Edição atual
SOBRE A JORNADA
A III Jornada Científica das Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL – MG será realizada entre os dias 03 e 06 de setembro de 2018. O evento terá como tema principal “Fronteiras: rupturas e reconfigurações na contemporaneidade”. O objetivo do evento é debater os limites das fronteiras que dividem o mundo social, tanto do ponto de vista teórico quanto das práticas sociais.
A transposição das fronteiras geopolíticas, socioeconômicas e culturais, que caracteriza o período pós guerra fria, nos instiga a refletir sobre a clássica divisão das três áreas das Ciências Sociais (Ciência política, Sociologia e Antropologia) e do conhecimento sobre o mundo social como um todo. Presencia-se hoje, dentro e fora da academia, uma multiplicidade de categorias que transpassam e colocam sob suspeição o binarismo do pensamento moderno e ocidental - a exemplo de natureza-sociedade. Como pensar sobre a profusão de categorias relacionadas à identidade de gênero e de orientação sexual para além da heteronormatividade? Quais são os limites e os impactos da transposição das fronteiras entre o mundo do concreto e o mundo virtual, ambos igualmente reais? Como é possível analisar a noção de "pessoa" sem transpormos a divisão entre corpo-mente/emoção/espírito e até mesmo entre humanidade e animalidade? Quais são os argumentos que permitem analisar o intenso fluxo migratório transnacional na Europa, nas Américas e em várias regiões da África e as novas configurações de "identidade" e de "Nação" advindas desse trânsito? Mesmo ao se pensar nos movimentos sociais e nas grandes manifestações populares que pululam na atualidade e ampliam suas "causas", inicialmente locais, para o mundo todo, quais as teorias ou campos de conhecimento contribuem para compreendê-los? Essas são algumas das questões que orientarão os debates que desejamos estabelecer na III Jornada das Ciências Sociais na UNIFAL.
Deve-se considerar que as fronteiras conformam possibilidades para inovação pois, ao delimitarem espaços marcados por pontos de vista múltiplos e conflitantes, elas constituem um "entrelugar", “uma faixa de conjunção, intersecção ou transição”, mais que uma simples linha divisória (SZTUTMAN, 2002: 33). Assim, as redefinições das fronteiras abrem novas possibilidades e novos conflitos que nos convidam a repensar o mundo social. Neste espírito, a III Jornada das Ciências Sociais da UNIFAL pretende constituir espaços privilegiados para promover encontros e a interação entre as múltiplas perspectivas sobre o mundo social.