apresentação

Neste ano de 2023, a realização da 7ª Jornada Científica da Geografia da UNIFAL-MG com o tema “Sociedade e Ambiente pós pandemia: Respostas e questionamentos ao mundo desde a Geografia” retoma a forma semipresencial, depois de um período com restrições à aglomeração devido a Pandemia da COVID-19, que impactou profundamente a sociedade global. Assim, é importante dialogarmos sobre os desafios e possibilidades que a Ciência Geográfica pode dar a esse período Pós Pandemia.

A Jornada Científica da Geografia da UNIFAL-MG pode ser considerada um evento tradicional, pois é realizada desde 2008 pelos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura da UNIFAL-MG. Desde então, novas dinâmicas geográficas surgiram na instituição e na região sul-mineira. A criação do Curso de Geografia Licenciatura no IFSULDEMINAS em Poços de Caldas, em 2015, e a criação do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG em 2019 trouxeram novos elementos no campo acadêmico-científico e consequentemente, uma maior contribuição para a sociedade regional. Nesse sentido, visando contemplar esse contexto será realizado o I Encontro Sul-Mineiro de Geografia com o tema “Sociedade, território e ambiente”, buscando trazer os diversos estudos e realidades do Sul de Minas Gerais.

Os ganhos qualitativos quando se realiza um evento são inúmeros para a formação acadêmica, sociocultural e científica, pois aproxima alunos, professores e pesquisadores de várias áreas e regiões, ampliando as trocas de conhecimento e a difusão da ciência. Portanto, o evento não se restringe a pesquisas realizadas no Sul de Minas e está aberto a receber trabalhos de várias regiões, sejam de graduação, pós-graduação ou profissionais.