A Engenharia Ambiental

A crescente globalização dos problemas ambientais, aliada a constatação da ineficácia e dos prejuízos advindos de um modelo econômico baseado no uso irracional de recursos naturais, fomentou o surgimento de um novo modelo a ser implementado que integre os elementos básicos da qualidade de vida da sociedade humana – o modelo de Desenvolvimento Sustentável.

O Brasil é considerado o país com grande riqueza mundial em dois recursos naturais de grande importância: recursos hídricos e biodiversidade. Em contrapartida, o país enfrenta progressivamente problemas relacionados a ocupação urbana desordenada, desflorestamento, poluição e contaminação da água, ar e solo, disposição inadequada de resíduos sólidos, deficiência de tratamento de água e efluentes domésticos e industriais e outros problemas sócio-ambientais que tem despertado preocupações da sociedade e instituições publicas.

Neste contexto, a demanda por profissionais voltados para a prevenção e/ou correção de impactos ambientais provenientes do modelo de desenvolvimento humano é cada vez mais crescente no mercado de trabalho. Estes profissionais necessitam de uma sólida formação básica com a inserção do conhecimento de técnicas e ferramentas para o estudo de problemas ambientais. Esta inserção se dá através de um aprofundamento teórico-prático que de fato inclua os aspectos de caracterização, controle e formas de administração do uso de recursos naturais e correção dos impactos gerados.

Ressalta-se também a Engenharia Ambiental destacar-se em diferentes estudos como sendo uma das profissões do futuro mais promissoras, constituindo uma interessante oportunidade profissional.