Linhas Temáticas do evento e formato de apresentação de trabalhos: | |
Linhas Temáticas do evento:
|
Formato de apresentação de trabalhos: Sessão de pôster e sessões com duração de duas horas, com 15 minutos de apresentação oral para cada trabalho. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora, que os agrupará de acordo com as linhas temáticas dos trabalhos aprovados. A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes, antecipadamente designado.
|
TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL | TRABALHOS APROVADOS PARA PÔSTER |
Apresentação de trabalho [Comunicação Oral] (09/10 das 14:00 às 16:00)
Sala 1: Auditório Leão de Faria
Mediadora: Mariana da Silva Ribeiro
A mostra “o mundo dos perfumes” do museu Catavento: uma proposta do PIBID para o ensino de química |
Bianca Marcela Vieira da Silva |
Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial e continuada de professores da educação básica |
Mariana Lima Pereira |
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de um tópico específico: um levantamento de pesquisas na plataforma ERIC |
Rolién José Vieira Cirilo |
Importância de problematizar a química e as Ciências no ensino médio para favorecer a alfabetização científica e o combate às Fake News. |
Deise Morone Perígolo |
Uma análise do reconhecimento dos saberes docentes apresentados por professores de um curso de licenciatura em química. |
Zandor Leonardo Silva Ribeiro |
Discutindo a formação para a docência universitária a partir de um processo formativo com docentes de química. |
Alan Cláudio do Vale Guimarães |
Motivação intrínseca para aprender química: análise baseada na teoria da autodeterminação e na mediação do conhecimento científico. |
Bruna Rezende Magiole |
Sala 2: Prédio O, sala 312
Mediadora: Ana Caroline Ferreira Garcia
A etnomodelagem pedagógica dos saberes e práticas de um artesão de metais |
Paulo Cesar Pinheiro |
Formação para a docência em química durante a pós-graduação stricto sensu: um olhar para as disciplinas voltadas para o ensino |
Caroline Christine Zanith |
Retratando o PIBID a partir de uma análise dos anais do Simpósio Mineiro de Educação Química |
Amanda Gomes de Almeida |
Analisando o Programa Residência Pedagógica por meio dos anais do Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ) nos anos de 2019 e 2021 |
Luciana Caixeta Barboza |
Atividade baseada em problema: percepções dos licenciandos sobre impactos ambientais gerados pelo uso dos plásticos |
Viviam Cristina Costa Silva Santos |
Dilema da aprovação/reprovação dos itinerários formativos de Ciências da Natureza no ensino médio: entre desafios, impasses e (des)acordos |
Mateus José dos Santos |
NOVO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES, DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ESTUDANTES |
FRANCISLAINY NATALIA DA SILVA |
Sala 3: Prédio V, sala 310
Mediadora: Caroline Mariae Pereira
A fermentação no grão de café: concepções espontâneas de licenciandos em química |
Rodrigo Campos dos Santos |
Análise das concepções dos estudantes do ensino superior sobre fenômenos na ciência. |
Carlos Neco da Silva Júnior |
Questões de química do ENEM: uma análise longitudinal preliminar de 2009 a 2021. |
Matheus Marques Ribeiro |
Narrativas sobre a leitura mediada de textos didáticos de química |
Celio da Silveira Júnior |
O trabalho com o tema petróleo no ensino de química orgânica: um relato de experiência no programa de Residência Pedagógica |
Guilherme Rubens Soares Boa Morte |
História em quadrinhos no ensino de ciências e de química: uma revisão de artigos publicados no período entre 2008 e 2023 |
Eduardo de Almeida Rodrigues |
A contribuição do professor na atribuição de sentidos e significados no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa |
Bárbara Marina Pinto |
Sala 4: Prédio V, sala 312
Mediadora: Jennifer Coelho de Oliveira
Investigação sobre radiação e radioatividade a partir de atividades não experimentais |
Márbara Marxilene Lucas Lima |
Decolando para o espaço: a importância de oficinas temáticas como estímulo à alfabetização científica na educação básica |
Victor Thiago Lima de Jesus |
Pintando com as moléculas: catalisando propostas sociocientíficas a partir de oficinas temáticas em aulas de química no ensino médio |
Rayane Xavier Rosa |
Interpretações teatrais no ensino de química: uma alternativa lúdica para motivar e favorecer a aprendizagem científica |
Victoria Lessa da Silva |
Atividades experimentais com o tema Harry Potter para a divulgação da ciência |
Ingrid Nunes Derossi |
“Batalha com pesticidas”: um jogo de química ambiental para o ensino superior. |
Mauricio Souza Novais |
O extrativismo do coquinho azedo na comunidade Moreira em Rio Pardo de Minas (Minas Gerais): possibilidades para o ensino de química |
Luiz Guilherme Basílio de Novais |
Sala 5: Prédio O, sala 307
Mediadora: Karoline Kayalla Pereira
Explorando as fronteiras da eletroquímica: um material interdisciplinar para o ensino médio com aplicações em sistemas biológicos |
Douglas Costa da Silva |
Construção da docência para a prática interdisciplinar em um espaço não formal |
Cauã Schmidt Barcellos Eiras |
Importância dos espaços não formais de educação para favorecer práticas formativas contextuais de química no ensino médio |
Guilherme Lucas Carneiro |
Atividade investigativa para discussão de aspectos da natureza da ciência na educação básica |
Marcos Vinicius Ribeiro |
Análise do conteúdo de uma sequência de ensino CTSA proposta por professor de química em um processo de formação continuada |
Maria Eunice Ribeiro Marcondes |
Investigação das concepções dos estudantes sobre poluição atmosférica por meio do desenvolvimento de uma sequência de aulas |
Pablo da Silva Macêdo |
EXPLORANDO O PAPEL DO INSTAGRAM NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES PROPOSTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
THAYLINE PINTO COELHO |
Sala 6: Prédio N, sala 507
Mediador: Marcello Henrique da Silva Cavalcanti
A percepção de elementos conceituais do equilíbrio químico de um estudante com transtorno do espectro autista |
Eduardo Francé Benedito |
A produção local de artefatos metálicos e sua mediação por um vídeo e uma narrativa híbrida visando à formação docente |
Guilherme Henrique Nascimento Nugas |
Abordagens da temática educação inclusiva nos cursos de licenciatura em química das universidades federais em minas gerais: em foco o transtorno do espectro autista e as altas habilidades |
Vinícius Catão de Assis Souza |
A educação do campo e o ensino de química: os desafios encontrados nas escolas rurais mineiras |
Cristiane Lopes Rocha de Oliveira |
Análise de softwares encontrados em publicações na revista química nova na escola no período de 2013 a 2022. |
Isabella Carvalho Lopes |
O uso da linguagem de programação para a construção de gráficos por estudantes do ensino médio. |
Iury Amon Alves Ferreira |
As TICS/TDICS em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências: o que dizem as pesquisas? |
Barbara Cristina Caldas de Avila |
Apresentação de trabalho
Pôsteres
Local: Hall do Prédio V
A atração/orientação sexual é algo natural: a química do amor |
Fernanda Luiza de Faria |
Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos sobre leitura de imagens e mapas conceituais em livros didáticos de química |
José Odair da Trindade |
Ensino de química e decolonialidade: tensões e caminhos |
Bruna do Nascimento Bitencourt |
Emoções experimentadas nas aulas de química por estudantes no ensino medio |
Ana Carolina Silva |
Nomenclatura de compostos orgânicos abordada por meio de forma interativa com o auxílio de um material didático lúdico |
Alberto Nolasco Dantas Rainer |
Experiências tecnológicas no ensino de química: diálogos com professores-pesquisadores do PROFQUI-UFV |
Sidney Pires Martins |
Educação Química e direitos humanos: preconceito de origem geográfica e a alfabetização científica |
Luiz Guilherme de Moura Silva |
Temáticas em destaque nas últimas edições do Simpósio Mineiro de Educação Química (2019- 2021). |
Ana Caroline Ferreira Garcia |
Educação Ambiental e ensino de química: um olhar sobre as propostas dos trabalhos publicados em edições do SMEQ |
Jennifer Coelho de Oliveira |
A colônia de férias científica da UFJF: estimulando o letramento científico de forma lúdica |
Fernanda Irene Bombonato |
Articulação entre ensino por investigação e tecnologias da informação e comunicação: um olhar pelos SMEQ (2011-2021) |
Augusto Theodoro de Carvalho |
Potencialidades de utilizar a estação de tratamento de água da UFV como um espaço não formal de educação em ciências e química |
Eduardo Israel Pimenta de Souza |
Uso do skate para motivar a aprendizagem da química: em foco relações analógicas com manobras para favorecer o ensino de conceitos básicos. |
Derick de Oliveira Fraga |
Aportes do Núcleo de Educação em Ciências, Diversidade e Práticas Ambientais (NEDUC) à formação compartilhada de professores |
James Rogado |
Análise de contextualização em uma sequência sobre Ph |
Luiza Vilela Carvalho |
O movimento interdisciplinar em atividades de ensino sobre o tema drogas na perspectiva dos professores. |
Michel François dos Reis Ferreira |
Relato de experiência: vivências da sala de aula a partir do PIBID em uma escola de tempo integral em Sobral-CE. |
Luisa Vanessa Silva Rodrigues |
Contribuições do PIBID: relato de experiência do clube jovem cientista em turmas de terceiros anos do ensino médio de uma escola cearense. |
Naiane Nobre Martins |
Fotodegradação de corantes: construção de um reator de baixo custo para o ensino de reações fotoquímicas no ensino superior |
Ivan Assuncao Murad Ramos |
Estudo de concepções de ciência e tecnologia na formação de professores na universidade |
Gabriel José Soares Coura |
Os elementos químicos ferro e cobre: propostas de oficinas temáticas interdisciplinares no contexto do ensino médio |
Jessyka Emmille Soares da Cunha Secundino |
Ensinando ciências por meio de análises de vestígios em locais de crime |
Miguel Alexandre de Carvalho |
Imobilização de papaína em nanopartículas magnéticas (npm): uma sequência didática CTS para o ensino superior de química |
Mariana Sgarbi Gasques Munhoz |
Experiências e concepções de docentes formadores sobre divulgação científica e seu papel na formação de professores |
Jane Raquel Silva de Oliveira |
Biodiesel como alternativa aos combustíveis fósseis: uma abordagem CTSA para o ensino de química no ensino médio. |
Ana Paula Fagundes Huback |
Pensamento crítico e a abordagem de ensino baseada em contexto: um levantamento de 2014 a 2023 |
Mariana da Silva Ribeiro |
Preparo de nanopartículas de prata a partir da recuperação de prata em filmes radiográficos: uma proposta CTS para o ensino superior |
Maria Luiza Nunes Armelin |
Percepções de energia de alunos do ensino médio por meio do ensino investigativo em ciências da natureza utilizando experimentação |
Milena Soares Zózimo |
A tabela periódica a partir de um olhar lúdico: atividades de ensino de química do programa Residência Pedagógica- UFV |
Andressa Rocha Honorio de Oliveira |
Práticas pedagógicas interativas no ensino de química: em foco a utilização do QUIZ para favorecer o processo de ensino e aprendizagem |
Luiz Paulo Fagundes dos Santos |
A produção de videoaulas para o ensino de soluções químicas durante o período de ensino remoto emergencial |
lorenna de Melo Pinheiro Cardoso |
Potencialidades da estação de tratamento de água da UFV como um espaço não formal para abordar questões de educação socioambiental |
Wilton Keisuke Taba |
Oficina temática e a educação química na perspectiva dos direitos humanos: um relato de experiência |
Francidalva da Silva Cortêz Guimarães |
Contribuições do PIBID matemática e química na formação inicial de professores/as de química |
Nathalia Cristina Gouvêa de Souza |
Uso da ferramenta digital kahoot como estratégia de revisão do tema “tabela periódica” utilizada por discentes do PIBID – química |
Juliana de Andrade Santiago |
Percepções de professores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens sobre desinformação e Fake News |
Felipe Varino Renzzo |
“Livres e conectados”: atividade envolvendo química, mulheres e espaços não formais de ensino. |
Márcia Regina Cordeiro |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o ensino de ciências/ensino de química: uma revisão de literatura |
Luiz Felipe da Silva Monteiro |
A relevância do programa residência pedagógica para a formação: relações formativas entre residentes e preceptor |
Pedro Henrique Mendonça Santiago |
Desenvolvimento de uma microbalança de cristal de quartzo com arduino: uma ferramenta versátil para o ensino de química |
Mauricio Pereira Ferreira |
A dimensão afetiva da docência evidenciada em atividades realizadas por bolsistas do PIBID |
Carla Aparecida Costa Linhares de Carvalho |
O novo ensino médio e a realidade escolar: o que os professores têm a nos dizer? |
Karina Teixeira da Silva |
Os domínios do conhecimento científico em atividades de simulações de química da plataforma PHET |
Marcelle Cristina Correia Sena |
Os domínios do conhecimento científico na sala de aula de ciências: uma contribuição na aprendizagem programa no PIBID |
Fabiana Aparecida da Fonseca |
Perspectivas para o uso da inteligência artificial e das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química |
Gabriel Henrique Michel de Oliveira Pinto |
Sistema COLORADD no ensino de química: adaptação de materiais didáticos para alunos daltônicos |
Patricia Fernanda de Oliveira Cabral |
Planejamento de uma sequência didática sobre tratamento de água e esgoto na perspectiva CTS |
Guilherme Ferreira Lopes da Silva |
Desafios na educação de química para estudantes com deficiência visual durante a pandemia de covid-19: uma análise dos planos de ensino tutorados. |
Jorge Felipe Francisco Neto |
Jogos digitais na plataforma WORDALL: relato de criação e utilização em disciplinas de química do ensino médio. |
Romeu Comastri Abdala |
Ensino e aprendizado de química para estudantes com deficiência visual: estudo de caso de uma escola estadual no município de Alfenas-MG. |
Thayná Gonçalves Botazini |
Proposta de elaboração de uma olimpíada científica envolvendo HQs para fomentar a alfabetização e divulgação científica |
Alana Alves Rodrigues |
As contribuições do estágio supervisionado: um relato de experiência do planejamento e implementação das aulas de cinética química. |
Cinara Aparecida de Moraes |
Sequencias didaticas: revisão de artigos publicados na QNESC e periódicos brasileiros qualis A1(2015 a 2021) |
Miguel Pereira de Almeida Junior |
Proposta de contextualização para o ensino de ligação metálica a partir da transmissão de energia elétrica |
Marcello Henrique da Silva Cavalcanti |
Sistema de alarme luminoso para viabilizar a acessibilidade no laboratório de química |
Rodrigo Silva de Oliveira |
Proposta de ensino híbrido sobre lixo eletrônico com metodologia ativa de aprendizagem por meio da plataforma colaborativa PADLET |
Karoline Kayalla Pereira |