CTSA para o ensino de química no ensino médio.

Ana Paula Fagundes Huback

Pensamento crítico e a abordagem de ensino baseada em contexto: um levantamento de 2014 a 2023

Mariana da Silva Ribeiro

Preparo de nanopartículas de prata a partir da recuperação de prata em filmes radiográficos: uma proposta CTS para o ensino superior

Maria Luiza Nunes Armelin

Percepções de energia de alunos do ensino médio por meio do ensino investigativo em ciências da natureza utilizando experimentação

Milena Soares Zózimo

A tabela periódica a partir de um olhar lúdico: atividades de ensino de química do programa Residência Pedagógica- UFV

Andressa Rocha Honorio de Oliveira

Práticas pedagógicas interativas no ensino de química: em foco a utilização do QUIZ para favorecer o processo de ensino e aprendizagem

Luiz Paulo Fagundes dos Santos

A produção de videoaulas para o ensino de soluções químicas durante o período de ensino remoto emergencial

lorenna de Melo Pinheiro Cardoso

Potencialidades da estação de tratamento de água da UFV como um espaço não formal para abordar questões de educação socioambiental

Wilton Keisuke Taba

Oficina temática e a educação química na perspectiva dos direitos humanos: um relato de experiência

Francidalva da Silva Cortêz Guimarães

Contribuições do PIBID matemática e química na formação inicial de professores/as de química

Nathalia Cristina Gouvêa de Souza

Uso da ferramenta digital kahoot como estratégia de revisão do tema “tabela periódica” utilizada por discentes do PIBID – química

Juliana de Andrade Santiago

Percepções de professores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens sobre desinformação e Fake News

Felipe Varino Renzzo

“Livres e conectados”: atividade envolvendo química, mulheres e espaços não formais de ensino.

Márcia Regina Cordeiro

Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o ensino de ciências/ensino de química: uma revisão de literatura

Luiz Felipe da Silva Monteiro

A relevância do programa residência pedagógica para a formação: relações formativas entre residentes e preceptor

Pedro Henrique Mendonça Santiago

Desenvolvimento de uma microbalança de cristal de quartzo com arduino: uma ferramenta versátil para o ensino de química

Mauricio Pereira Ferreira

A dimensão afetiva da docência evidenciada em atividades realizadas por bolsistas do PIBID

Carla Aparecida Costa Linhares de Carvalho

O novo ensino médio e a realidade escolar: o que os professores têm a nos dizer?

Karina Teixeira da Silva

Os domínios do conhecimento científico em atividades de simulações de química da plataforma PHET

Marcelle Cristina Correia Sena

Os domínios do conhecimento científico na sala de aula de ciências: uma contribuição na aprendizagem programa no PIBID

Fabiana Aparecida da Fonseca

Perspectivas para o uso da inteligência artificial e das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química

Gabriel Henrique Michel de Oliveira Pinto

Sistema COLORADD no ensino de química: adaptação de materiais didáticos para alunos daltônicos

Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

Planejamento de uma sequência didática sobre tratamento de água e esgoto na perspectiva CTS

Guilherme Ferreira Lopes da Silva

Desafios na educação de química para estudantes com deficiência visual durante a pandemia de covid-19: uma análise dos planos de ensino tutorados.

Jorge Felipe Francisco Neto

Jogos digitais na plataforma WORDALL: relato de criação e utilização em disciplinas de química do ensino médio.

Romeu Comastri Abdala

Ensino e aprendizado de química para estudantes com deficiência visual: estudo de caso de uma escola estadual no município de Alfenas-MG.

Thayná Gonçalves Botazini

Proposta de elaboração de uma olimpíada científica envolvendo HQs para fomentar a alfabetização e divulgação científica

Alana Alves Rodrigues

As contribuições do estágio supervisionado: um relato de experiência do planejamento e implementação das aulas de cinética química.

Cinara Aparecida de Moraes

Sequencias didaticas: revisão de artigos publicados na QNESC e periódicos brasileiros qualis A1(2015 a 2021)

Miguel Pereira de Almeida Junior

Proposta de contextualização para o ensino de ligação metálica a partir da transmissão de energia elétrica

Marcello Henrique da Silva Cavalcanti

Sistema de alarme luminoso para viabilizar a acessibilidade no laboratório de química

Rodrigo Silva de Oliveira

Proposta de ensino híbrido sobre lixo eletrônico com metodologia ativa de aprendizagem por meio da plataforma colaborativa PADLET

Karoline Kayalla Pereira