Minicursos e Oficinas

 

PROPOSTAS DE MINICURSOS E OFICINAS APROVADAS PARA III JCS UNIFAL-MG*

PARA SABER COMO SE INSCREVER NOS MINICURSOS E OFICINAS, ACESSE https://bit.ly/2ARe2Qd ATÉ O DIA 31/08/2018

 

Minicurso 1: Antropologia Visual – CH: 9:00h – Profa. Marcela Vasco – Unicamp

Segunda-feira 03/09 – 09h às 12h – 14h as 17h - Sala V015

Terça-feira 04/09 – 09h às 12h - Sala V015

O minicurso pretende problematizar algumas das questões teóricas e metodológicas referentes ao campo da Antropologia Visual. Os diferentes usos da imagem na pesquisa etnográfica implicam, num primeiro movimento, em compreender o filme, a fotografia, o desenho ou outras imagens como linguagens específicas cujas particularidades precisam ser levadas em consideração e, num segundo movimento, em debater as questões metodológicas e epistemológicas trazidas por este campo a uma discussão mais ampla das Ciências Sociais

 

Minicurso 2: Introdução ao R para Ciências Sociais – CH: 9:00h – Prof. Neylson Crepalde – UFMG/Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Segunda-feira 03/09 – 09h às 12h – 14h às 17h Sala D303

Terça-feira 04/09 – 09h às 12h Sala D303

Esse curso tem por objetivo familiarizar o novo usuário com os principais conceitos, aplicações e manipulação de dados no pacote estatístico R, com foco especial para as ciências sociais. A linguagem é instrumento para análise de dados e procedimentos estatísticos, que variam desde os mais simples, como descritiva de dados, até mais avançados, como modelagem, simulação e inferência. Espera-se que ao fim do curso o usuário consiga efetuar as operações básicas de manipulação de dados e absorver a lógica da linguagem do programa. O curso será composto por aulas expositivas e práticas em laboratório, onde será aprendido: importação de dados, manipulação de banco de dados, fontes de dados, construção de variáveis, análise descritiva, medidas de tendência central, medidas de dispersão, qui-quadrado, regressão, visualização de dados.

 

Minicurso 3: Introdução à Análise de Redes – CH: 3:00h – Prof. Antonio Carlos Andrade Ribeiro - UNIFAL-MG

Quarta-feira 05/09 – 09h às 12h Sala D303

Planejamento de pesquisa: natureza dos dados, produção de dados primários, uso de dados secundários. Centralidades e Coesão em redes sociais; Elaboração de sociograma e manipulação de redes.

 

Minicurso 4: Uso do software IRAMUTEQ na análise multidimensional de textos e questionários: uma alternativa à análise de conteúdo – CH: 3:00h – Prof. Velcimiro Inácio Maia – UFSJ

Quinta feira 06/09 – 09h às 12h Sala D303

O objetivo da oficina é apresentar aos alunos o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), desenvolvido por Pierre Ratinaud. O software permite a análise lexicográfica de material textual, gerando contextos (classes lexicais) que são caracterizados pelo seu vocabulário e pelos segmentos de texto que compartilham este vocabulário. Seu método tem como base a organização da distribuição do vocabulário de forma compreensível e visualmente clara. A ferramenta é uma alternativa às análises puramente qualitativas. A análise lexical viabiliza a superação da dicotomia clássica entre quantitativo e qualitativo na análise de dados, na medida em que a partir delas se torna possível quantificar e empregar cálculos estatísticos sobre variáveis essencialmente qualitativas – os textos. Os materiais textuais são os dados qualitativos mais comumente utilizados, estes podem ser provenientes de entrevistas, questionários, grupos de discussões, atas, redações etc. Enfim, há uma grande variedade de possibilidades para se efetuar a coleta de dados qualitativos na forma textual. A utilização do software começa com a preparação de um corpus textual a partir do material coletado, assim é possível gerar gráficos, grafos, dendrogramas e nuvens de palavras que servirão de subsídios para as análises do pesquisador.

 

 

Oficina 1: Cotas raciais nas universidades brasileiras. Análise de uma polêmica pública – CH: 3:00h – Prof. Marcelo Sevaybricker – UFLA

Quarta-feira 05/09 – 09h às 12h Sala V015

propõe-se a análise crítica do debate público iniciado no país na primeira década do século XXI, em torno da adoção das cotas raciais nas universidades brasileiras. Após fazer uma breve definição das políticas de ação afirmativa e uma contextualização histórica desse tipo de política pública, no Brasil e no mundo, a oficina passa à análise coletiva de textos jornalísticos e acadêmicos sobre essa temática, previamente selecionados e disponibilizados aos participantes da oficina. Metodologicamente, a proposta entende que tais discursos consistem, em geral, em atos políticos, por meio dos quais seus autores procuraram afetar a realidade, na medida em que estabelecem um diagnóstico da política e de seus problemas, e em que sugerem um prognóstico, com normas de ação para que eles sejam superados. Após a análise e discussão coletiva de tais textos, passa-se a expor uma classificação sistemática dos principais topos argumentativos dessa polêmica pública. Nosso intento é, ao final, demonstrar que muitos desses topos guardam profunda relação com certas problemáticas e ideias-chave do pensamento social e político brasileiro, e que o entendimento pleno dessa polêmica em torno das cotas raciais pressupõe uma perspectiva histórica de longa duração sobre a sociedade e a cultura nacionais.

 

Oficina 2: Percepções de gênero – CH: 2:40h – Profa. Vera Simone Schaefer Kalsing – UFLA

Quarta-feira 05/09 – 09h às 12h - Sala V010

Propor uma discussão com a comunidade local a respeito de questões de gênero na sociedade. Como são educados meninos e meninas? Homens e mulheres ocupam locais diferenciados na sociedade? Por quê? Os salários são diferentes?

 

Oficina 3: Democracia e Educação: os desafios políticos educacionais – CH: 3:00h – Prof. Pedro Henrique Ciucci da Silva – PUC-SP

Quarta-feira 05/09 – 09h às 12h - Sala V205

Este minicurso tem por objetivo discutir a relação democracia e educação. Pretende desenvolver o conceito de democracia e sua relação com o Estado. Objetiva focalizar a educação como bem público no Estado liberal e como essa ideia se transforma no Estado neoliberal. Especialmente, busca discutir a educação brasileira e seu desenvolvimento a partir destes conceitos.

 

 

Oficina 4: O método indiciário e as Ciências Humanas e Sociais – CH: 2:00h – Prof. Milton José Zamboni - UNIFEI

Quinta feira 06/09 – 09h às 12h - Sala V010

A constituição do Método Indiciário ao longo de sua elaboração em diferentes momentos e circunstâncias históricas e culturais. De caçadores à psicanálise o debate promovido circunscreve interessantes caminhos interpretativos da realidade.

 

 

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE MINICURSOS E OFICINAS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG [ENCERRADO]

 

A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (III JCS UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03 a 06 de setembro de 2018, é um evento realizado por discentes e docentes do curso buscando a promoção e democratização das áreas de conhecimento e novas técnicas. Entre os conjuntos de métodos que fomentam estas práticas estão os minicursos e oficinas com o objetivo de explorar novos campos e difundir novas temáticas. Neste sentido, a comissão organizadora da III JCS UNIFAL-MG convida pesquisadores(as), pós-graduandos(as), pós-graduados(as) e docentes a submeterem propostas de minicursos e oficinas a serem ofertados durante o evento no horário de 8h30 às 12h. São bem-vindas propostas de relevância acadêmica, profissional e inovadoras. Confira mais informações no edital anexado abaixo.