Programação

 

 

PROGRAMAÇÃO DA III JCS UNIFAL-MG

 

 

PALESTRA DE ABERTURA E MESAS REDONDAS

 

Abertura e Palestra: Reflexões sobre as espacialidades precárias dos refugiados no Brasil

Prof. Dr. Igor José de Renó Machado - UFSCar

Segunda-feira 03/09 – 20h00 às 22h00 - Local: Auditório Leão de Faria

A partir de três casos específicos de refugiados ou populações em situação como a de refúgio no Brasil (Congoleses, Colombianos e haitianos), esboço uma análise sobre a relação dos refugiados recentes no Brasil com a constituição de espacialidades em contexto urbano. A análise busca dar conta da extrema movimentação por que passam os refugiados dentro do Brasil, relacionando esses deslocamentos com uma dificuldade de constituição de espacialidades que os liguem às cidades em que vivem.

Os três casos indicam que há uma tendência dos refugiados em mover-se constantemente e, eventualmente, deixarem o país em busca de refúgio ou migração em países terceiros, dada a dificuldade que têm em se inserir na sociedade brasileira. São analisados quais os tipos de dificuldade proporcionadas pela sociedade brasileira, desde os preconceitos em relação a ideia de refúgio até as dificuldades com a burocracia que deveria proceder a uma facilitação da inserção social dos refugiados mas acaba por criar relações tensas de dependência entre refugiados e instituições variadas. São analisadas também a forma como os refugiados encaram essas dificuldades, suas maneiras de enfrentar os dilemas do refúgio no Brasil e suas visões sobre esses problemas.

O trabalho foi realizado por meio de trabalho de campo etnográfico centrado na cidade de São Paulo com as três populações ao longo dos últimos três anos. A pesquisa vem sendo desenvolvida no Laboratório de Estudos Migratórios da Universidade Federal de São Carlos no seio do projeto de pesquisa sobre refugiados coordenado por mim e financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.)

 

Mesa Redonda: Direitos Humanos, corpo e território

Prof. Dr. Guillermo Vega Sanabria - UFV

Prof. Dr. Rafael Lacerda Silveira Rocha - CRISP/UFMG

Terça-feira 04/09 – 20h00 às 22h00 - Local: Auditório R101

A partir do conceito de Direitos Humanos a mesa promoverá um debate sobre a disputa pelo corpo, pela pessoa e pelo espaço público. A mesa reúne especialista para debater a relação entre direitos humanos, espaço público e identidade. Propõem-se que os convidados debatam os aspectos relacionados à descriminalização do aborto, das drogas, aos direitos de minorias (mulheres, idosos, negros, migrantes, pessoas trans, etc) pensando relação entre Estado e Violência.

 

Mesa Redonda: Políticas do Estado e meio ambiente

Profa. Dra. Marisa Alice Singulano Alves – UFOP

Profa. Dra. Raquel Oliveira Santos Teixeira – UFMG

Quarta-feira 05/09 – 20h00 às 22h00 - Local: Auditório R101

A mesa propõe um debate sobre as políticas do Estado relacionadas a construção de grandes empreendimentos, legislação ambiental, e atingidos por esses empreendimentos. O debate acolhe também a discussão sobre a relação entre produção agrícola, sociedade e meio ambiente.

 

Mesa Redonda: As políticas públicas enquanto um "entrelugar"

Prof. Dra. Valéria Cristina de Oliveira – UFMG

Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca – UNESP

Quinta-feira 06/09 – 20h00 às 22h00 - Local: Auditório R101

A mesa discute as políticas públicas como um mecanismo de transposições de fronteiras. Debate os avanços e desafios das políticas de ações afirmativas de ingresso na universidade, de redistribuição de renda, superação da pobreza e de geração de emprego e renda. Promove uma discussão sobre a importância e o futuro dessas políticas no contemporâneo.

 

GRUPOS DE TRABALHO

Confira aqui https://bit.ly/2v9eG6i a programação com dia e hora das apresentações de trabalhos.